Brumado Urgente

Brumado Urgente


Um dos suspeitos de integrar célula terrorista no Brasil se entrega à PF

Sábado | 23.07.2016 | 11h21


(Foto: Reprodução)

Um dos supostos terroristas que estava foragido desde quinta-feira alvo da Operação Hashtag se entregou à Polícia Federal nesta sexta-feira por volta das 18 horas de ontem (22). A Coluna do Estadão apurou que Valdir Pereira da Rocha estava na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso, fronteira com a Bolívia. A Polícia Federal ainda busca mais um suposto terrorista. Com o de hoje, onze já foram presos. Todos foram ou serão levados para presídio de segurança máxima de Campo Grande. O preso hoje será ouvido e depois encaminhado a um presídio federal. Por questão de segurança, a PF não irá divulgar horário, locais nem o nome dele. A operação, deflagrada pela Polícia Federal ontem, investiga a integração/promoção, por indivíduos brasileiros, na organização terrorista Estado Islâmico (EI). Por meio de medidas como quebra de sigilo telefônico e de dados, devidamente autorizadas pelo Juízo da 14ª Vara Federal de Curitiba/PR, constatou-se a tentativa de organização do grupo para promoção de atos terroristas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O contato entre os indivíduos dava-se essencialmente por meio de redes sociais, Telegram e demais modos de comunicação virtual, espaço no qual também divulgavam ideais extremistas e de perseguição religiosa, racial e de gênero. Conforme evidenciou-se nas investigações, alguns indivíduos já haviam realizado o batismo ao Estado Islâmico (bayat), juramento de fidelidade exigido pela organização terrorista para o acolhimento de novos membros.

Livramento: Motociclista morre após colisão com carro

Sábado | 23.07.2016 | 10h42
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Whatsapp / Brumado Urgente)

Nesta manhã de sábado (23), um motorista morreu ao se envolver em um grave acidente com um carro. O ocorrido aconteceu na Praça 6 de Agosto, no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações colhidas pelo Brumado Urgente, o motorista identificado como Adriano Coelho Machado, de 43 anos, que conduzia a motocicleta Honda XRE300, seguia sentido Piçarrão ao atingir a lateral de um Corsa. O impacto fez com que Adriano caísse da motocicleta. O Serviço de Atendimento Móvel (Samu) chegou imediatamente ao local, porém ele não resistiu e veio a óbito. 

Brumado: Magnesita vende unidade para Empresa Italiana

Sábado | 23.07.2016 | 10h12
Autor: Blog do Anderson


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A Magnesita Refratários fechou acordo para vender, por US$ 55 milhões, seu negócio de talco para a IMI Fabi Talc Company, produtora do setor com minas e fábricas ao redor do mundo, com sede em  Postalesio, Itália. Segundo a empresa brasileira, o negócio de talco, localizado no município de  Brumado, na região sudoeste da Bahia, tem produção anual de aproximadamente 40 mil toneladas, cerca de 130 funcionários e obteve receita de US$ 14 milhões em 2015. A conclusão da transação está sujeita a aprovações regulatórias, além de outras condições habituais, e é esperada para o quarto trimestre de 2016 ou primeiro trimestre de 2017. “Estamos satisfeitos com a celebração deste acordo por agregar valor para nossos acionistas e fortalecer substancialmente nossa estrutura de capital. A IMI Fabi é um dos principais líderes globais no setor de talco com minas e fábricas ao redor do mundo e certamente continuará desenvolvendo o negócio e atendendo os nossos clientes de talco com produtos de alta qualidade”, afirmou, em nota, Octávio Lopes, membro do conselho de administração da Magnesita e CEO da Magnesita International. 

Grupo de apoio a terroristas associa ataque na Alemanha às Olimpíadas

Sábado | 23.07.2016 | 09h44
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

Grupos simpatizantes ao Estado Islâmico (EI, ex-Isis) trocaram mensagens através da rede de conversas Telegram afirmando que o ataque ocorrido em um shopping de Munique, na Alemanha, é uma espécie de "prévia" do que está por vir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Testemunhas contaram à Polícia de Munique que "ao menos três homens armados" invadiram o shopping OEZ na hora do tiroteio. Segundo as autoridades locais, o incidente começou por às 17h50 (hora local) e há uma busca por supostos foragidos. "Perante a confusa situação, nós pedimos às pessoas na área metropolitana para ficar em casa e quem estiver próximo à prédios, busque proteção ali”, diz em nota a Polícia. Para evitar mais problemas, o transporte público foi suspenso e estações do metrô foram evacuadas e fechadas. Um porta-voz da polícia de Munique confirmou que ao menos seis pessoas morreram no ataque a um shopping em Munique, na Alemanha. Há ainda diversos feridos sendo atendidos em hospitais locais. Segundo o representante, há "muitos, muitos policiais" nas ruas na caça aos possíveis suspeitos que fugiram do local após matarem as vítimas. A polícia ainda procura por esses homens, que testemunhas afirmaram ser três, e não efetuou ainda nenhuma prisão. 

PRE/BA instaura procedimento para identificar liminares que limpam a ficha de candidatos

Sábado | 23.07.2016 | 08h51
Autor: Informações do MPE


(Imagem: Reprodução)

Decisões judiciais estariam suspendendo as reprovações de contas proferidas pelo TCM /BA e pelo TCE/BA, tornando candidatos “fichas sujas” aptos a concorrer às eleições A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) instaurou, nesta sexta-feira, 22 de julho, procedimento administrativo para identificar as concessões de liminares pela justiça que suspendem os efeitos de rejeições de contas dos gestores públicos declaradas pelas câmaras de vereadores, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas dos Municípios. O objetivo é conhecer e acompanhar as decisões do Judiciário que tornem candidatos “fichas sujas” aptos a concorrer às próximas eleições municipais, ainda que temporariamente. A medida dificultaria a ocorrência da causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, inciso I, letra “g”, da Lei da Ficha Limpa, dispositivo que impede, por oito anos, a participação em eleições do gestor público que teve contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas. Os Tribunais de Contas do Estado, do Município e da União foram oficiados pelo procurador Regional Eleitoral, Ruy Mello, para que informem as decisões judiciais que suspenderam as rejeições de contas de gestores públicos. Também foram solicitadas informações à Procuradoria do Estado e a Advocacia-Geral da União sobre as providências adotadas para interposição de recurso contra as referidas decisões judiciais. Os promotores eleitorais buscarão informações junto às câmaras municipais.

Segundo Mello, as decisões liminares, por se basearem em fundamentos de ordem cautelar ou de urgência, podem ser cassadas por decisão do Tribunal competente, sendo fundamental acompanhar o andamento dos processos judiciais para atuação dos Promotores Eleitorais ainda durante a fase de registro de candidatura ou para ajuizamento do recurso contra a expedição do diploma, ao final do processo eleitoral.

Prefeito de Palmas de Monte Alto é alvo de investigação pela Polícia Federal e Ministério Público

Sábado | 23.07.2016 | 08h42


(Foto: Reprodução)

O Prefeito de Palmas de Monte Alto vem acumulando mais de uma dezena de processos judiciais e representações por prática de improbidade e crimes de responsabilidade, que tramitam na justiça Federal em Guanambi, Justiça Estadual/Comarca de Palmas de Monte Alto, Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista(BA) e Ministério Público Federal e Estadual. As denúncias se referem ao pagamento com recursos do FUNDEB de servidores lotados em escolas desativadas, por intermédio de empresa laranja fraude à lei de licitações e execução irregular de transporte escolar com recursos federais. Ainda em 2015, o referido gestor foi condenado pela Justiça de 1° grau pela prática de improbidade administrativa, com multa correspondente a 50(cinquenta) vezes o subsídio de Prefeito, tendo recorrido da decisão. Tramita ainda na Justiça Federal de Guanambi, ação de improbidade movida pelo FNDE, objetivando ressarcimento de recursos federais e condenação pela prática de improbidade administrativa. Já na Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista, tramitam inquéritos policiais para apurar prática de crime de corrupção, formação de quadrilha, fraude a licitação e lavagem de dinheiro., relacionados aos fatos já narrados. As ações judiciais vem sendo movidas pelo ministério Público estadual e FNDE. Fernando Nogueira Laranjeira é pré-candidato à reeleição, mas parece que os órgãos de combate à corrupção não fechará os olhos para referido gestor.

Projeto de lei estabelece que tatuagens sejam feitas apenas por médicos

Sábado | 23.07.2016 | 08h05


(Foto: Reprodução)

Um projeto de lei pode mudar a realidade de tatuadores no país. A proposta PLS 350/2014, da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) estabelece que apenas profissionais com formação em medicina realizem invasão da epiderme e derme com uso de produtos químicos ou abrasivos, por exemplo, tatuagens. "Por não haver lei que determinasse o campo de atuação do médico e, dentro desse campo, sua área de atuação privativa, alguns profissionais passaram a se aventurar em atividades que exigiam formação médica, porém sem a qualificação necessária. Além de colocar em risco a vida e a saúde dos pacientes, a ausência de definição legal sobre as competências privativas do médico possibilitava que esse profissional transferisse a terceiros suas responsabilidade", diz o texto da matéria. De acordo com O Globo projeto tem gerado revolta entre os tatuadores profissionais, tanto que mais de 105 mil pessosa já se manifestaram contra o PLS no site e-cidadania - 75 mil são favoráveis. Algo semelhante já acontece na Coreia do Sul. 

Brumado: Adolescente é alvejado nas costas em tentativa de homicídio durante o ‘apagão’

Sábado | 23.07.2016 | 07h05
Autor: Brumado Urgente


O adolescente teve que ser socorrido às pressas pela equipe do SAMU 192 e levado logo em seguida para o HMPMN (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

O “apagão” do início da noite desta sexta-feira (22) acabou favorecendo uma tentativa de homicídio no Bairro Dr. Juracy, onde, dois elementos em uma motocicleta, os quais estavam encapuzados, pararam na porta de uma residência, chamaram o nome de um adolescente que saiu e ao ver a cena correu em desespero, mas acabou sendo atingido por um dos vários disparos que foram efetuados. Ele teve que ser socorrido com urgência pelos socorristas do SAMU 192, sendo levado para o Hospital Magalhães Neto onde passo por cirurgia para a retirada da bala. Segundo informações ele não corre risco de morte e está consciente. Ainda segundo informações colhidas junto à Polícia existe a forte possibilidade que o autor da tentativa de homicídio seja um dos foragidos da Carceragem da 20ª Coorpin. A Polícia já iniciou as investigações. 

Polícia Militar apreende arma de fogo em Ibitira

Sábado | 23.07.2016 | 06h35
Autor: Informações da 34ª CIPM


A espingarda apreendida (Foto: Divulgação Polícia Militar)

Por volta das 17h30m, em ronda no Distrito de Ibitira, a guarnição da 34ªCIPM/Rio do Antonio, prendeu em flagrante o Sr NILSON DOS SANTOS ANDRADE, o qual estava portando uma arma de fogo tipo Espingarda cartucheira calibre 32 (trinta e dois), juntamente com 15 (quinze) cartuchos de metal e de plástico carregados calibre 32 (trinta e dois), mais 4 (quatro) cartuchos de metal deflagrados calibre 32 (trinta e dois). O indivíduo foi apresentado e flagranteado na Delegacia de Rio do Antonio.

Dilma nega ter autorizado pagamento de caixa dois em suas campanhas eleitorais

Sexta | 22.07.2016 | 20h03


(Foto: Reprodução)

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) negou ter autorizado pagamento de caixa dois em suas campanhas eleitorais. A declaração foi feita em entrevista à rádio Jornal Commercio, nesta sexta-feira (22). "Não autorizei pagamento de caixa dois para ninguém. Se houve pagamento, não foi com o meu conhecimento", disse a presidente. A declaração vem após a revelação do publicitário João Santana e de sua esposa e sócia Mônica Moura sobre o recebimento de US$ 4,5 milhões em caixa dois para campanha presidencial. De acordo com a Folha, a cúpula do PT ficou preocupada com a declaração, por acreditar que a atitude pode estimular o ex-tesoureiro do partido, João Vaccari Neto a também colaborar com a Justiça. Na entrevista, a presidente Dilma disse ainda que as declarações de João Santana e de Mônica Moura não a preocupam, mas aliados temem repercussões negativas diante do cenário para reverter o impeachment no Senado. 

Brumado: ‘Apagão’ causa transtornos aos brumadenses no final da tarde desta sexta-feira (22)

Sexta | 22.07.2016 | 19h26
Autor: Brumado Urgente


A noite logo caiu e as ruas ficaram escuras deixa um clima de apreensão em parte da população (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Um ‘apagão’ inesperado que muitos atribuíram à incompetência da Coelba trouxe muitos transtornos aos brumadenses no final da tarde e início de noite desta sexta-feira (22), já que uma grande parte da cidade ficou sem energia. Serviços de telefonia e internet também ficaram fora do ar, aumentando os transtornos, já que agências bancárias e outros estabelecimentos também foram prejudicados. Vários comerciantes, com medo de assaltos, fecharam os seus estabelecimentos e os que mantiveram as suas portas abertas, à luz de velas, não escondia a tensão pela possibilidade de serem vítimas de criminosos. A energia que acabou por volta das 17h só retornou às 18h07, ou seja, uma hora sem os serviços foi capaz para causar muitos transtornos. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, o possível motivo da interrupção abrupta dos serviços foi um curto circuito em uma rede que fica no Bairro São Félix, mas não houve confirmação por parte da empresa. Outra possibilidade é a instalação de um novo transformador para alimentar as novas instalações do Ciretran, no Bairro São Tereza, que pode ter apresentado problemas técnicos e ter provocado a queda no fornecimento. Veja cenas do apagão na Praça Heráclito Cardoso, onde fica “claro” que o medo de muitos brumadenses tinha procedência, já que somente os farois dos veículos é que iluminavam a rua: 

Como o governo teria grampeado terroristas no WhatsApp?

Sexta | 22.07.2016 | 19h00


(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação antiterror "Hashtag" e prendeu 10 pessoas supostamente ligadas ao Estado Islâmico na manhã desta quinta-feira (21). Segundo o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, as investigações teriam envolvido a interceptação de conversas em aplicativos como Telegram e WhatsApp - apesar de o WhatsApp ter sido bloqueado esta semana por não ter condições de auxiliar as autoridades na investigação de crimes. Questionado sobre como a polícia agora conseguiu acesso às conversas do aplicativo, o ministro não quis explicar a técnica usada. "Qualquer mecanismo de investigação não deve ser falado numa entrevista coletiva para avisar um suposto terrorista sobre como se investiga", justificou Moraes. Apesar da não cooperação do WhatsApp, o ministro disse que a investigação tem "outros meios". Se o WhatsApp não possui condições de ajudar a polícia e o aplicativo utiliza a criptografia ponta-a-ponta, que impede a leitura de dados com "grampos" tradicionais, como a polícia pode ter conseguido acesso às mensagens?

 

 

Mais Médicos: 1,5 mil profissionais brasileiros e cubanos ocuparão vagas em aberto

Sexta | 22.07.2016 | 16h53


(Foto: Reprodução)

Cerca de 1,5 mil profissionais cubanos e brasileiros formados no exterior devem chegar ao Brasil até o fim de agosto para ocupar vagas em aberto do Programa Mais Médicos. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta sexta-feira (22). "A estratégia do Programa Mais Médicos trará resultados permanentes para o Brasil. O Mais Médicos é um programa permanente, os bolsistas são transitórios até que se completem os objetivos de colocar médicos bem formados e qualificados, atendendo a população nos mais distantes locais do país", afirmou. Do total, cerca de 600 já estão no país para participar do acolhimento e regularizar a documentação antes de se deslocarem aos municípios onde atuarão. 

Fila de brasileiros que receberam caixa 2 concorreria com Muralha da China, diz João Santana

Sexta | 22.07.2016 | 16h12


(Foto: Reprodução)

O publicitário João Santana admitiu o uso de caixa dois na campanha da presidente afastada Dilma Rousseff, mas informou que o crime não se restringiu à petista. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, durante depoimento à Justiça Federal nesta quinta-feira (21), o marqueteiro garantiu milhões de pessoas podem ter se beneficiado direta ou indiretamente dos esquemas. "Com generosidade, e com conhecimento de causa, eu digo que 98% das campanhas no Brasil utilizam caixa dois. Que isso envolve das pequenas às grandes campanhas. 

Bahia é o estado que mais tirou pessoas da pobreza, diz Rui Costa

Sexta | 22.07.2016 | 15h36


(Foto: Reprodução)

“Nós temos obtido êxito com projetos que [...] são de implementação complexa e permanente. Nossa estratégia é a transversalidade [para] garantir que todas as secretarias [do Estado] atuem em temas diferentes, com o mesmo foco e a mesma prioridade. Isso faz com que a Bahia se destaque como o estado que mais tirou pessoas da linha da pobreza”. A declaração foi feita pelo governador Rui Costa, durante reunião, nessa quinta-feira (21/7), com o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Kanayo Nwanze, na Governadoria, em Salvador. De acordo com o governador, a Bahia foi o estado brasileiro que mais retirou a população das faixas da pobreza e da extrema-pobreza, seja em números absolutos ou proporcionalmente. O Fida é um órgão de cooperação internacional, ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), para a redução da pobreza com ênfase no desenvolvimento das populações rurais. “O nosso sonho é que, se hoje são necessários na Bahia programas sociais como o Bolsa Família, que coloca na nossa economia R$ 3,6 bilhões, no futuro não tenhamos mais essas pessoas na linha da pobreza”, disse Rui.


 

Reivindicação do vereador Zé Ribeiro da reforma da Praça São Sebastião, no Bairro São Félix, vai ser atendida pela gestão municipal

Sexta | 22.07.2016 | 14h55
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O vereador Zé Ribeiro e o secretário André Cardoso em visita à Praça São Sebastião (Foto: Brumado Urgente)

A reforma da Praça São Sebastião, localizada no Bairro São Félix, é uma antiga reivindicação dos moradores e também do vereador Zé Ribeiro que, há quase 3 anos, vem lutando para que as obras possam ser realizadas. Neste ano de 2016, o parlamentar intensificou as suas ações nesse sentido e realizou várias reuniões com o prefeito Aguiberto Lima Dias e com o secretário municipal de infraestrutura André Cardoso. Nesta semana, dando continuidade às suas atividades parlamentares, Zé Ribeiro esteve, juntamente com o secretário André Cardoso visitando a praça e foi garantido pelo secretário que a obra seria em breve anunciada. Nesta sexta-feira (22) em nova reunião com o secretário André Cardoso foi assegurado que as obras serão iniciadas daqui há 15 dias o que deixou o vereador satisfeito, já que é uma luta que ele vem encampando por meio do seu mandato parlamentar há um bom tempo. Aproveitando a oportunidade, Zé Ribeiro levou o secretário a fazer uma visita à Lavanderia Pública que fica na divisa com o Bairro Malhada Branca, onde ficou constatado que o equipamento necessita de uma reestruturação, tanto na parte interna, como na externa. Por fim, Ribeiro fez questão de renovar a sua solicitação para a pavimentação de várias ruas do Bairro Malhada Branca. O secretário se comprometeu a dar o máximo de empenho para a realização das novas solicitações. Satisfeito, o vereador destacou que “é mais uma vitória de nosso mandato parlamentar, já que estamos há cerca de 3 anos solicitando a reforma da Praça São Sebastião, a qual será realizada nos próximos dias” e ainda citou que “também esperamos que as nossas solicitações da pavimentação de várias ruas do Bairro Malhada Branca e a reestruturação da lavanderia pública sejam atendidas, já que o secretário nos deixou muito confiantes nesse sentido”. Veja fotos da visita: 

Escola sem partido: Consulta pública lançada pelo Senado tem adesão recorde

Sexta | 22.07.2016 | 14h41


(Foto: Reprodução)

A consulta pública lançada pelo Senado Federal referente ao projeto de lei que institui o programa Escola Sem Partido recebeu adesão recorde: até as 8h21 desta sexta-feira (22), 340.788 pessoas haviam votado, sendo 175619 contra o projeto e 165169 a favor do projeto. O projeto de lei, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), inclui o programa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, antes desta proposta, os projetos com maior manifestação, dentre os 3.658 colocados até hoje em consulta, foi o da reformulação da lei do Ato Médico, com 183.597 votos. O programa propõe medidas contra a doutrinação política e ideológica nas escolas, o que inclui o ensino de conteúdo que “possa estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais e responsáveis. O Escola sem Partido é objeto de outros projetos na Câmara dos Deputados, em sete Assembleias Legislativas e em 12 Câmaras Municipais de diversos Estados. O texto é alvo de polêmica: enquanto parte dos educadores defendem que o programa interfere na autonomia dos docentes e abre espaço para que temas como gênero e sexualidade não sejam tratados na escola; a outra parte avalia que o programa impede apenas de que seja retirada dos pais a prerrogativa da responsabilidade sobre a educação moral de seus filhos, além de garantir que os professores se aproveitem para promover interesses políticos pessoais.

Livramento: Dois homicídios nesta terça-feira (21) comprovam o alto grau da violência na cidade

Sexta | 22.07.2016 | 13h51
Autor: Brumado Urgente


(Fotos: Whatsapp Brumado Urgente)

O município de Livramento está vivendo uma semana sangrenta, já que após um homicídio ocorrido na segunda-feira (18) no Bairro Benito Gama, o filme acabou se repetindo nesta sexta-feira (22) com novos dois homicídios que ocorreram na cidade em menos de 24 horas. A população que afirma nunca ter convivido com uma situação tão severa como essa clama que medidas urgentes sejam tomadas pelas autoridades policiais para evitar que novas mortes venham a acontecer na cidade. As informações preliminares dão conta que, possivelmente, na madrugada de hoje, o jovem Fábio Cardoso, conhecido como “Felipinho” tenha sido morto e o seu corpo deixado nas proximidades do Riacho do Bonito, o qual foi encontrado por populares por volta da 12h. “Felipinho” já tinha várias passagens policiais. O segundo caso teve como palco o Bairro Benito Gama, onde Carlos André Santos Neves (19), ao que tudo indica foi assassinado por um homem armado que fugiu em seguida. Ele é suspeito de ser autor de vários assaltos e furtos na cidade. Ainda não existem informações precisas sobre os dois episódios, mas, ao que tudo indica as mortes podem ter ligação com a guerra do tráfico que se intensificou nos últimos meses. Maiores informações em seguida.  

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

Sexta | 22.07.2016 | 12h33


Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.