Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "08/2014"

Comitê popular anuncia plebiscito da Constituinte pelas ruas de Brumado

Domingo | 31.08.2014 | 12h40
Autor: Modera


(Foto: Divulgação Modera)

Anunciando o Plebiscito da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, de 1º a 7 de Setembro, o Comitê Popular de Brumado esteve nas ruas da Cidade de Brumado, na manhã do último dia 29 de agosto, realizando panfletagem. Estiveram na atividade, membros do MODERA, da Associação Divina Providência e do Levante Popular da Juventude, sendo essas entidades, integrantes do Comitê Popular. A panfletagem foi feita em grandes logradouros da Cidade, como a Avenida Centenário e a Praça Teófilo Alves de Lima (Praça do Mercado) onde estava ocorrendo a feira livre, acompanhada de um carro de propaganda volante, reproduzindo o jingle do Plebiscito e músicas de protesto social. O Plebiscito em Brumado acontecerá a partir das 08:00 horas desta segunda-feira, dia 1º, com urnas instaladas na Associação Divina Providência, Associação dos Aposentados, Casa do Monsenhor e na Rádio Nova Vida. A meta do Comitê Popular é conseguir 5000 votos até o dia 7. O MODERA entendendo que a revisão do Código Florestal em 2012 não foi nada mais que a intervenção do poder econômico do agronegócio, restringindo as Áreas de Preservação Permanente para se apropriar de mais terras, engajou-se no Plebiscito no sentido de se conquistar mecanismos que garantam legitimidade à democracia brasileira e assim se proporcionar a aprovação de políticas públicas pela conservação do meio ambiente e o avanço para a construção de uma sociedade justa, livre, solidária e sustentável.

Flagras da Estrada: O 'Horiente' é aqui?

Domingo | 31.08.2014 | 12h04
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


A cena realmente chamou a atenção dos motoristas (Foto: Alessandro Silva | Reprodução Facebook)

As estradas da Bahia, além das belíssimas paisagens, também vêm proporcionando cenas interessantes, que muitas vezes chamam realmente a atenção dos curiosos, que, nesta era da revolução tecnológica, se propagam com extrema velocidade. Um post publicado na manhã deste domingo (31) pelo empresário brumadense Alessandro Silva, que é leitor do Brumado Urgente e que está sempre conectado ao mundo digital, acabou ganhando uma grande repercussão, já que tinha como atrativo uma empresa que no decorrer dos anos se tornou alvo de muitas críticas e reclamações dos seus usuários. Em seu comentário ele citou que “viajando encontrei esse ônibus e o que me chamou a atenção é que pintaram o nome da empresa errado. Ou não tem ninguém que percebeu isso ou isso não tem importância”. No registro fotográfico o nome em questão realmente chama a atenção, pois está escrito “Novo Horiente”, o que gera duas linhas reflexivas. Ou realmente foi um erro, ou poderia até ser uma empresa clandestina que resolveu usar o referencial da imagem e distorcê-lo para atrair os seus clientes. De todas as formas o registro chama mesmo a atenção e causa até um questionamento: “Será que o Horiente é aqui?” 

Educação brasileira só será boa quando garantir a todos o direito de aprender

Domingo | 31.08.2014 | 11h29
Autor: João Batista Araujo e Oliveira


Ensino fundamental (Thinkstock/VEJA)

A maioria dos prefeitos determina em qual escola o aluno deve estudar. Isso se dá quase sempre em função do local de residência. É um critério baseado na eficiência com o objetivo de reduzir transtornos e custos com transportes. Esse critério também permite racionalizar a rede de escolas. Até aí, tudo bem. O problema começa quando aparecem os resultados. Sempre que os dados de avaliações nacionais são divulgadas, é possível notar que as redes são desiguais. Ou seja, a avaliação de 5º ano de língua portuguesa da Prova Brasil, por exemplo, mostra que existem escolas com 150 pontos, enquanto outras atingem 250 pontos. Isso significa que, quando o prefeito determina onde o aluno vai estudar mas não assegura um padrão minimo de qualidade, ele cria dois problemas. 

Brumado: Investigações sobre corpo encontrado em matagal são estão bem avançadas

Domingo | 31.08.2014 | 09h48
Autor: Brumado Urgente


(Imagem: Brumado Urgente)

Um corpo encontrado no matagal na tarde deste sábado (30) levantou uma série de questionamentos e colocou a inteligência da Polícia mais uma vez em ação. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, o corpo foi encontrado no quilômetro 05 da estrada interna da Magnesita, local conhecido como “Cascalheira”. A identificação foi feita pela própria mãe da vítima como sendo de Marcos Antônio Aquino Silva, conhecido como Timbal, o qual, muito provavelmente foi morto no próprio local já na sexta-feira (29), pois já havia sinais claros de decomposição. A investigação comandada pelo competente delegado Claudio Marques manteve a tradição de alta resolutividade na elucidação dos homicídios em Brumado e, já nesta segunda-feira, deverá estar com o caso totalmente solucionado. Os indícios são de que o crime foi motivado por uma rixa antiga. O corpo já foi necropsiado e o levantamento cadavérico comprovou disparo de arma de fogo como causa da morte. 

Segunda dose da vacina HPV começará a ser oferecida a partir de amanhã (01)

Domingo | 31.08.2014 | 08h23
Autor: Da Redação


O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (29) que a partir do dia 1º de setembro, próxima segunda-feira, meninas de 11 a 13 anos começam a receber a segunda dose da vacina contra HPV (papilomavírus humano). A vacinação será disponibilizada nas unidades de saúde e escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Nos três primeiros meses de vacinação da primeira dose, iniciada em março de 2014, mais de 4,1 milhões de meninas foram imunizadas no País. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose da vacina, após cinco anos. A vacina começou a fazer parte do calendário de vacinação neste ano para todas as meninas que completam 11 anos e a partir de 2016, deverá ser disponibilizada para as meninas a partir de 9 anos. O HPV é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo do útero, terceiro tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil. 

Mulher descobre que está grávida de quadrigêmeos durante parto

Domingo | 31.08.2014 | 08h15
Autor: Correio


Pai das quatro bebês, Odair Cândido achava que teria só duas gêmeas (Foto: Reprodução/Aline Machado/Top Mídia News)

Uma indígena de 37 anos descobriu que estava grávida de quatro bebês, ao invés de dois, somente na hora do parto. Denir Campos deu entrada em uma maternidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, acreditando que daria à luz a gêmeos de parto normal. Durante um ultrassom feito no pré-natal, os médicos só viram duas crianças. "Só fui saber da novidade na hora do parto. Achei que eles estavam brincando, mas depois veio outra menina ainda", disse Denir em entrevista ao G1 Mato Grosso do Sul. A dona de casa ficou em estado de choque com a notícia. Toda a equipe médica ficou chocada com a descoberta durante o parto. "A surpresa foi muito grande, por vários motivos. Primeiro porque as bebês nasceram de 31 semanas, segundo porque foi de parto normal e terceiro porque dividiam a mesma placenta", contou a assistente social da maternidade, Taline Mara Bronza, para o portal. Mas as quadrigêmeas Elizabete, Eliza, Elizangela e Elizete nasceram em um intervalo de 10 minutos. Elas pesavam entre 890 gramas e 1,17 quilo, sendo levadas em seguida para a UTI Neonatal, onde devem permanecer pelas próximas semanas enquanto ganham peso. Ainda não há previsão de alta para as quatro bebês. Denir e o marido Odair Cândido, que moram em um assentamento na cidade de Anastásio, já têm sete filhos. A família está sendo auxiliada pela Casa de Apoio à Mãe Gestante, que pede doação de fraldas descartáveis e roupas de moradores da região. 

Brumado: Longas filas e muita reclamação no caixa eletrônico do Bradesco

Sábado | 30.08.2014 | 12h57
Autor: Brumado Urgente


As filias eram grandes por volta das 10 horas e muitos clientes não escondiam a insatisfação pela demora no atendimento (Foto: Brumado Urgente)

A novela das constantes reclamações dos clientes e usuários dos serviços do Banco Bradesco nos finais de semana continuou com mais intensidade na manhã deste sábado (30), onde centenas de clientes não escondiam a sua insatisfação pelas longas filas que causou uma grande demora para a realização das operações. O terminal de auto-atendimento está passando por uma mudança estrutural, visando à melhoria dos serviços, mas, neste momento, devido às obras, o efeito desejado ainda não foi alcançado. A demora também coincide com a data do pagamento dos funcionários da prefeitura, que foi feito ontem, mas, parece que todos os servidores deixaram para esta manhã para realizar os saques, o que causou o congestionamento. A previsão é que a demora e a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos que eram uma constante, venham a ser minimizada depois que a alteração estrutural for toda concluída. 

Algumas modificações estruturais ainda continuam sendo feitas, mas o objetivo é a melhora no atendimento (Foto: Brumado Urgente)

Na companhia de Lídice, Eduardo Vasconcelos vai ao FIB e faz 'selfie' com Gilberto Gil

Sábado | 30.08.2014 | 09h21
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


Lídice e Eduardo em momento de selfie com Gilberto Gil

Comprovando que está “antenado” com tudo o que acontece de interessante na Bahia, o candidato a vice-governador pelo PSB, engenheiro Eduardo Vasconcelos, fez questão de comparecer ao primeiro dia do Festival de Inverno Bahia. Acompanhado da senadora Lídice da Mata, Eduardo assistiu a todos os shows que aconteceram na noite desta sexta-feira (29) da 10ª Edição do FIB, que está acontecendo em Vitória da Conquista. Muito animados e confiantes que irão para o segundo turno das eleições na Bahia, Lídice e Eduardo, aproveitaram e entraram na onda do momento e fizeram um selfie com Gilberto Gil, que foi uma das atrações da noite. 

Comandante geral da PM/BA faz elogios à linha editorial do Brumado Urgente

Sábado | 30.08.2014 | 08h51
Autor: Brumado Urgente


O coronel Alfredo Braga de Castro fez questão de elogiar a linha editorial adotada pelo Brumado Urgente (Foto: Brumado Urgente)

Após a entrevista coletiva, onde estiveram participando os principais blogs de notícias de Brumado, o comandante geral da PM, coronel Alfredo Braga de Castro, fez questão de fazer uma menção elogiosa ao trabalho e a linha jornalística adotada pelo Brumado Urgente. Ele aproveitou para citar que o lado crítico da imprensa à Polícia acaba sendo positivo, já que existe sempre a busca pelas melhorias dos serviços prestados à população. “Sabemos que o Brumado Urgente adota um criticismo em sua linha editorial, o que mostra que existe uma contextualização das informações, o que acaba sendo positivo, pois ninguém está isento de receber críticas construtivas”, destacou o coronel Alfredo Castro. Ele ainda citou que “acompanhamos de perto o trabalho da imprensa online de Brumado que é excelente, por isso expresso o meu reconhecimento ao trabalho do Brumado Urgente que vem tendo um destaque importante neste cenário da informação regional”.  

Comandante geral da PM/BA visita as instalações da 34a CIPM

Sábado | 30.08.2014 | 07h43
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O coronel Alfredo Braga de Castro foi recepcionado com as tradicionais honras militares (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Aproveitando a sua vinda a Brumado, o comandante geral da PM/BA, major Alfredo Braga de Castro, que veio participar das inaugurações do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, fez também, a convite do major Silvio Berlink, uma visita às instalações da 34ª CIPM. Recepcionado pelos oficiais que atuam na companhia, o comandante gostou do que viu e elogiou muito a organização e o zelo do local. Ele foi levado a conhecer os novos compartimentos e a sala de monitoramento eletrônico, a qual está sendo otimizada para melhorar a segurança em Brumado. Após a visita, acompanhado dos outros oficiais que vieram para participar da cerimônia da PRE, o coronel Alfredo Castro se dirigiu à Vila de Catiboaba, onde foi servido um almoço de confraternização. 

Os oficiais num momento de confraternização (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Datafolha: Marina empata com Dilma e ganharia segundo turno

Sábado | 30.08.2014 | 07h14
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

Em novo levantamento realizado pelo Datafolha, finalizado na noite desta sexta-feira (29), aponta para a presidente Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) tecnicamente empatadas no primeiro turno. Cada candidata teria 34% das intenções de votos. Aécio Neves (PSDB) estaria na terceira posição com 15% dos votos. O fortalecimento de Marina atinge diretamento o PSDB. Em um possível segundo turno, a ex-senadora, que ocupa a vaga após a morte de Eduardo Campos em um acidente aéreo, venceria a petista com 10% de diferença: 50% a 40%. Na pesquisa realizada pelo instituto logo após a morte de Campos, Marina aparecia com 21% das intenções. Em duas semanas, a socialista cresceu 13 pontos.Na simulação de segundo turno com o tucano, Dilma venceria por 48% a 40%. Os outros candidatos, juntos, somam 3%. Os votos em branco somam 7%, bem como os indecisos.

Brumado Urgente preparado para a cobertura do Festival de Inverno 2014

Sexta | 29.08.2014 | 19h26
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O repórter fotográfico Max Moreno já está devidamente cadastrado para fazer a cobertura do FIB 2014 (Foto: Brumado Urgente)

O Brumado Urgente volta à cena da suíça baiana para uma nova cobertura da edição histórica do FIB - Festival de Inverno Bahia edição 2014. O repórter fotográfico Maxuel Graia, mais conhecido como Max Moreno já está devidamente cadastrado e já na noite desta sexta-feira (29), primeiro dia do grande evento, irá fazer a cobertura fotográfica deste que é o maior festival de música do interior da Bahia. Neste ano o Canal MultiShow irá estar presente, já que estará se comemorando dez anos do FIB. Então, a partir deste sábado você poderá conferir no Brumado Urgente tudo de bom do festival que tem grandes atrações do pop rock nacional e também da MPB. Nesta noite estarão se apresentando no palco a banda paulistana Ira, o poeta e cantor Gilberto Gil, um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos e, para finalizar, a banda mineira Skank irá fazer o grande público sair do chão. 

Comandante Geral da PM garante que Brumado terá aumento do contingente policial

Sexta | 29.08.2014 | 18h25
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O comandante geral da PM da Bahia garantiu que o efetivo policial de Brumado será recomposto (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Logo após o término da cerimônia de inauguração das novas instalações do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, os principais blogs de notícias de Brumado entrevistaram o comandante geral da PM da Bahia, o coronel PM Alfredo Braga de Castro, tendo como mote a questão do déficit do contingente policial no município. A visita foi um fator histórico para a cidade, já que foi a primeira vez que um comandante geral da PM veio oficialmente a Brumado. Muito seguro ele garantiu que “o contingente será aumentado sim, já que temos cerca de 1.500 novos soldados que estão se formando, os quais serão distribuídos em Vitória da Conquista, Brumado e nas principais cidades da região sudoeste”. Questionado sobre a quantificação da recomposição, já que, nos últimos dois anos o município perdeu cerca de 60 policiais para outras cidades, ele explicou que “não podemos quantificar, pois terá que ser feito um estudo elaborado para que a distribuição seja equânime, mas eu garanto que a recomposição será executada”. No final da entrevista o Brumado Urgente perguntou sobre a possibilidade da implantação de uma base da CIPE Sudoeste (antiga Caesg) no município, já que esse é um dos maiores anseios da população que vem clamando muito pelo reforço da segurança no município, sendo que o comandante respondeu que “existe sim essa possibilidade, mas nesse momento não podemos precisar o tempo que isso ocorrerá, pois é necessária uma série de fatores para essa implantação, mas vamos nos esforçar para que isso aconteça”. 

Segurança: Brumado recebe unidade do TOR

Sexta | 29.08.2014 | 17h49
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O TOR foi apresentado oficialmente na manhã desta sexta-feira (29) e irá atuar fortemente em Brumado e região (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O déficit do contingente policial de Brumado já começa a ser minimizado pelo Governo do Estado, que, na manhã desta sexta-feira (29), aproveitou a solenidade de inauguração das novas instalações do Posto da Polícia Rodoviária Estadual para apresentar à comunidade o novo destacamento do TOR – Tático Ostensivo Rodoviário, que atuará em Brumado e Vitória da Conquista alternadamente. O Brumado Urgente falou com o major José Andrade Souza Júnior, que comanda a 2ª Companhia de Polícia Rodoviária de Vitória da Conquista, que esteve presente à cerimônia de inauguração. Ele fez questão de garantir que “o TOR vai atuar fortemente em Brumado e Vitória da Conquista, numa espécie de revezamento entre as duas cidades”. Sobre o número de soldados que estarão atuando neste primeiro momento ele respondeu que “serão cerca de 30 soldados que estarão na ativa, mas esse número deverá subir gradativamente”. Apesar de não atuar diretamente no policiamento ostensivo o TOR auxiliará de forma indireta o combate à criminalidade, tendo como foco principal as situações delituosas ocorridas nas estradas da região. 

A primeira tropa do TOR desfilou durante a solenidade de inauguração (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Ministros do STF aprovam aumento dos próprios salários para R$ 35,9 mil

Sexta | 29.08.2014 | 16h57
Autor: Da Redação


(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente Conteúdo)

Numa sessão administrativa sem transmissão pela TV Justiça, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram ontem (28) o envio para o Congresso Nacional de um projeto de lei propondo o reajuste dos próprios salários para R$ 35.919 a partir de janeiro de 2015. Hoje ganhando R$ 29.462,25 mensais, eles já têm garantida por meio de lei uma remuneração de R$ 30.935 para o próximo ano. A diferença entre o rendimento atual e o futuro será de 22%. Como no Brasil o teto salarial do funcionalismo público é a remuneração dos ministros do STF, se a proposta for aprovada, haverá um efeito cascata, garantindo aumentos nos rendimentos de integrantes de toda a Magistratura e dos outros Poderes. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por exemplo, recebem salário correspondente a 95% da remuneração do STF.

Confira as melhores imagens da cerimônia de inauguração das novas instalações da PRE de Brumado

Sexta | 29.08.2014 | 16h20
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


Um dos pontos altos da cerimônia foi o desfile da tropa (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A cerimônia histórica que aconteceu na manhã desta sexta-feira (29) em Brumado, contou com a presença da elite da Polícia da Bahia, que fez questão de comparecer ao evento inaugural das novas instalações do Posto de Polícia Rodoviária Estadual da Bahia. Várias personalidades e autoridades regionais também estiveram presentes para acompanhar a solenidade militar que deixou todos os presentes surpreendidos com o brilhantismo das apresentações, especialmente, da revista da tropa ao som do hino oficial da Polícia Militar da Bahia. Você pode conferir os melhores momentos do evento no álbum de fotos abaixo:

 

Presidente da Subseção da OAB de Brumado encaminha proposta contra a agregação das comarcas

Sexta | 29.08.2014 | 15h42
Autor: Brumado Urgente


O presidente da Subseção da OAB de Brumado, Dr. Oswaldo Laranjeira (direita) e o presidente da OAB-Bahia, Dr. Luiz Viana (Foto: Divulgação)

Durante encontro de presidentes das Subseções realizado nesta sexta-feira (28), dia 28, em Ilhéus-BA, o presidente da Subseção de Brumado, Osvaldo L. L. Bastos Jr., encaminhou a proposta ao presidente da OAB-BA, Dr. Luiz Viana, sobre a adoção de medidas administrativas e judiciais contra a agregação de Comarcas pelo TJ-BA. A proposta foi aprovada em unanimidade pelo Conselho de Presidentes e serão adotadas medidas para reverter a decisão do TJ-BA, incluindo-se as Comarcas de Rio de Contas e  Tanque Novo.

Histórico: Comando da PM da Bahia se reúne na inauguração das novas instalações da PRE de Brumado

Sexta | 29.08.2014 | 15h36
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


A cerimônia histórica aconteceu sob o forte sol da capital do minério (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Uma cerimônia histórica aconteceu na manhã desta sexta-feira (29) no KM 439 da BA-262, onde esteve presente o alto comando da Polícia Militar da Bahia para a inauguração das novas instalações do Posto Rodoviário de Brumado, o qual pertence à 2ª CIPRV. Pela primeira vez na história de Brumado, o município recebeu a visita oficial de um comandante geral da PM, já que o coronel PM Alfredo Braga de Castro fez questão de estar presente ao evento. Também compareceram o coronel PM Paulo Faustino da Silva, comandante do CPE; o major PM José Andrade Souza Júnior; o major Silvio Berlink, comandante da 46ª CIPM e o major Arthur Mascarenhas, comandante da CIPE Sudoeste, a solenidade obedeceu o rigor militar, que foi iniciado com o Hino Nacional Brasileiro, depois foi feita uma revista à tropa pelos comandantes e, em seguida, foi feito um cortejo de apresentação aos convidados. Estiveram presentes também várias personalidades da sociedade brumadense, bem como autoridades, entre elas o secretário de esportes de Brumado, Miguel Lima Dias, que esteve representando o prefeito municipal, que estava cumprindo agenda de trabalho em Salvador. O conselheiro do TCM, João Bonfim também fez questão de estar presente, pois foi um dos que mais lutou, quando deputado, pela reestruturação da logística do Posto Rodoviário de Brumado. O comandante geral da PM, coronel Alfredo de Castro, ressaltou, em seu pronunciamento, os esforços para modernizar a unidade da Polícia Rodoviária Estadual de Brumado e garantiu que outras ações serão empregadas para tornar a Polícia ainda mais eficiente e qualificada. Em seguida as autoridades realizaram o descerramento da placa inaugural e fizeram uma visita às novas instalações do Posto da PRE. Finalizando o evento foi realizada uma grande confraternização, onde foi servido um dileto coquetel aos convidados. 

As autoridades durante o ato de descerramento da placa inaugural (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Candidato traz ideia inovadora que valoriza o meio ambiente para a campanha eleitoral de 2014

Sexta | 29.08.2014 | 10h20
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O candidato David Salomão decidiu inovar e lançar um material publicitário diferenciado que valoriza o meio ambiente (Foto: Divulgação)

A criatividade é uma “jogada de marketing” muito interessante, ainda mais quando o assunto é eleições. A busca do convencimento do eleitorado traz, muitas vezes, em seu bojo ideias arrojadas, as quais acabam causando impacto e visibilidade. Em Vitória da Conquista, uma ação do candidato David Salomão está chamando a atenção por conter esses atributos. Ele está lançando na cidade o slogan “Vitória da Conquista não precisa de cavaletes, precisa é de lixeiras”. Emblemática, a frase está encontrando eco, já que o município tem uma carência nesse sentido. Corroborada pela “polêmica dos cavaletes” que vem sendo objeto do rigor da Justiça Eleitoral, que acaba sendo um dinheiro desperdiçado pelos candidatos, Salomão vem na direção oposto, inovando e espalhando pela cidade um material diferenciado, o qual também faz uma campanha por uma cidade limpa. Segundo ele “o fato de estar usando lixeiras como propaganda móvel é uma forma de dizer que na política são necessárias ideias inovadoras e criativas, então, a minha campanha tem esse escopo, de conscientizar os cidadãos na busca de uma convivência salutar com o meio ambiente”. A ideia foi considerada tão interessante, que, em Brumado já tem candidatos buscando “imitar” David Salomão e espalhar pela cidade o mesmo tipo de material publicitário. 

Tiririca usa carro para ironizar Brasília: 'tem amassados, mas funciona'

Sexta | 29.08.2014 | 09h43
Autor: Informações do Uol

O deputado federal Tiririca (PR-SP), candidato à reeleição, utilizou um Volkswagen Brasília para ironizar a capital federal e o trabalho dos parlamentares no horário eleitoral gratuito desta quinta-feira (28), exibido no Estado de São Paulo. Tiririca abriu a propaganda dizendo que revelaria o que faz um deputado federal. "Trabalha muito e produz pouco. Mas, para ser um bom deputado federal, tem que conhecer Brasília", afirmou, mostrando o carro em seguida. "Tá aqui. Ninguém conhece Brasília mais que eu. Tem alguns podres, alguns amassados, mas funciona. Com toda podridão que tem, funciona. Agora eu quero melhorar, por isso peço seu voto." Em seguida, ele se dirige ao telespectador e diz não ter entendido qual é a função do deputado, pedindo para que a cena com a Brasília fosse repetida. No fim, o candidato faz polichinelos e afirma que se trata de um "deputado em exercício". A piada de Tiririca faz alusão a sua propaganda eleitoral em 2010, quando foi candidato e se elegeu pela primeira vez. Na época, ele afirmou no horário eleitoral: "o que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei, mas vote em mim que eu te conto." Ele também utilizou o bordão "pior que tá num fica", substituído por "tá com saco cheio da política? Vote no Tiririca" na campanha atual.