Brumado Urgente

Brumado Urgente


Braço protético feito de Lego é premiado em fórum internacional

Sábado | 13.02.2016 | 19h01


Prótese foi desenvolvida para que crianças pudessem personalizar o acessório, escolhendo diferentes módulos feitos de Lego (Foto: Reprodução/Vime/Carlos Arturo Torres)

Uma prótese de antebraço formada por elementos modulares de Lego, feita pelo engenheiro colombiano Carlos Torres, ganhou nesta quarta-feira (10) o grande prêmio do fórum Netexplo - atribuído por um júri de especialistas e pelo público do evento, realizado na Universidade de Paris Dauphine. A prótese IKO Creative Prosthetic System permite que as crianças acometidas por má-formações personalizem o braço, colocando seus próprios módulos construídos com o brinquedo da empresa dinamarquesa, a fim de "desmistificar a deficiência", explicaram os organizadores do evento em comunicado. A criação do engenheiro colombiano foi escolhida entre dez projetos de todo o mundo, incluindo um aplicativo sul-africano de tradução móvel listando os 11 idiomas oficiais do país, ou um robô japonês que fez pontos suficientes no vestibular para entrar na Universidade de Tóquio. "Este ano, a rede de professores oriundos de universidades parceiros do Observatório Netexplo identificou 2.175 inovações digitais vindas do mundo inteiro. Os 10 premiados ilustram uma tendência geral que consiste, graças à era digital, a empurrar os limites para expandir o campo de possibilidades", explicou Thierry Happe, co-fundador do fórum Netexplo. O fórum Netexplo, organizado pelo nono ano pelo Observatório do mesmo nome, está interessado nas inovações da sociedade digital contando com uma rede de vinte universidades localizadas em quinze países do mundo.

Brasil tem 4 na lista que reúne 3,1 mil cientistas mais influentes do mundo

Sábado | 13.02.2016 | 17h04


(Foto: Reprodução)

Quatro pesquisadores brasileiros foram citados na publicação que reúne a lista com os 3126 pesquisadores mais influentes de todo o mundo. O levantamento foi publicado pela editora Thomson Reuters introduz a publicação "As mentes científicas mais influentes do mundo 2015". O ranking inclui os nomes de quatro brasileiros: Ado Jorio, da área de Física da Universidade Federal de Minas Gerais; Adriano Nunes-Nesi,da Universidade Federal de Viçosa (Ciências das Plantas e dos Animais); Álvaro Avezum, do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese (Medicina Clínica); e Paulo Artaxo, do Departamento de Física da Universidade de São Paulo (Geociências).De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a formação da lista foi baseada em um critério principal – a análise dos artigos científicos mais citados no período entre 2003 e 2013, em 21 áreas do conhecimento. 

Denúncias de violência contra mulher no carnaval aumentam mais de 200%

Sábado | 13.02.2016 | 16h00


(Foto: Reprodução)

As denúncias de violência contra a mulher através do Ligue 180 bateram recorde e aumentaram 221% neste ano em relação a 2015. A pedido do Delas, a Secretaria de Políticas para as Mulheres separou os dados das denúnicias de todo o Brasil no período de pré-carnaval e carnaval.  Neste ano, serviço registrou 3.174 relatos de violência entre 01 e 09 de fevereiro. Em 2015, de 10 a 18 de fevereiro, foram registrados 1.158 relatos, segundo relatório da secretaria.  Dentre os relatos de violência registrados em 2016, 50,94% (1.892) foram encaminhados para autoridades policiais e Ministério Público, a pedido da/o denunciante. E do total de relatos de violência registrados neste ano, 51,18% (1.901) corresponderam à violência física; 28,43% (1.056), à violência psicológica; 7,51% (279), ao cárcere privado; 7,16% (266), à violência moral; 3,34% (124), à violência sexual; 2,29% (85) à violência patrimonial; e 0,08% (03), ao tráfico de pessoas.

OMS orienta grávida a adiar viagem e se proteger

Sábado | 13.02.2016 | 14h03


(Foto: Reprodução)

Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nesta sexta-feira (12) um informe em que orienta as mulheres grávidas a consultar seus médicos e considerar adiar visitas a localidades que tenham registros de casos de zika. Com base na possível transmissão sexual da doença, o informe diz ainda que homens e mulheres que visitarem locais com o vírus em atuação devem fazer uso de preservativos durante as relações sexuais. Isso vale principalmente para as gestantes e seus parceiros. A OMS recomenda ainda que os turistas se mantenham informados não só sobre o zika vírus, mas sobre outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Também afirma que governos devem fazer recomendações sobre saúde pública e viagens com a população local. Assim como o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e o Centro Europeu para a Prevenção de Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), a organização, no entanto, não sugere que pessoas deixem de viajar para países que relataram casos de zika vírus. O novo comunicado da OMS trouxe ainda informações sobre os cuidados que os viajantes devem tomar, como o uso de repelentes e de telas em janelas, usar roupas claras e não acumular água em recipientes.

Começa segunda última etapa do Censo Escolar da Educação Básica

Sábado | 13.02.2016 | 13h04


(Foto: Reprodução)

Os dirigentes das unidades escolares das redes públicas federal, estadual, municipal e privada devem realizar a partir desta segunda-feira (15), a segunda etapa do Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno. Nesta Etapa, são coletadas as informações de rendimento e movimento do estudante no final do ano letivo. O trabalho de coleta de informações segue até 1º de abril, sendo desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais e municipais, que trabalham em cooperação com as escolas. As escolas da rede estadual de ensino deverão fazer os devidos procedimentos de fechamento da situação do aluno no Sistema de Gestão Escolar (SGE), sendo que, casos excepcionais deverão ser preenchidos diretamente no Sistema Educacenso. As demais Redes de Ensino deverão acessar Sistema Educacenso e preencher os dados solicitados da Situação do Aluno. Confira no Portal da Educação a lista de documentos necessários para o preenchimento da Situação do Aluno e também a Cartilha Situação do Aluno 2015.

 

Idoso tem 23 dias preso em cisterna na BA: 'sem esperança', diz sobrinha

Sábado | 13.02.2016 | 11h55


idoso de 77 anos que ficou preso em uma cisterna enquanto fazia obras dentro de um reservatório localizado em Rio Real, cidade a 204 quilômetros de Salvador, está preso no local há 23 dias. Uma das sobrinhas da vítima diz que ainda não desistiu de tirar o tio, mas acredita que ele não está mais vivo. "Não temos mais esperanças que ele esteja vivo por conta da idade. A gente quer tirar o corpo dele para dar um enterro digno", disse Fernanda Silva. O caso ocorreu em 20 de janeiro e, até esta sexta-feira (12), o homem estava preso no local que possui cerca de 25 metros de profundidade. Quando a situação ocorreu, o Corpo de Bombeiros tentou fazer o resgate, mas por conta da instabilidade no solo e na cisterna, não houve possibilidade de tirar o idoso do local. No dia 29 de janeiro, a Defesa Civil do Estado acionou o engenheiro e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luís Edmundo Campos, que foi analisar a situação em Rio Real. De acordo com o ele, a realização do resgate é complicada e serão necessárias outras intervenções no local além disso, o terreno é instável. "Se um bombeiro tentar fazer o resgate pode ocorrer outro acidente. A Defesa Civil estadual solicitou minha ida à cidade e emiti um relatório para que eles pudessem fazer o resgate do corpo. 

Ibicoara: Após denúncia de poluição sonora veicular, responsáveis são conduzidos para a delegacia

Sábado | 13.02.2016 | 11h20
Autor: Ascom - 34ª CIPM


(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 23h30m desta sexta-feira (12) no município de Ibicoara no Distrito de Cascavel, as guarnições da 34ª CIPM de Ibicoara e Barra da Estiva, foram verificar reclamações de som alto em bares e lanchonetes do Distrito e constataram a infração penal, procedendo com apreensão dos veículos e seus respectivos aparelhos de som.Todos foram conduzidos à Delegacia de Ibicoara e ficaram à disposição da Justiça. 
 

Exame da Ordem tem resultado da 2ª fase divulgado pela OAB

Sábado | 13.02.2016 | 10h44


(Foto: Reprodução)

O resultado preliminar da 2ª fase do XVIII Exame de Ordem Unificado, aplicado no dia 17 de janeiro, foi divulgado no fim da tarde de sexta-feira (12). Para conferir o arquivo em PDF, clique neste link para baixar. O prazo para recursos contra o resultado preliminar da prova é de três dias. O período começa às 12h de sábado (13) e se encerra às 12h da próxima terça-feira (16). Para recorrer, os candidatos deverão utilizar exclusivamente o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, que fica no site da Fundação Getulio Vargas (FGV). As decisões dos recursos e a divulgação do resultado final devem ser divulgadas na a data provável de 29 de fevereiro de 2016. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres.

Política 2016: ‘Manelão’ avança e deve ser o escolhido pelo ‘Grupo Inovação’

Sábado | 13.02.2016 | 10h10
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


'Manelão' (esquerda) e Édio Pereira podem ser os representantes do Grupo Inovação nas eleições 2016 (Foto: Brumado Urgente)

O ano de 2016 começou com um projeto político novo em Brumado, o qual é assoalhado pelo slogan “Inovação”, ou seja, uma proposta inovadora que teria o objetivo de fazer com que o município viesse a recuperar o tempo perdido por meio da união de um grupo de políticos que tivessem o mesmo ideal. O lançamento oficial aconteceu no dia 13 de janeiro, onde foi realizado um jantar de confraternização. Tendo como principais articuladores, Alessandro Lôbo (PSL), Édio Pereira (PC do B), Ilka Abreu (PR) e Emanoel “Manelão” Araújo (PMDB), a aliança foi firmada visando o lançamento de uma pré-candidatura conjunta, independente da pessoalidade, já que a meta era justamente desmontar o atual paradigma da política brumadense que, além de polarizada, é dominada pela subjetividade. A união de forças, com essa mentalidade, trouxe um impacto para o ambiente político da Capital do Minério, mas, passado um mês do lançamento do projeto, a nova conjuntura vem mostrando que o nome do empresário do ramo de comunicação, “Manelão”, ganhou uma forte musculatura e, ao que tudo indica, será o nome apresentado para encabeçar a pré-candidatura da chapa inovadora. Tendo a popularidade e o carisma com as camadas mais vulneráveis da população, “Manelão” estaria recebendo cada vez mais apoios importantes, inclusive de políticos tradicionais do município que já ocuparam cargos de grande relevância, e deve, nas próximas reuniões do grupo, mostrar evidências substanciais, inclusive com dados de pesquisas internas, de que o seu nome é o melhor para ir para a disputa. Cabe agora ao grupo dar mais robustez ao projeto e escolher quem seria o seu companheiro de chapa, que, segundo conversa de bastidores deverá ser o vereador Édio Pereira, que também estaria com a popularidade em alta, devido às grandes conquistas que foram trazidas para Brumado por meio do seu mandato parlamentar. 

Governo pede que famílias abram suas casas para mobilização contra Aedes

Sábado | 13.02.2016 | 10h03


Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes tem a participação de 220 mil homens das Forças Armadas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff, ministros, governadores e agentes de saúde vão às ruas neste sábado (13) para uma grande mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypit e ao vírus Zika. O Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti também conta com a participação de 220 mil homens das Forças Armadas. O almirante Ademir Sobrinho, chefe do Estado Maior do conjunto das Forças Armadas, pediu que a população abra as portas aos militares. “[A presença dos militares na ação ocorre] pela facilidade das Forças Armadas de mobilizar uma quantidade tão grande de pessoas. Mas são importantes a credibilidade e as informações da imprensa para que as pessoas abram as casas neste sábado”, disse Sobrinho. Os militares entregarão panfletos e, junto com os agentes de saúde dos estados, conversarão com a população sobre a importância de não manter criadouros do mosquito em suas casas. Em algumas situações podem ser aplicados larvicidas em depósitos de água nas residências, como caixas d'água. A ação, no entanto, dará prioridade ao diálogo e à informação à população.

 

 

Capital baiana: Insinuante da Paralela fecha as portas

Sábado | 13.02.2016 | 09h23


A Loja Insinuante nasceu em Vitória da Conquista. Após uma dissidência na família surgiu também na cidade, na década de 70, a loja A Dominante. A Insinuante avançou e cresceu em todo Estado da Bahia com abertura de várias  filiais e transferiu a matriz para Salvador. A Mega Store, loja da Insinuante, localizada na Avenida Paralela, em Salvador, está fechando às portas neste sábado (13).  O jornal A Tarde informou que os 42 funcionários do estabelecimento devem ser demitidos. Ontem (12), a loja funcionou normalmente, mas com poucos produtos disponíveis para  sua imensa clientela. Com a crise que se instalou no Brasil este é o sétimo estabelecimento do grupo Máquina de Vendas – que, além da Insinuante, controla também a Ricardo Eletro – que encerra as suas atividades em Salvador. A direção da empresa não distribuiu nenhum comunicado a imprensa, e aos seus clientes. A Loja Insinuante de Vitória da Conquista, localizada no centro da cidade, continua funcionando normalmente e não existe nenhum rumor que a crise possa afetá-la, mas  preocupação existe. (Blog da Resenha Geral)

As melhores promoções de óculos solares estão na Ótica Companhia dos Olhos

Sábado | 13.02.2016 | 08h27


Sempre focada em ofertar aos seus clientes o que há de melhor nas áreas de óculos solares e receituários, a Ótica Companhia dos Olhos dispõe dos melhores lançamentos em óculos solares e em condições especiais de pagamento e preços imperdíveis. Vá até a ótica e confira o que há de melhor em óculos solares, a grande variedade de modelos vai te surpreender, pois, sempre terá um óculos solar que se encaixará perfeitamente em seu rosto. A Ótica Companhia dos Olhos fica localizada à Rua Euclides da Cunha, 58 – Centro, fone: (77) 3441-4658.

 

Servidores estaduais terão descontos de até R$ 7,5 mil na compra de carros novos

Sábado | 13.02.2016 | 08h19


(Foto: Reprodução)

Os servidores estaduais poderão adquirir veículos da Ford com descontos especiais até o dia 29 de fevereiro. O benefício foi definido após o governo do Estado retomar a parceria que possuía com a montadora, firmada em novembro do ano passado. Os 260 mil servidores estaduais (efetivos e temporários), inativos e pensionistas poderão comprar carros como o EcoSport e o Ka Hatch por meio do Clube de Desconto, da Secretaria da Administração (Saeb). Os benefícios incluem os descontos de até 9% ou uma economia de até R$ 7,5 mil na compra do New Fiesta Hatch, EcoSport, Ka, Ka+, Focus Hatch 1.6, Focus Fastback 2.0, Ranger e Fusion, além de taxa zero no financiamento.

Conquista: Violência cresceu quase 170% comparado ao mesmo período do ano passado; Veja

Sábado | 13.02.2016 | 07h59

Veiculada nesta sexta-feira (12), na TV Aratu, reportagem do jornalista Daniel Silva fala dos assassinatos ocorridos nas últimas horas em Vitória da Conquista. Mais preocupante, a constatação de que essas mortes representam um crescimento de quase 170%, se comparadas ao número de homicídios registrados no mesmo período, em 2015. Assista:

 

Dengue cresce 50% em 20 dias

Sábado | 13.02.2016 | 07h00
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

Entre 3 e 23 de janeiro o Ministério da Saúde registrou 73 mil casos de dengue no País. Diante desse quadro o governo pretende visitar três milhões de residências em 356 municípios de todo o Brasil. Mais de 220 mil militares vão participar da mobilização.  Os dados do Ministério da Saúde revelam que seis em cada dez casos ocorreram na região Sudeste.  Os estados que mais tiveram notificações de dengue foram Mato Grosso do Sul, Tocantins, Espírito Santo e Minas Gerais. Nesse período quatro pessoas morreram por causa da doença: duas no Paraná, uma no Mato Grosso do Sul e outra em Rondônia. Em 2015, nesse mesmo período, a dengue já havia tirado 50 vidas. 

Ex-deputado baiano será homenageado com nome em ferrovia que liga Bahia a Tocantins

Sexta | 12.02.2016 | 20h02


(Foto: Reprodução)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2223/11, do Senado Federal, que denomina “Ferrovia Vasco Azevedo Neto” o trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (EF-334) compreendido entre os municípios de Ilhéus (BA) e Figueirópolis (TO). De acordo com a Agência Câmara Notícias, o parecer do relator, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), foi favorável à proposta, na forma do substitutivo da Comissão de Viação e Transportes. O substitutivo fez correções de técnica legislativa no projeto. Como a proposta teve alterações na Câmara, foi remetida para nova análise no Senado. “Ressalta-se a grande importância do engenheiro Vasco Azevedo Neto, um visionário, professor emérito da Universidade Federal da Bahia e deputado federal por quatro mandatos [1971-1991], falecido no mês de setembro de 2010”, afirmou Aleluia. “Reconhecido defensor do sistema ferroviário, o seu projeto de Ferrovia Transulamericana é considerado inspiração para o traçado da Ferrovia Oeste-Leste”, completou.

Experimento vê ondas gravitacionais, fenômeno previsto por Einstein

Sexta | 12.02.2016 | 19h01


Simulação ilustra colisão de buracos negros como aquela detectada pelo projeto Ligo (Foto: Andy Bohn et al.)

Um consórcio internacional de cientistas anunciou na quinta-feira (11) a primeira a detecção de ondas gravitacionais, um fenômeno previsto pelo físico Albert Einstein há exatos cem anos, mas que nunca havia sido observado. "Nós detectamos ondas gravitacionais. Nós conseguimos", afirmou David Reitze, diretor do projeto, em uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (11) em Washington. O que os pesquisadores do projeto Ligo (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) encontraram essencialmente foram "distorções no espaço e no tempo" causadas por um par de objetos com massas enormes interagindo entre si. Nesse caso específico, os cientistas acreditam que o evento observado seja fruto da interação entre dois enormes buracos negros.

 

Indonésia proíbe emojis gays em aplicativos de mensagem

Sexta | 12.02.2016 | 18h01


Emojis gays são proibidos na Indonédia (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

As autoridades indonésias pediram aos operadores que propõem aplicativos de mensagens instantâneas a supressão de todos os emojis e pictogramas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais), uma nova ofensiva contra a homossexualidade no país muçulmano mais populoso do mundo. Estes emojis representam casais do mesmo sexo de mãos dadas e a bandeira do arco-íris, utilizada normalmente para simbolizar a comunidade LGBT, e se encontram disponíveis nos aplicativos LINE e Whatsapp, assim como nas redes sociais Facebook e Twitter. "Conteúdos como esses não estão autorizados na Indonésia em virtude de nossos princípios culturais e normas religiosas, e os operadores devem respeitá-los", declarou nesta sexta-feira (12) à agência France Presse um porta-voz do ministério da Comunicação e Informação, Ismail Cawidu. Os conteúdos pró-LGBT são especialmente preocupantes, já que sua apresentação em emoticons ou pictogramas podem atrair as crianças, explicou Cawidu, para quem "estas coisas podem ser consideradas algo normal em alguns países ocidentais, mas na Indonésia isso é praticamente impossível". O ministério contactou, neste sentido, todas as companhias que propõem estes conteúdos, especialmente Facebook e Twitter, para pedir sua retirada. Se elas desrespeitarem a diretriz, podem ser proibidas em seu território. O LINE Indonésia já retirou seus emojis gays de suas lojas on-line e publicou uma pedido de desculpas. "A LINE lamenta os incidentes vinculados a alguns pictogramas que são considerados sensíveis para muita gente", afirma. Embora a homossexualidade não seja ilegal na Indonésia, é um assunto controverso.

Caetité: Polícia é recebeida a bala e bandidos morrem durante troca de tiros no distrito de Maniaçu

Sexta | 12.02.2016 | 17h02
Autor: L12 Notícias


(Foto: L12 Notícias).

Dois suspeitos de roubar um supermercado foram mortos na manhã desta sexta-feira (12), durante uma intensa troca de tiros com policiais militares, distrito de Maniaçu, zona Rural de Caetité. De acordo com informações da Polícia Militar, bandidos armados invadiram o supermercado e anunciaram o assalto. O que os bandidos não esperavam é que no momento da fuga a população cercou a dupla até a chegada da polícia. Uma guarnição da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Caetité foi acionada e ao realizar diligências localizou os marginais em fuga pela zona rural que receberam os policiais a tiros. Durante confronto os marginais vieram a óbito. A identidade dos suspeitos não foi divulgada. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para realização do levantamento cadavérico. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), onde vão passar por exames de necropsia.

Forças Armadas atuarão em áreas; 6 mil pessoas trabalham em ações contra Aedes

Sexta | 12.02.2016 | 16h14


(Foto: Reprodução)

A capital baiana foi dividida em áreas para facilitar a atuação das Forças Armadas durante a mobilização de combate contra o mosquito Aedes aegypti, que inicia neste sábado (13) sua segunda etapa (veja mais aqui). De acordo com o general Artur Costa Moura, comandante da 6ª Região Militar, as regiões do Subúrbio Ferroviário, Cidade Baixa, Comércio até próximo ao Porto da Barra, abrangendo parte do Centro Histórico, ficará a cargo da Marinha. Subdividindo-se por meio dos batalhões, o Exército será responsável pelas ações na Orla, entorno da Avenida Paralela até a BR-324. “Mas nem sempre é possível, senão seria um trabalho gigantesco. Para escolher para onde iriam os soldados nós perderíamos, como chamamos nas Forças Armadas, unidades de comando”, explica Moura. De acordo com o general, cada unidade é composta por tenente, vice-tenente e soldado – o último é acompanhado pelos primeiros durante todo o ano. “Se for fracionar, ele vai perder essa identidade do seu comandante de seu trabalho diário e isso não é bom para o trabalho. Em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), os trabalhos serão conduzidos pela Força Aérea Brasileira. Ao todo, 6 mil pessoas atuarão em todo o estado, sendo mais de 3 mil do Exército, 2 mil da Marinha do Brasil e 600 da Força Aérea Brasileira. Os soldados não participam das atividades armados. "É preciso diferenciar uma ação pra garantia da lei e ordem. Não cabe no caso o uso de armamento. O armamento estará restrito a um ou outro líder dos batalhões", destaca Moura.