Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "10/2013"

BR-030: Mais uma vítima fatal nesta quinta-feira (31)

Quinta | 31.10.2013 | 18h25
Autor: Sudoeste Bahia


Foto Ederson Albert / CN

Por volta das 5 h da manhã desta quinta-feira (31/10) mais um acidente com vítima fatal foi registrado na BR-030, no trecho que liga Caetité a Brumado. Segundo informações, Leandro Ladeia Matos, 29 anos e Márcia Talita A. Marques 23 anos, seguiam viagem com destino à cidade de Vitória da Conquista. O carro, um Fiesta Sedã, placa policial OMG-4526 de Belo Horizonte (MG), era de propriedade da empresa Renova Energia. Ao fazer uma curva na altura do KM 20, o carro supostamente ficou desgovernado, vindo a bater num barranco em quatro lugares diferentes. Na última colisão o veículo capotou ficando virado na pista. Márcia Talita foi socorrida pelo SAMU 192 e conduzida à UPA 24 horas com pequenas escoriações pelo corpo. Leandro Ladeia, que era motorista da Renova, não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer ainda no local. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Policia Técnica, que executou o levantamento cadavérico. O corpo foi conduzido à cidade de Guanambi para liberação posterior aos familiares. Leandro havia se casado há pouco mais sete meses, e deixa viúva sua esposa precocemente. Apenas o laudo final da perícia poderá indicar as reais causas do ocorrido.  Os índices de acidentes nas BRs que cortam a região assustam a população: Mais de 17 pessoas morreram, apenas em outubro de 2013, vítimas de acidentes nas estradas do sudoeste baiano.

Brumado: Campanha do Outubro Rosa chega ao fim com alto índice de conscientização

Quinta | 31.10.2013 | 16h36
Autor: Daniel Simurro I Brumado Urgente


A campanha superou as expectativas (Foto: Ascom I PMB)

A campanha “Outubro Rosa” em Brumado se encerrou nesta quinta-feira (31) e o balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde foi muito positivo, já que milhares de mulheres foram impactadas pelas mensagens de conscientização que foram realizadas durante todo o mês. Por meio de várias atividades, profissionais de saúde difundiram a essência da mensagem, ressaltando a importância da realização da Mamografia. Em todas as unidades de PSFs foram feitas várias atividades com grupos de mulheres, para que as mesmas se tornassem multiplicadoras da mensagem do Outubro Rosa. Um dos pontos altos da campanha foi a grande caminhada que percorreu as principais ruas da cidade, onde foi feita uma junção com o Novembro Azul, que visa conscientizar a classe masculina sobre a necessidade da realização do exame de próstata. Em Brumado os índices do câncer de mama vêm baixando, graças ao trabalho árduo dos profissionais de saúde que vem conseguido transmitir com êxito a mensagem da necessidade da realização do autoexame e também da mamografia. Segundo os primeiros balanços da campanha, os resultados foram acima do esperado, onde se alcançou ótimos resultados na divulgação, que esse ano superou anos anteriores, com uma mídia muito mais abrangente, que englobou cartazes, folders, outdoors, spots, peças publicitárias e manifestações populares. 

‘Sindicato dos Comerciários é apenas cartorial', afirma vereador Édio Pereira

Quinta | 31.10.2013 | 12h33
Autor: Daniel Simurro I Brumado Urgente


O vereador Édio Pereira apontou uma solução para a problemática envolvendo o Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região (Foto: Daniel Simurro I Brumado Urgente)

Recentemente implantado em Brumado, o Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região foi alvo de severas críticas durante a sessão ordinária do Legislativo Brumadense dessa segunda-feira (20). Um dos pontos que mais foi cobrado é que diretoria da entidade é composta por membros do município de Poções, os quais não estariam atendendo a demanda local da categoria, deixando a desejar em sua atuação. Erguendo essa bandeira com maior vigor o vereador Édio Pereira, em seu pronunciamento, abordou a problemática, afirmando que “é um sindicato cartorial que está apenas querendo receber a contribuição sindical dos comerciários de Brumado e que não faz o trabalho que deveria ser feito”. Pereira ainda fez questão de frisar que “conhecedores da situação, aproveitamos para comunicar que já foi feita uma solicitação da carta sindical no Ministério do Trabalho em Brasília por meio do deputado Daniel Almeida que está se empenhando para que esse problema seja resolvido, já que as reclamações são constantes”. O parlamentar ainda destacou que “nós estamos aguardando com muita positividade que essa carta seja obtida o quanto antes, para que tenhamos um sindicato legítimo, que defenda de forma tenaz os interesses dos comerciários brumadenses e não queira somente absorver as contribuições sindicais”.  

Brumado: Campus XX da Uneb realiza IV SELL

Quinta | 31.10.2013 | 10h05
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A abertura do seminário foi feita diretor José Manuel Castrillon (Foto:Láercio de Morais / Brumado Urgente)

O brasileiro ainda é um povo que tem um índice de leitura baixo, ainda mais se for comparado a países europeus, que sempre valorizaram em sua história esse hábito tão importante. Visando mudar essa realidade e chamar a atenção, principalmente de seus discentes, mas também dando um enfoque importante para o tema a nível institucional, a Uneb idealizou o projeto SELL – Seminário de Estudos Linguísticos e Literários, o qual já está em sua quarta edição, comprovando o sucesso do mesmo. O evento teve a sua abertura na noite da última terça-feira (29), com a presença de várias autoridades, docentes, inclusive de outras universidades renomados do país, diretores, palestrantes e alunos.  Com encerramento nesta quinta-feira (31) à noite o SELL ofereceu conferências de alto nível, ministradas por professores da entidade e de outras instituições universitárias, além de mesas-redondas, minicursos e oficinas, sempre tendo como enfoque principal a democratização da leitura. O evento se encerra nesta noite, sendo que durante o dia ocorrerão ministrações de vários minicursos e palestras. As primeiras avaliações dos organizadores é que o seminário superou as expectativas. 

Importantes palestras foram ministradas (Foto: Laércio de Morais / Brumado Urgente)

Artigo Opinião: Segurança Pública. Onde vai dar esse caminho?

Quinta | 31.10.2013 | 09h37
Autor: Dr. Cleio Diniz


Dr. Cleio Diniz é articulista do Brumado Urgente

Uma coisa é certa, somente o tempo, através da história demonstra irrefutavelmente o resultado das decisões tomadas. No caso em questão, a segurança pública e as soluções adotadas pela gestão pública tem se mostrado cada dia mais distante da necessidade e anseio da sociedade prevalecendo no resultado a criminalidade em detrimento da tranquilidade da sociedade. Em fevereiro de 2001, a Revista Veja (Editora Abril, edição 1686, pg 86/93) publicou uma matéria onde o título de capa era “Impunidade – Livres Para Matar”. Uma síntese da matéria vinha estampada na capa, sendo o resultado de uma pesquisa alarmante, mas que pelo visto não foi levada a sério, nem pelas autoridades, nem pela população. Dizia a pesquisa que:” De cada 100 assassinos, ladrões e estupradores,  a polícia prende 24, a justiça condena 5 e só um cumpre a pena até o fim”. No interior da revista, a matéria abria com o título: “Somos todos reféns”. Tal resultado por si só é um incentivo a criminalidade e um desespero para o cidadão, direcionando o foco da questão para um futuro sombrio. 12 anos se passaram e verificamos que a política adotada para a segurança pública não surtiu o efeito esperado, certo é que a questão da segurança pública tem se agravado. Podemos estender este cenário a outras searas da criminalidade que não sejam aqueles dotados da violência física, mas que na onda da impunidade são incentivados. Apesar de acenar com a máxima de que o crime compensa ainda nos respaldamos nos valores morais e familiares profundamente enraizados, todavia tais conceitos diariamente confrontados com a inversão de importância e conquista onde se valora a lei de Gerson, ou seja, o princípio do mais esperto se sobrepõe ao princípio da retidão. O grande Rui Barbosa, em uma de suas celebres frases lecionou que "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." Perante o resultado divulgado pela revista veja, e pelo quadro que atualmente vivemos, nos é permitido acreditar que o mestre Rui Barbosa era um visionário, um vidente. Certo é, que o caminho que trilhamos não nos conduzira ao objeto tão cobiçado – A Segurança e Tranquilidade de outrora.

Vereador Catoze faz apelo ao Executivo para convocação dos GMs aprovados no último concurso público

Quinta | 31.10.2013 | 08h27
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O vereador ressaltou a importância da convocação dos GMs durante o seu pronunciamento (Foto: Daniel Simurro I Brumado Urgente)

Em um pronunciamento bem contundente o vereador Catoze (PT) fez um apelo ao Executivo Municipal para que sejam chamados com urgência os candidatos à Guarda Municipal aprovados no último concurso público. Segundo ele ainda existem 13 guardas para serem chamados e o prazo de contratação já está se expirando.  A sua argumentação teve como base os últimos incidentes que ocorreram no parquinho infantil da Praça Coronel Zeca Leite, onde faltou a presença de guardas municipais para que os brinquedos não fossem danificados. “A presença de guardas municipais nas praças públicas é muito importante para a conservação do patrimônio público”, alegou e ainda emendou dizendo que “não adianta construir e reformar equipamentos públicos e deixá-los sem vigilância, já que em Brumado, infelizmente, ainda temos um índice de vandalismo muito alto”. Catoze arrematou citando que “a administração municipal vem se mostrando sensível em várias de nossas reivindicações, então, esperamos contar com a compreensão para essa causa tão importante e que se convoque com urgência os guardas municipais aprovados no último concurso, para que se reforce ainda mais esse setor tão importante para a manutenção do patrimônio público”. 

Vereador José Carlos de Jonas participa ativamente do PED 2013

Quinta | 31.10.2013 | 08h01
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O vereador José Carlos de Jonas (direita) ao lado do presidente da Câmara de Vereadores de V.Conquista Fernando Jacaré (Foto: Assessoria Parlamentar)

Mostrando cada vez sintonia partidária, o vereador José Carlos de Jonas (PT) vem ampliando a sua agenda de compromissos, dando uma atenção muito especial aos eventos partidários, fortalecendo e muito a sua relação funcional. Dando prosseguimento às suas atividades nesse sentido o vereador esteve participando ativamente, representando o município de Brumado, do debate que aconteceu no último final de semana em Vitória da Conquista, no qual estiveram presentes os 5 candidatos que disputam as eleições internas do PT na Bahia, dentro do processo do PED 2013.  Acompanhado da sua assessora parlamentar Terenilda Dias e do suplente de vereador José Luiz Alves Ataíde, o vereador fortaleceu as suas alianças, mostrando grande sincronia à candidatura de Everaldo Anunciação, que segundo ele “é o que reúne melhores condições para vencer o pleito”. Dezenas de prefeitos e lideranças políticas de toda a região estiveram presentes ao encontro que aconteceu na Câmara de Vereadores, onde os debates foram acirrados em cima das propostas, mostrando assim a pluralidade de ideias que fazem parte da estrutura petista. Muito confiante na vitória de Everaldo, ele falou ao Brumado Urgente que “pelo que acompanhamos até agora Everaldo irá se sair vitorioso, pois, além de contar com apoios de peso, ele tem as melhores propostas para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito pelo PT na Bahia”.  Na oportunidade ele aproveitou para estreitar ainda mais o seu contato com o presidente do Legislativo de Vitória da Conquista, Fernando Jacaré, que vem se mostrando muito receptivo na busca de recursos para a toda a região sudoeste. 

O grupo brumadense ao lado dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira (Foto: Assessoria Parlamentar)

Polícia Federal irá realizar manifestação 'Dia das Bruxas'

Quinta | 31.10.2013 | 06h47
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Reprodução)

Policiais federais de todo o país prometem realizar uma manifestação nesta quinta-feira (31), intitulada “Dia das Bruxas”, em alusão ao halloween. Entre os atos programados está a presença de agentes vestidos como monstros em aeroportos de todo o país e distribuição de panfletos com críticas a presidente Dilma Rousseff, por “um boicote oficial aos agentes federais como castigo pelas operações anticorrupção”. Em nota, o sindicato nacional da categoria afirma que nas cidades de todo o Brasil, inclusive Salvador, os protestos vão acontecer em frente às sedes da PF, que na capital baiana fica em Águas de Meninos. Atendimentos emergenciais serão mantidos para “não prejudicar a população”. “Pesquisa realizada recentemente com 1.732 policiais federais revelou que 94% dos policiais federais acredita que a atual falta de investimentos na Polícia Federal é um castigo pelas investigações sobre corrupção. E segundo dados oficiais do Ministério do Planejamento, é fácil perceber que os agentes receberam na última década a metade dos reajustes concedidos às demais carreiras do Executivo, o que tem causado uma evasão recorde de servidores”, diz a nota do sindicato. A entidade classifica como “sucateamento institucional” a redução no orçamento da PF, em especial nos terminais aéreos.

Após aprovação na CCJ, projeto que limita tempo de prisão em delegacias vai para votação em plenário

Quinta | 31.10.2013 | 06h30
Autor: Informações da Agência Estado.


Um Projeto de Lei (PL) que proíbe presos de permanecerem por mais de 72 horas em delegacias foi aprovado nesta quarta-feira (30) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e segue agora para votação em plenário. A proposta, da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), transforma as unidades policiais em pontos de triagem e transição de detentos. Segundo o PL, em caso de prisão em flagrante, o preso poderá ficar na carceragem apenas no período da lavratura da ocorrência. Depois, ele será levado a uma penitenciária. O texto ainda prevê que a escolta de presos provisórios já ingressos no sistema penitenciário e condenados deverá ser feita por policiais militares ou agentes penitenciários. Outros órgãos só poderão fazer o deslocamento de detentos em casos excepcionais e com ordem da Justiça. 

Mega-Sena acumula novamente e prêmio já chega a R$ 45 milhões

Quinta | 31.10.2013 | 06h25
Autor: Brumado Urgente


Mais uma vez não houve acertadores na faixa principal da Mega-Sena. O concurso 1.543 foi sorteado na noite desta quarta-feira (30) em Osasco (SP), em estúdio de TV, e acumulou. Com isso, o prêmio para a sexta-feira - sábado é feriado de Finados e não haverá sorteio - ficará em R$ 45 milhões. Confira as dezenas sorteadas nesta quarta: 07 - 15 - 20 - 23 - 30 - 41. A quina teve 182 acertadores, que ganharão R$ 21.370,06 cada um. Outros 13.138 fizeram a quadra, e vão levar R$ 422,91 cada.

Brumado Indoor 2013: Planet Show II passa por reestruturações

Quarta | 30.10.2013 | 19h07
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O promoter Ney Trindade e o empresário Paulo César Lin acompanhando as equipes que estão efetuando as adequações (Foto: Daniel Simurro I Brumado Urgente)

O novo templo da diversão em Brumado está passando por várias modificações, as quais estão dando à estrutura do local, uma qualidade ainda maior. Por exigência das produções dos cantores Pablo do Arrocha e Saulo Fernandes, a casa de espetáculos que irá receber a 4ª Edição do Brumado Indoor, - uma das festas mais badaladas da região -, está sendo adaptada para comportar um público aproximado de 7 mil pessoas, acomodadas em dois ambientes. A produção dos artistas esteve no Planet Show II nesta semana para acompanhar as obras que estão sendo realizadas visando à otimização do espaço, numa parceria com o empresário André Leite, da ÉShow Estruturas. Estão sendo feitas a elevação da parte superior do palco, sendo construídos mais sanitários, novos bares e também uma área elevada onde ficarão os policiais, já que a segurança é uma das prioridades elencadas pela produção para os eventos.  O Brumado Urgente esteve na manhã desta quarta-feira (30) no local e falou com o promoter Ney Trindade que fez questão de dizer que “o nosso trabalho sempre esteve pautado na excelência, por isso não estamos medindo esforços para dotar o Planet Show II de uma megaestrutura, já que iremos receber os grandes shows que acontecem no Brasil, como o que irá ocorrer no próximo dia 1º de dezembro, com três grandes sucessos da música da atualidade, Pablo, a voz romântica do Brasil, Saulo Fernandes, que agora está em carreira solo e o fenômeno do sertanejo universitário Torres da Lapa”. O promoter ainda fez questão de frisar que “o Brumado Indoor foi um projeto que trouxemos para cá em 2010 e, logo de início, mostrou que se tornaria um dos grandes eventos de toda a nossa região. Agora nesta quarta edição isso já foi comprovado com atrações de primeira linha”. E finalizou destacando que “após o Brumado Indoor realizaremos outro grande evento no dia 19 de janeiro que reunirá os cantores Léo Magalhães e Gabriel Gava, que hoje estão no topo da lista de sucessos da música sertaneja brasileira”.

Dica da Semana do Rei do Som

Quarta | 30.10.2013 | 17h04
Autor: Divulgação


Seu Driver (corneta) ou Tweeter parou de funcionar? Não se preocupe, a Equipe REI do SOM resolve o seu problema. Temos uma infinidade de marcas e modelos de reparos originais e paralelos à sua disposição pelo menor preço do mercado. Confira já os melhores produtos e ofertas de reparos de Driver e Tweeters na loja REI do SOM!

Vereador Zé Ribeiro repete indicação para colocação de redutores de velocidade no Bairro do Esconso

Quarta | 30.10.2013 | 15h20
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgentea


(FotoMontagem: Brumado Urgente)

Desde a sua primeira indicação 123, em 18 de outubro de 2011, ou seja, há dois anos, o vereador José Ribeiro Neves (PT) já tinha acenado para a urgência de se colocar 3 redutores de velocidade nas avenidas: Cleóbolo Meira Leite e Beltrão Gomes Ataíde, que faz a ligação entre a Avenida Centenário e a BR-030. Na época o então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos não atendeu a indicação do vereador. Hoje o local estaria, segundo o vereador, oferecendo um perigo ainda maior aos moradores do Bairro Esconso, já que está havendo um crescimento significativo na região, aonde várias residências vêm sendo construídas, bem como pontos comerciais, fazendo com que o tráfego tivesse uma considerável elevação e, em consequência disso, o número de acidentes vem aumentando de forma preocupante. Visando diminuir o número de acidentes e preservar a vida humana no local, o vereador Zé Ribeiro protocolou uma nova indicação (361/2013) nesse sentido, nesta quarta-feira (30), desta feita solicitando a instalação de 6 redutores. A indicação será votada na próxima segunda-feira (04) durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Desta feita o vereador espera que a obra seja realizada por parte do Executivo Municipal. 

TV Sudoeste vai ao CRM e entrevista jovem Wallas Pereira

Quarta | 30.10.2013 | 14h29
Autor: Brumado Urgente


Afiliada da Rede Globo veio a Brumado registrar a emocionante história do jovem que pediu para ser preso para ficar livre das drogas (Foto: Divulgação)

A história do Wallas Pereira que foi registrada com grande amplitude pela mídia local, acabou chamando a atenção da afiliada da Rede Globo de Televisão, a TV Sudoeste, que esteve em Brumado na manhã desta quarta-feira (30) para fazer uma matéria com o jovem, que acabou se tornando um exemplo de fé e perseverança na busca de se libertar da dependência das drogas. Wallas foi à sede da 20ª Coorpin pedindo para ser preso, alegando não suportar mais a vida de “escravidão” que estava vivendo. Com a pronta intervenção do repórter Lai Amorim, o presidente do AA de Brumado, Manoel “Patinha” Gonsalves, largou tudo que estava fazendo para levar o jovem imediatamente para o Centro de Recuperação Metanóia, que é mantido pela Igreja Evangélica Missões do Evangelho Pleno. Passados cerca de 15 dias, já fica patente a mudança comportamental e psicológica de Wallas, que agradece o apoio dos parceiros em sua luta de se ver livre dos tóxicos. A reportagem da TV Sudoeste de um enfoque especial para o fato dele servir de exemplo para milhares de jovens que passam pela mesma situação e deverá ir ao ar Hoje a noite (30) ou amanhã (31).

O coordenador do Centro de Reabilitação Metanóia, Bispo Júnior Lima, falou dos desafios em se manter uma instituição como essa (Foto: Divulgação)

Vereador José Carlos de Jonas se encontra com gerente regional da Embasa

Quarta | 30.10.2013 | 12h06
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Parlamentar foi se inteirar sobre situação de vários sistemas de abastecimento no meio rural

Dando continuidade à sua agenda de compromissos o vereador José Carlos de Jonas esteve essa semana na sede da Embasa para acompanhar o processo de liberação de vários sistemas de abastecimento para o meio rural de Brumado. Ele teve um encontro com o gerente regional do órgão, José Olímpio Cardoso que prestou alguns esclarecimentos pertinentes a essa questão. Segundo o vereador “o encontro foi muito proveitoso, já que pudemos obter informações importantes sobre a situação, a qual já começa a ter a sua resolução pela Embasa”. Ressaltando o seu compromisso com a população da zona rural, ele destacou que “a nossa luta pela ampliação do abastecimento em várias localidades do interior do município é uma constância de nosso mandato parlamentar. Inúmeros resultados positivos têm sido obtidos o que mostra que estamos no caminho certo”. O parlamentar citou que “desta feita o gerente regional da Embasa nos mostrou o andamento dos sistemas do Espinheiro, Campo Seco Velho, Rasta Pé, Queimada Grande e Cachoeira. Ficamos muito otimistas com as informações passadas já que ele nos reportou que o problema se encontrava em duas bombas que estão sendo revisadas e serão logo instaladas na estação de tratamento de água do Bairro São Jorge, bombeando água para as comunidades citadas e também para o município de Malhada de Pedras”. 

Dell Esportes anuncia grande Oportunidade

Quarta | 30.10.2013 | 09h59
Autor: Izidy Ramel Comunicação


(Foto: Divulgação)

Em todas as ocasiões a DELL ESPORTES E CALÇADOS, uma loja atual, disponibiliza grandes oportunidades para os seus clientes adquirirem produtos de qualidade e com preços justos. Dessa vez a boa notícia se refere a roupas e acessórios masculinos e femininos para ciclistas e todas as pessoas que gostam de dar um passeio de bicicleta trajando peças confortáveis. Como todos sabem a DELL ESPORTES E CALÇADOS está prontinha para recebe-los lá na Praça Armindo Azevedo, 508 – Próximo à Igreja Matriz. 3441-7345 – DELL ESPORTES E CALÇADOS

(Foto: Divulgação)

Brumado: Carreta derruba poste e deixa até a 34ª CIPM às escuras

Quarta | 30.10.2013 | 08h38
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O poste foi ao chão próximo de um posto de combustíveis e de um hotel na cidade (Foto: Darlan Ribeiro / Brumado Urgente)

Um fato que está ficando cada vez mais comum em Brumado e que acaba causando grandes transtornos para empresas e população são os descuidos dos motoristas de carretas, na sua maioria de fora da cidade, que, ao manobrarem acabam danificando postes de alta tensão. Após uma grande dor de cabeça causada por um motorista catarinense que colidiu com um poste na Praça Heráclito Cardoso alguns dias atrás, desta feita o fato se repetiu na Avenida Centenário, na saída para a BR-030, onde uma carreta derrubou um poste deixando toda a região às escuras. O acidente ocorreu por volta das 19:45 horas e prejudicou até a 34ª CIPM que teve os seus serviços prejudicados pela falta de energia. Moradores, principalmente do Bairro Novo Brumado, tiveram que sair às ruas, já que o calor era intenso, esperando que a energia retornasse o mais rápido possível. Segundo informações até por volta das 23 horas os serviços ainda não tinham sido restabelecidos. 

As ruas ficaram totalmente escuras e os moradores preocupados buscavam informações sobre o que tinha acontecido (Foto: Darlan Ribeiro / Brumado Urgente)

Repasse do FPM vai disponibilizar mais dinheiro para os municípios nesta quarta-feira (30)

Quarta | 30.10.2013 | 08h05
Autor: Brumado Urgente


(Reprodução)

As prefeituras vão receber nesta quarta-feira, 30, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro decêndio de outubro. O valor a ser creditado será de R$ 1.366.364.966,69. O montante considera a retenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O repasse é 21,93% maior do que a projeção divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) no começo do mês. Estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que, em valores brutos, sem a porcentagem destinada à Educação, o repasse é de R$ 1.707.956.208,36. Com esse resultado, o mês de outubro fechou com o montante de R$ 4.662.221.728,78. O valor representa, em termos reais, 3,1% a mais do que o distribuído em outubro de 2012. Com o aumento em relação a outubro do ano passado, no acumulado do ano, o FPM apresenta aumento real de 1,5% em relação ao ano passado. De janeiro até agora, o Fundo soma R$ 57,2 bilhões. A projeção do Tesouro Nacional de novembro em relação ao mês de outubro é de um crescimento de 34%. Para o mês de dezembro, espera-se um aumento de 12% em relação ao mês de novembro.

Estiagem prolongada deixa reservatórios secos no Nordeste

Quarta | 30.10.2013 | 08h01
Autor: UOL


Reservatórios estão ficando cada vez mais vazios (Foto: Reprodução)

O prolongamento da estiagem no Nordeste deixou a maioria dos reservatórios de água em situação crítica e ameaça o abastecimento dos moradores de algumas cidades da região nos próximos meses. A falta de acúmulo de água pelas poucas chuva é apontada por especialistas como um dos principais problemas a média prazo causados pela seca que atinge a região desde o final de 2011. A atual estiagem, segundo o governo, foi responsável pela morte de 4 milhões de animais somente em 2012. A situação das barragens e açudes de abastecimento é preocupante em pelo menos cinco Estados, segundo dados colhidos pelo UOL com os institutos de recursos hídricos e meio ambiente. Ao todo, oito dos nove Estados do Nordeste estão em área do semiárido e sofrem com a seca. "Em 2013, por exemplo, a região enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos, com mais de 1.400 municípios afetados", disse o meteorologista Humberto Barbosa, da Universidade Federal de Alagoas. 

Comunicado: Atualização do Brumado Urgente

Terça | 29.10.2013 | 17h47
Autor: Daniel Simurro I Brumado Urgente


Em primeiro lugar queremos agradecer a compreensão de nossos milhares de leitores, os quais mostraram a fidelização ao nosso trabalho com inúmeras mensagens de apoio e incentivo.  Toda mudança traz em seu bojo alguns transtornos, então, lamentamos os dias que ficamos sem atualização, mas, podemos garantir que, nesse período foram efetuadas mudanças representativas, as quais objetivam uma melhor dinâmica e uma estrutura bem mais moderna ao Brumado Urgente. Estamos agora com uma interface atualizada, numa evolução em designer e eficácia, que irá proporcionar aos leitores uma praticidade muito maior para obter as informações. Acreditamos na força do trabalho e vamos continuar pautando as nossas atividades sempre buscando a superação. Obrigado.