Estudantes ocupam escola de Jequié em protesto contra fechamento da unidade de ensino

  • G1
  • 20 Jan 2020
  • 15:07h

( Foto: Reprodução)

Estudantes ocuparam o Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira, na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, em protesto contra o fechamento da escola, anunciado no início deste ano pelo Núcleo Regional de Educação. Nesta segunda-feira (20) a ocupação completa 11 dias, conforme informaram os estudantes.O Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira possui 30 anos, e os 640 alunos da instituição dizem estar preocupados que as novas unidades para onde irão sejam longe das casas onde moram.Na ocupação, os adolescentes fazem revezamento e contam com apoio dos pais e vizinhos da unidade de ensino. Através de vídeos, os estudantes repudiaram o fechamento da escola e mostraram a ocupação. Eles disseram que estão dormindo nas cadeiras e em colchões que levaram para o colégio.Por meio de nota, a Secretaria de Educação do Estado (SEC), informou que os jovens poderão estudar na nova unidade escolar do Colégio da Polícia Militar Professor Luiz Cotrim. Os alunos também poderão optar por outras escolas próximas às suas residências, como Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, o Colégio Estadual de Jequié (antigo Polivalente) e o Colégio Estadual Luiz Viana Filho.

Galo gigante com 1,28 metro é sacrificado na Bahia após sofrer necrose na asa

  • G1
  • 20 Jan 2020
  • 13:10h

(Foto: Arquivo Pessoal)

Um galo da espécie índio gigante, com 1,28 metro, foi sacrificado no domingo (19), em Porto Seguro, no sul da Bahia, após sofrer uma necrose na asa. O galo, chamado Golias, tinha quatro anos. O ovo dele foi comprado em Minas Gerais, mas ele nasceu em Porto Seguro, conforme detalhou Mauro Alvaréz, dono do animal. O criador disse que Golias é considerado o maior galo do mundo. Um galo comum mede entre 60 e 80 centímetros. Mauro, que é integrante da Associação de Criadores de Índio Gigante da Bahia, informou que Golias ficou com o título de maior galo não só do Brasil, como do mundo, pois não se tem notícia de ter animal maior que ele. Além de impressionar pelo tamanho, o galo era usado para inseminação de fêmeas. Os ovos também eram vendidos para todo o Brasil e já foram enviados para Índia e África. Com a morte de Golias, quem assumiu o lugar dele foi o Spartacus que é de Minas Gerais, do mesmo criatório de onde que veio Golias. Spartacus também mede 1,28m.Conforme detalhou o criador, o machucado de Golias ocorreu há cerca de 45 dias quando ele pulou e feriu a asa durante a retirada de sêmen para inseminação.O produtor informou que os clientes que já compraram os ovos de Golias e ainda estavam na lista de espera vão poder ter um exemplar do filho de Golias, Kamaro - que tem 1,17 metro -, ou receber o dinheiro de volta.

Batida entre carros deixa mortos e feridos na BR-418, no sul da Bahia; veículos ficaram destruídos

  • 20 Jan 2020
  • 11:33h

(Foto: Ronildo Brito/Site Teixeira Hoje)

Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas, sendo duas em estado grave, durante uma batida frontal entre os dois carros, na BR-418, altura de Nova Viçosa, cidade do sul da Bahia, no domingo (19).Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu no Km-66. Não há detalhes sobre as circunstâncias da batida. Pelas informações, os dois mortos eram os motoristas dos veículos. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, na mesma região. Já os feridos foram levados para hospitais da região. Não há informações sobre o estado de saúde.

Concurso da PM é realizado em Salvador e interior e tem abstenção de 20%

  • 20 Jan 2020
  • 09:04h

( Foto: Divulgação/Saeb)

As provas objetiva e discursiva do concurso público da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, realizadas neste domingo (19), em Salvador e outros seis municípios baianos, tiveram abstenção de 20,67%.No total, o concurso teve 112,3 mil inscritos, sendo que 89,1 mil compareceram para realizar as provas e Outros 23 mil não se apresentaram nos locais de prova.As avaliações deste domingo correspondem à primeira e segunda etapas do certame e ocorreram em 183 locais, distribuídos entre Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Destes, 45 locais foram na capital e 138 no interior.As provas tiveram cinco horas de duração e contou com 80 questões, entre gerais e específicas, além de uma redação. Ao todo, o certame oferece 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, totalizando 2,5 mil oportunidades para cargos efetivos de nível médio. Mil policiais militares e 250 bombeiros militares terão ingresso em 2020. Os demais serão incorporados ao serviço público em 2021. O certame tem validade de um ano e as convocações irão observar a necessidade da administração pública.Os candidatos podem acompanhar o andamento das demais fases do concurso através do site da empresa responsável pela organização do concurso.

Pesquisadores baianos desenvolvem solução de baixo custo contra parasitas de abelhas sem ferrão

  • 20 Jan 2020
  • 07:02h

(Foto: Reprodução/TV Bahia)

Pesquisadores de uma universidade do sudoeste da Bahia desenvolveram antídoto de baixo custo para combater moscas parasitas que invadem e destroem colônias de abelhas sem ferrão.A solução homeopática foi desenvolvida no laboratório da Casa do Mel da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Após a pesquisa, que levou um ano, eles criaram o antídoto a partir do próprio agente causador, ou seja, o parasita.As moscas que invadem as colônias das abelhas sem ferrão podem extinguir um enxame interior em até 48 horas. “São moscas que se alimentam do alimento que a abelha coleta para sobreviver. Elas se alimentam basicamente de pólen, e elas começam a fazer a postura de ovos dentro dos próprios potes de pólen das abelhas, e se alimentam também desse pólen. Então, em questão de 24 horas, a postura já está estabelecida, e em até 48h esse enxame pode estar completamente comprometido e depenado”, explica Generosa Ribeiro, bióloga e pesquisadora da Uesb que coordenou o projeto. Segundo Generosa para fazer a solução bioterápica, é preciso seguir algumas etapas. “A solução é bem simples, de fácil acesso para todos os produtores. O criador vai coletar o parasita e vai preparar essa solução diluindo e macerando numa solução de álcool de cereais e água destilada, e fazer a diluições e dinamizações necessárias, de acordo com a metodologia que já divulgamos no site da universidade”, afirma. Ainda segundo ela, também é possível manipular a solução homeopática. “O produtor pode chegar com os parasitas vivos, na farmácia, e solicitar do farmacêutico a preparação da solução de 4ch, que é a diluição para se usar nas caixas das abelhas”, acrescenta. O controle biológico não faz uso de substâncias nocivas ao meio ambiente e, além disso, custa apenas R$ 26. Segundo a pesquisadora, os testes já feitos em laboratório e no campo tiveram resultados positivos. “Obtivemos bastante sucesso nesses testes laboratoriais, e também já fizemos aplicação em campo e também obtivemos muito sucesso. Podemos dizer que aqui no nosso laboratório experimental, nós estamos área livre de forídeos, porque estamos usando esse bioterápico desde o ano passado”, diz.

75 integrantes de facção criminosa brasileira fogem de presídio no Paraguai

  • 19 Jan 2020
  • 18:04h

( Foto: Marciano Candia/AP)

Setenta e cinco integrantes de uma facção criminosa brasileira fugiram por um túnel da Penitenciária Regional de Pedro Juan Cabellero, no Paraguai, que fica na fronteira com a cidade brasileira de Ponta Porã (Mato Grosso do Sul), na madrugada deste domingo (19).A ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Perez, informou pela manhã que 91 presos conseguiram escapar da prisão por volta das 4h (3h, em Ponta Porã) e disse que eles são integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Mais tarde, a procuradora Reinalda Palacios declarou que o número de fugitivos foi atualizado para 75, de acordo com o jornal "ABC Color".Uma lista de foragidos brasileiros e paraguaios foi divulgada pelo Ministério da Justiça. Entre eles, estão o brasileiro Timóteo Ferreira, apontado como líder da facção dentro do presídio, e seis supostos integrantes do grupo de matadores de aluguel ligados ao tráfico "Minotauro". Eles atuam na fronteira e na semana passada buscavam deixar a prisão com uma ordem judicial.O Ministério Público informou que vídeos das câmeras de segurança do presídio mostram uma movimentação intensa desde as 4h deste domingo. Para a promotora, é impressionante que os guardas não tenham agido diante das imagens que tinham à disposição.Cinquenta dos detidos estavam em um piso superior e 25 no inferior, onde o túnel foi cavado. Para ter acesso ao piso inferior, os detentos devem passar por um portão, que deve permanecer trancado.O que chamou a atenção dos promotores foi que esse portão estava trancado no momento em que Ministério Público foi visitar o local após a fuga.As autoridades paraguaias investigam se houve uma rede de corrupção que facilitou a fuga. A ordem de captura dos foragidos deve ser emitida em algumas horas. Até a última atualização dessa matéria, nenhum deles havia sido recapturado.

Explosão antes de show do cantor Dilsinho deixa quatro feridos

  • G1
  • 19 Jan 2020
  • 16:03h

(Foto: Reprodução/Instagram)

A explosão de um cilindro de gás carbônico antes do show do cantor de pagode Dilsinho deixou quatro pessoas feridas na madrugada deste domingo (19) em um clube de Indaiatuba (SP). As vítimas estavam em frente ao palco e dois homens tiveram ferimentos graves. Outras duas mulheres tiveram lesões leves.Uma das vítimas, um homem de 24 anos, foi encaminhada ao Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), passou exames e avaliação da equipe médica e permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva. A outra vítima, um homem de 30 anos, foi atendida no Hospital Santa Ignês. De acordo com a unidade médica, ele sofreu cortes na cabeça e nos braços, foi atendido e recebeu alta.O acidente aconteceu em uma casa de show no Clube Nove de Julho, no bairro Cidade Nova, durante a apresentação de um DJ que abria a noite do evento. Segundo informações do boletim de ocorrência, o cilindro de gás carbônico que explodiu estava em uma máquina ao lado do palco e seria usado para efeitos especiais de fumaça.A Polícia Militar foi acionada à 00:50 e a perícia esteve no local para verificar o que causou a explosão. Uma equipe dos bombeiros do clube atendeu os feridos.De acordo com a assessoria do clube, o local tem todos os documentos e vistorias do Corpo de Bombeiros e o espaço foi locado por uma produtora. Informou ainda que o equipamento que explodiu era do músico que faria a segunda apresentação da noite, o DJ Guga, que abriria o show do pagodeiro.Após a explosão, uma equipe dos bombeiros vistoriou os equipamentos no palco, esvaziou os outros cilindros e autorizou a continuação do evento, disse o clube. O DJ Guga se apresentou, mas Dilsinho não subiu ao palco e cancelou a apresentação. Os equipamentos do cantor também foram danificados.No Instagram, Dilsinho lamentou o ocorrido e disse estar assustado. Ele afirmou que vai fazer um novo show na cidade. “Foi uma explosão muito grande, eu ouvi do camarim e todos nós ficamos assustados naquele momento. Soube que tiveram quatro vítimas, ainda não sei o estado dessas pessoas, mas vou procurar saber [...] Estou mexido com o que aconteceu e não estaria 100% para fazer o show hoje para vocês [...] Peço desculpas para quem estava no show, os ingressos estavam praticamente esgotados. A responsabilidade não era nossa, as empresas que trabalham com a gente há muitos anos são muito sérias [...] A gente vai ter uma nova data para se encontrar em Indaiatuba”, disse.

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp neste domingo

  • 19 Jan 2020
  • 14:04h

(Foto: Reprodução/G1)

Usuários do WhatsApp usaram as redes sociais para relatar problemas no funcionamento da plataforma neste domingo (19). Entre as principais reclamações citadas por internautas eram as falhas no envio de mídias como áudios e figurinhas. O site Down Detector, que aglomera relatos de consumidores sobre o status de serviços online, apresentou uma alta no nível de reclamações a partir das 7h49, atingindo seu pico por volta das 10h.O G1 tentou contato com a assessoria da plataforma, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.A falha no funcionamento acabou rendendo memes criados por internautas no Twitter. 

Regina Duarte quer consultar família e deve responder convite de Bolsonaro até segunda

  • 19 Jan 2020
  • 12:01h

(Foto: Reprodução)

Convidada para assumir a Secretaria da Cultura no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a atriz Regina Duarte deve postergar sua resposta até a próxima segunda-feira (20). Antes, ela havia pedido um prazo até este sábado (18).Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a atriz quer consultar sua família antes de tomar qualquer decisão. Embora afirme não se sentir preparada para o cargo, ela admite que tem cogitado a possibilidade por que quer "fazer o que foi preciso para o Brasil dar certo"."Estou com esse convite, não é a primeira vez que eu sou convidada para esse cargo. Me assusta muito porque tem um ministério complicado aí", declarou a atriz na noite dessa sexta (17), em entrevista à rádio Jovem Pan. Nessa fala, Regina se refere ao Ministério do Turismo, pasta à qual a secretaria está vinculada atualmente. O ministro é Marcelo Álvaro Antônio, indicado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de envolvimento em um esquema de "candidaturas laranja" do PSL em Minas Gerais (saiba mais aqui).Com isso, a atriz ainda analisa se vai deixar de ser apoiadora para atuar como integrante desse governo.Ela foi acionada ainda ontem após a repercussão de um vídeo do então secretário, o dramaturgo Roberto Alvim, com referências ao nazismo. Nas imagens, além do cenário e da trilha sonora associada a Adolf Hitler, Alvim parafraseou o discurso do ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels (veja aqui). Inicialmente, o Palácio do Planalto disse que não iria se pronunciar sobre o caso, mas a pressão foi tamanha que Bolsonaro se viu obrigado a exonerar Alvim (saiba mais aqui).

Governo divulga resultado do sorteio eletrônico para mais de 12 mil vagas em cursos técnicos na Bahia

  • 19 Jan 2020
  • 09:07h

(Foto: Divulgação/GovBA)

A Secretaria da Educação do Estado divulgou o resultado do sorteio eletrônico para as 12.395 mil vagas em cursos técnicos na Bahia. O período da matrícula é entre 29 e 31 de janeiro. O início das aulas está previsto para 10 de fevereiro.Os concorrentes podem conferir a lista de sorteados no Portal da Educação. O sorteio eletrônico para vagas dos 45 cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio, ocorreu na sexta-feira (17), no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.Os classificados devem comparecer à unidade escolar para as quais concorreram à vaga com os seguintes documentos: originais e cópias do histórico escolar, cédula de identidade, CPF e comprovante de residência com data recente.As vagas dos cursos ofertados são direcionadas para os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP), Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP) e unidades compartilhadas na capital e em 97 municípios dos 27 Territórios de Identidade.

Bahia: Mulher denuncia agressão de médica ao buscar atendimento para filha

  • G1
  • 19 Jan 2020
  • 07:09h

( Foto: Reprodução/TV São Francisco)

Uma mulher que procurou atendimento para a filha no Hospital Regional de Jaguarari, no norte da Bahia, denunciou que uma médica da unidade de saúde a agrediu.Por conta da demora no atendimento, que, segundo Adriana Cristina Xavier, foi de cerca de uma hora, ela resolveu gravar um vídeo para falar sobre o caso. Quando começou a gravar, com a filha no colo, a médica foi em cima dela para pegar o celular. Adriana ficou com ferimentos nas mãos e nos braços. Não há detalhes sobre a idade da filha de Adriana. A Prefeitura de Jaguarari informou que vai apurar o caso e aplicar as punições devidas.= Adriana detalhou que foi à unidade de saúde após a filha que cair de uma rede e ter febre. Depois de uma hora de espera, ela resolveu questionar a equipe do plantão para saber a previsão de atendimento para a filha. A médica de plantão estava na recepção e, segundo contou Adriana, respondeu que o atendimento não seria feito naquele momento. A mãe da criança então quis saber qual o horário que a filha seria vista por um profissional de saúde. Em seguida, a médica disse que o atendimento não seria realizado. Foi então que Adriana Cristina resolveu pegar o celular e gravar um vídeo, e a agressão aconteceu. Adriana contou também que, após a confusão, a médica ainda pegou o celular dela e levou para uma sala. A Polícia Militar precisou ser acionada para que a médica devolvesse o aparelho da mulher. Adriana disse que foi á delegacia da cidade e registrou um boletim de ocorrência sobre o caso. A Polícia Civil investiga o ocorrido. A criança só foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Senhor do Bonfim, a cerca de 25 km de Jaguarari.

Harry e Meghan deixarão de usar o título de 'alteza real'

  • 18 Jan 2020
  • 19:09h

(Foto: Reuters/Toby Melville)

O Palácio de Buckingham anunciou neste sábado (18) que o príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle - duque e duquesa de Sussex - não irão mais utilizar o título de "alteza real". Além disso, deixarão de receber dinheiro público para os chamados "deveres reais".No comunicado deste sábado, o Palácio de Buckingham afirmou que as mudanças valem a partir do final de março deste ano.A nota possui um trecho assinado pela rainha Elizabeth, de 93 anos. Ela afirma que "Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da minha família". A monarca ainda agradeceu "por todo o trabalho dedicado em todo o país, na Commonwealth e além dela", e diz que está "particularmente orgulhosa de como Meghan se tornou tão rapidamente um membro da família."O trecho assinado pelo Palácio de Buckingham reforça que "embora não possam mais representar formalmente a rainha, os Sussex deixaram claro que tudo o que fizerem continuará a defender os valores de Sua Majestade", e que "são gratos à Sua Majestade e à família real por seu apoio contínuo enquanto embarcam no próximo capítulo de suas vidas". Harry e Meghan ainda deverão reembolsar o governo britânico pelos custos da reforma da residência na qual viviam. As obras foram orçadas em 2,4 milhões de libras, ou R$ 11,6 milhões.Por fim, o Palácio de Buckingham não esclareceu como será o esquema de segurança para o duque e a duquesa de Sussex.

Toffoli determina teto salarial único para universidades estaduais e federais

  • 18 Jan 2020
  • 17:11h

( Foto: Reprodução)

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar (decisão provisória) neste sábado (18) determinando que seja unificado o teto salarial de universidades estaduais e federais do país. Pela decisão, que poderá ser revista pelo plenário da Corte, professores e pesquisadores de universidades como USP, Unicamp e Unesp, que estão ligadas ao governo de São Paulo, terão o mesmo teto de remuneração das universidades ligadas ao governo federal. Segundo o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), um dos que apoiou a ação no Supremo, a diferença salarial pode chegar a R$ 16 mil.A decisão de Toffoli ocorre no recesso judiciário. O caso agora será encaminhado ao relator da ação, ministro Gilmar Mendes. Não há data para o julgamento do mérito pelo plenário do STF.

Chuva deixa cinco mortos no Sul do Espírito Santo

  • G1
  • 18 Jan 2020
  • 15:02h

(Foto: Reprodução/TV Gazeta)

A chuva que atinge os municípios do Sul do Espírito Santo desde sexta-feira (17) deixou cinco mortos em duas das cidades mais afetadas pela força da água: Iconha, onde duas pessoas morreram, e Alfredo Chaves, onde morreram três.As informações foram dadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). No início da manhã deste sábado (18), o governador Renato Casagrande chegou à Iconha para acompanhar os trabalhos da Defesa Civil Estadual.Lá, uma pessoa morreu ao ser levada pela enxurrada, enquanto um homem foi encontrado morto no quintal de uma casa. A suspeita é que ela tenha morrido afogado devido aos alagamentos.Já em Alfredo Chaves, município onde mais choveu até agora (foram 249,2 milímetros nas últimas 24 horas), um casal de idosos morreu soterrado em um deslizamento de terra no bairro Cachoeirinhas. O neto do casal, que também estava em casa, foi resgatado.Uma terceira morte na cidade foi confirmada na comunidade de Recreio, a cerca de 20 quilômetros do Centro de Alfredo Chaves. A prefeitura afirma que uma quarta pessoa encontra-se em estado grave.

Houve 'inconsistências' na correção da segunda prova do Enem 2019, diz ministro da Educação

  • 18 Jan 2020
  • 13:09h

( Foto: Reprodução/Twitter)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou na manhã deste sábado (17) que foram encontradas "inconsistências na contabilização e correção da segunda prova do Enem do ano passado", referindo-se ao Exame Nacional do Ensino Médio, de 2019.Segundo Weintraub, o erro atingiu "alguma coisa como 0,1%" dos candidatos que prestaram o exame. Já Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, afirma que a falha "não vai chegar nem a 9 mil pessoas”.De acordo com o Inep, 3.935.237 pessoas fizeram o Enem 2019 em 3 e 10 de novembro – 72,81% dos 5.095.388 inscritos.“Nós encontramos inconsistências na contabilização e correção da segunda prova do Enem do ano passado. Um grupo muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado quando foram fechados os envelopes. Uma inconsistência fácil de ser consertada. Estamos falando de alguma coisa como 0,1% das pessoas que fizeram, dos milhões [que prestaram a prova]” – Abraham Weintraub, ministro da Educação

O ministro afirmou que o erro está sendo corrigido.

"Apesar de estatisticamente [os participantes afetados] não serem significativos, individualmente não pode haver injustiça como essa. A gente está corrigindo e até segunda-feira será resolvido", afirmou.A abertura da inscrição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que permite aos estudantes concorrerem a vagas em universidades federais pelo país com a nota do Enem está com o cronograma mantido, segundo Lopes. O prazo vai de terça (21) a sexta (24).O Inep criou um email para os candidatos que se sentirem prejudicados enviarem suas dúvidas, diz Lopes. O endereço é [email protected]