Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "07/2015"

Bug descoberto em sistema Android pode afetar até 1 bilhão de telefones

Sexta | 31.07.2015 | 20h01
Autor: Uol Notícias


(Foto: Ilustração)

Um bug descoberto no sistema operacional Android pode ter deixado cerca de 1 bilhão de telefones vulneráveis a ataques de hackers, segundo pesquisadores. A falha no sistema podia ser explorada toda vez que alguém enviava uma mensagem de foto ou vídeo para um smartphone. O Google disse que corrigiu o problema, mas que milhões de aparelhos precisam atualizar o seu software.A falha, segundo os pesquisadores, era "extremamente perigosa". Ela permitia que hackers enviassem um código malicioso dentro de uma mensagem de multimídia que podia acessar um serviço dentro do Android chamado Stagefright. Depois de o Stagefright ser ativado - mesmo sem ação do dono do celular neste sentido -, outros aplicativos ou dados do aparelho podiam ser acessados pelo código malicioso. "Estas vulnerabilidades são extremamente perigosas pois não precisam de nenhuma ação da vítima para serem exploradas", escreveram os pesquisadores, da companhia americana especializada em segurança Zimpherium. Para eles, esta é a mais grave vulnerabilidade do Android já registrada e afetou 950 milhões de aparelhos.Os pesquisadores vão revelar mais detalhes sobre esta falha no Android em uma conferência sobre segurança em Las Vegas na semana que vem.

 

Vacina contra ebola tem êxito em teste e pode acabar com surto, diz OMS

Sexta | 31.07.2015 | 19h05
Autor: Uol Notícias


Pesquisador trabalha na produção de vacina contra o vírus ebola no Instituto The Jenner em Oxford, na Inglaterra

O mundo está pela primeira vez prestes a ser capaz de proteger os seres humanos contra o ebola, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (31), após dados de um teste na Guiné mostraram que uma vacina foi 100 por cento eficaz. Os resultados iniciais do estudo, que testou a vacina VSV-ZEBOV, da Merck e da NewLink Genetics, em cerca de 4.000 pessoas que estiveram em contato próximo com um caso de ebola confirmado, mostrou 100 por cento de proteção após dez dias. Os resultados foram descritos como "notáveis" e "virada no jogo" por especialistas em saúde. "Acreditamos que o mundo está prestes a ter uma vacina eficaz contra o ebola", disse a especialista em vacinas Marie Paule Kieny, da OMS, em uma entrevista à imprensa em Genebra. A vacina pode agora ser usada para ajudar a acabar com o pior surto de ebola já registrado até hoje, que matou mais de 11.200 pessoas na África Ocidental desde que foi detectado em dezembro de 2013.

 

rede social Facebook anunciou hoje (31/07) que construiu um drone gigante que pode voar a uma altura de até 27,5 quilômetros, para levar a internet a áreas remotas do planeta. O veículo aéreo não trip

Sexta | 31.07.2015 | 17h49
Autor: Correio


(Foto: Reprodução)

A rede social Facebook anunciou hoje (31/07) que construiu um drone gigante que pode voar a uma altura de até 27,5 quilômetros, para levar a internet a áreas remotas do planeta. O veículo aéreo não tripulado, chamado Aquila, é alimentado por energia solar e pode permanecer no ar por um período de 90 dias. O projeto está integrado na iniciativa Internet.org, através da qual o Facebook quer facilitar o acesso à internet nos países em desenvolvimento. “Desde que lançamos a internet.org, a nossa missão tem sido encontrar formas para facilitar a conectividade entre mais de 4 bilhões de pessoas que não estão online”, afirmou a empresa em comunicado. O Facebook indicou que as parcerias com operadoras móveis em 17 países no último ano facilitaram o acesso a serviços básicos de internet a mais de 1 bilhão de pessoas. Para atingir o objetivo de levar internet a todos os cantos do planeta, o Facebook está trabalhando com drones, satélites, lasers e tecnologia terrestre. Os investidores do Facebook anunciaram também hoje que descobriram uma forma de utilizarlasers para atingir velocidades de transmissão de dados dez vezes maiores do que os padrões atuais da indústria.

Maioria da população tem medo da Polícia Militar, diz pesquisa Datafolha

Sexta | 31.07.2015 | 17h05


Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Boa parte da população brasileira tem medo da Polícia Militar. Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (31) indica que 62% dos moradores de cidades com mais de 100 mil habitantes têm medo de sofrer agressão de policiais militares. De acordo com a Folha de S. Paulo, o levantamento foi feito por encomenda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que reúne pesquisadores da área. Já em relação à Polícia Civil, o temor é menor, mas ainda está presente em metade da população: 53%. O levantamento do Datafolha mostrou também que 81% dos entrevistados temem ser assassinados. A pesquisa mostra ainda que o medo é maior entre jovens, pobres, autodeclarados pretos e moradores do Nordeste. (Bahia Notícias).

Brumado é contemplado com uma moderna Policlínica que custará R$ 12 milhões

Sexta | 31.07.2015 | 16h05
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O prefeito Aguiberto (segundo da direita para a esquerda) juntamente com os prefeitos que apoiaram a vinda da policlínica para Brumado (Foto: Divulgação)

O prefeito Aguiberto Lima Dias esteve presente na manhã desta sexta-feira (31) na reunião para a formação do Consórcio Regional de Saúde, que aconteceu no município de Livramento de Nossa Senhora, onde estiveram presentes 14 prefeitos de municípios da região, os quais definiram, por meio de votação, o nome do gestor municipal de Érico Cardoso, João Paulo de Souza, como presidente do consórcio. A reunião também reservou uma grande notícia para os brumadenses e para população regional, a qual foi muito comemorada pelo prefeito Aguiberto, já que Brumado foi escolhida, obtendo 11 votos, para sediar uma moderna Políclínica que atenderá os municípios consorciados, onde será ofertada uma gama enorme de procedimentos, os quais potencializarão sobremaneira os serviços de saúde, já que serão oferecidos exames dos mais variados. A construção da Policlínica ficará a cargo do Estado e terá um custo de R$ 12 milhões de reais e o local será escolhido futuramente por uma equipe especializada da Sesab que virá ao município com esta missão. A outra grande notícia é que, por meio do consórcio, também poderá ser viabilizada a manutenção da UTI do Hospital Municipal Magalhães Neto, que já está com sua estrutura física praticamente pronta, mas que necessita de parcerias para manter os leitos em pleno funcionamento, já que isso tem um custo muito alto. “Foi uma grande notícia que vem comprovar que Brumado é uma grande referência na área de saúde pública de nossa região. Agora com essa moderna Policlínica poderemos firmar ainda mais a nossa posição de polo regional”, destacou o prefeito Aguiberto Lima Dias. Ele ainda falou sobre a questão da UTI citando que “sabemos que por meio desse consórcio poderemos viabilizar outra grande urgência do setor que é a manutenção da UTI. Iremos nos reunir como nossos colegas prefeitos nesse sentido, já que isso irá beneficiar não só os brumadenses, mas também os milhares de habitantes dos municípios consorciados”. E finalizou dizendo que “essa foi mais uma vitória que os brumadenses podem comemorar. Podem ter certeza que a nossa gestão está buscando avanços significativos como esse e vamos obter novas conquistas não só para a área de saúde, mas também para outros setores, pois estamos trabalhando incessantemente nesse sentido”. 

Brumado: Greve da Justiça Eleitoral que já dura vários dias prejudica eleitores

Sexta | 31.07.2015 | 14h56


Quem se dirige ao Fórum Eleitoral de Brumado se depara com as placas de greve (Foto: Brumado Urgente)

A greve da Justiça Eleitoral, que foi deflagrada em caráter nacional no dia 16 de junho pelos servidores do Poder Judiciário Federal, está começando a prejudicar os eleitores que buscam transferência, revisão e regularização dos seus títulos eleitorais. Sem previsão de acabar, a greve está irritando alguns brumadenses, que procuraram a redação do Brumado Urgente para dizer que estão tendo a vida embaraçada, pois estão sendo impedidos de tirar o passaporte e outros documentos importantes. Segundo informações o comando da greve está disposto a ir até as últimas consequências, pois acusa grandes perdas salariais que chegariam à casa dos 50%. Os servidores afirmam também que estão há nove anos sem reajuste. A greve também afeta a Justiça do Trabalho e outros órgãos como a Justiça Federal e a Justiça Militar. Em assembleia geral realizada recentemente foi definida a suspensão do processo eleitoral até final do movimento. 

Projeta Móveis - Personalizados, uma excelente opção em móveis planejados

Sexta | 31.07.2015 | 12h25


Seguindo uma tendência de mercado no que diz a móveis personalizados, a Projeta Móveis se destaca no seguimento dos mobiliários planejados, apresentando seus projetos em 3D, ofertando beleza, requinte, funcionalidade e durabilidade em projetos residenciais e comerciais sob medida.  A empresa também se destaca em pontualidade na entrega e no acabamento primoroso dos móveis produzidos. A Projeta Móveis vende acessórios para sua casa como; sofás, cadeiras e mesas, com preços diferenciados e condições especiais de pagamentos, compre toda linha de eletrodomésticos da Electrolux e Fischer, como: Fogões, geladeiras, banquetas e muitos mais na Projeta Móveis que fica localizada na Av. João Paulo I, 1359 – Bairro Parque Alvorada, fones: (77) 3453-1864 / 9935-0424 / 8869-7556.

TG de Brumado intensifica participação na luta contra o aedes aegypti

Sexta | 31.07.2015 | 12h00


(Foto: Divulgação)

No dia 31 de Julho, o Tiro de Guerra 06/024 recebeu uma parcela do material que será utilizado no curso de capacitação dos atiradores, como agentes de endemias. O material será utilizado pelos soldados, em princípio, nas comunidades rurais no combate ao mosquito aedes-aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zica vírus. Na próxima quarta-feira (5) e sábado (8) os atiradores do TG estarão realizando o curso. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, disse que é hora de todos nós unirmos força nesse combate.

Fies recebe R$ 5,1 bilhões de crédito extraordinário liberado por MP

Sexta | 31.07.2015 | 11h21


(Foto: Ilustração)

A presidente Dilma Rousseff e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, liberaram um crédito extraordinário de R$ 9,8 bilhões para o Ministério da Educação (MEC), de Encargos Financeiros da União e Operações Oficiais de Crédito. Do valor estabelecido, R$ 5,178 bilhões serão  reservados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As informações foram publicadas na edição desta sexta-feira (31) do "Diário Oficial da União". Trata-se de um crédito extraordinário por ser um valor concedido além do orçamento da Educação estipulado pelo governo federal. Da quantia destinada ao Fies, R$ 4,2 bilhões serão utilizados para consessão de contratos do programa. Além disso, R$ 578 milhões serão usados para a administração do programa e R$ 400 milhões para integralização de cotas do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC). Para a pós-graduação e educação superior, foram liberados R$ 35,8 milhões.

Banco do Nordeste confirma concurso para cargos de nível superior

Sexta | 31.07.2015 | 10h42


(Foto: Divulgação)

O Banco do Nordeste confirmou que vai abrir concurso para cargos de nível superior em Direito, Economia, entre outras áreas. Além disso, haverá vagas também para as especialidades de Agronomia, Economia e Zootecnia, com exigência de mestrado e doutorado. O órgão ainda não confirmou quando o edital deve ser publicado, mas, de acordo com a Folha Dirigida, o órgão vem passando por fase de adaptação da nova gestão para, posteriormente, dar início aos preparativos da seleção. O número oficial da oferta ainda não foi definido, porém, o esperado é que seja grande, já que de acordo com a presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), Rita Josina Feitosa, existe atualmente uma enorme carência no quadro. A expectativa é de que essa e outras informações comecem a ser divulgadas nos próximos meses.


 

Greve de servidores do INSS prejudica execução de nova lei da aposentadoria na Bahia

Sexta | 31.07.2015 | 10h03


(Foto: Reprodução)

Por conta da greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possíveis beneficiados com a nova regra 85/95, que prevê o pagamento do benefício integral sem as perdas do fator previdenciário, são prejudicados na Bahia. A nova fórmula da aposentadoria prevê que os segurados podem escolher se querem se aposentar pela fórmula 85/95 ou pelo fator previdenciário, a partir do momento de requisição da aposentadoria. De acordo com o órgão, o sistema informa também qual é o benefício mais vantajoso. O agendamento pode ser feito em outubro, ou mesmo só para o final de dezembro, a depender do local em que o candidato à aposentadoria residir. Com base no último boletim divulgado pelo INSS, 45% das unidades baianas estão paralisadas, o que corresponde a 60 do total de 133 agências do órgão no estado, informou o Correio. Em Salvador, o atendimento parcial está disponível apenas nas agências das Mercês, Centro Histórico, Brotas e Itapuã. Além do reajuste salarial, a categoria pede a ampliação do quadro de funcionários por concurso público, a incorporação das gratificações ao salário e a melhoria das condições de trabalho. Quanto ao aumento, os servidores reivindicam 27,3%, que alegam ser reposição das perdas salariais desde 2010. O governo ofereceu 21%, divididos ao longo dos próximos quatro anos. (Bahia Notícias).

Membros da GCM de Brumado participam das festividades de aniversário de Cruz das Almas

Sexta | 31.07.2015 | 09h30
Autor: Brumado Urgente


A Guarda Municipal de Brumado continua fazendo bonito e mostrando o seu potencial pela Bahia a fora, participando de várias cerimônias importantes. Desta feita membros da GCM estiveram presentes nas festividades de 118 anos do município de Cruz das Almas, nos dias 28 e 29 de julho, onde foi realizado um grande desfile civil em Praça Pública, com a participação de várias Guardas Municipais de todo o país. Os membros da GCM de Brumado que estiveram presentes foram Jerry Adriano, Jucimar, Leila, Lázaro e Emerson, os quais não esconderam a satisfação em poder ter representado Brumado em mais um evento tão importante. 

Presidente Dilma propõe a governadores pacto para reduzir taxa de homicídios

Sexta | 31.07.2015 | 09h13


(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff disse aos governadores brasileiros, em reunião nesta quinta-feira (30), no Palácio da Alvorada, que a saída em momentos de crise como o atual é fazer mais com os recursos existentes, tornando-os mais eficientes. Nesse sentido, ela propôs um pacto nacional pela redução dos homicídios no país. Segundo a presidente, essa proposta tem origem no fato de o Brasil ser hoje a nação com maior número absoluto de homicídios. “A taxa nacional de homicídios é 23,32 homicídios por 100 mil habitantes, quando o número aceitável, segundo padrões internacionais, é até 10 por 100 mil habitantes. Por isso, propomos aqui nossa cooperação federativa, concentrando esforços – União, estados, municípios e integrando o Judiciário – para enfrentarmos o problema”, conclamou. Dilma explicou que a proposta é que este pacto seja baseada em políticas sociais focadas prioritariamente nos territórios vulneráveis em todas as 27 unidades da Federação. Assim, acredita, o Brasil poderá obter uma redução média significativa entre 2015 e 2018. Ela defendeu ainda a cooperação na redução do déficit carcerário e reintegração social do preso, principalmente por meio do novo programa Pronatec Aprendiz. Para Dilma, essa é uma alternativa para, em vez de levar os adolescentes à prisão, como propõem os defensores da redução da maioridade penal, ‘levá-lo para o caminho da ética, do trabalho e do aprendizado”. (Bahia Notícias).

Servidores de Saúde do estado mantêm greve e prometem manifestação nesta sexta

Sexta | 31.07.2015 | 08h35


(Foto: Reprodução)

Os servidores de Saúde da Bahia farão uma manifestação em frente à sede da Secretaria da Administração (Saeb), no CAB, para protestar pela restituição dos salários cortados e contra a falta de avanços nas negociações, na manhã desta sexta-feira (31). A decisão foi tomada na manhã da quinta (30), quando a categoria decidiu continuar a greve iniciada no dia 17 de julho após o governo não enviou ao Sindsaúde-ba nenhuma contraproposta à pauta de reivindicações, como acertado na mesa de negociação que aconteceu na quarta (29). Várias delegações do interior participaram da assembleia, como Teixeira de Freitas, Brumado, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ibotirama, Cruz das Almas, Seabra, Boquira, Irecê e Macaúbas. Na reunião os representantes do governo se comprometeram apenas com a efetivação dos processos de progressão e promoção, com efeitos financeiros previstos para setembro ou outubro; com a instituição de um grupo de trabalho, no início de setembro, para estudar a incorporação da GID; e estudar a viabilidade de uma solução emergencial para o grupo técnico-administrativo, com o argumento de que o plano de carreira só será possível a longo prazo. A categoria aventa a possibilidade de suspender a participação na campanha nacional Dia D da Vacinação, prevista para o dia 16 de agosto. A decisão será votada na próxima assembleia dos servidores, terça-feira (4), às 9h, no Ginásio dos Bancários. (Bahia Notícias).

Pesquisadores tentam desvendar mistério de caixa lacrada há 4 séculos nos EUA

Quinta | 30.07.2015 | 19h03
Autor: G1


Caixa lacrada de prata foi encontrada com restos mortais de colonizadores (Foto: AP)

Foram dois anos de trabalho até que pesquisadores conseguissem identificar as ossadas de alguns dos primeiros colonizadores americanos, mortos 400 anos antes na localidade de Jamestown. Mas ainda havia um mistério: com os restos mortais, foi encontrada uma pequena caixinha de prata. Lacrada. Como seria possível então estudar seu conteúdo sem romper o lacre e danificar o conteúdo? Novamente, a resposta foi o uso de tecnologia de ponta. "Ela não podia ser aberta, então tivemos que descobrir um jeito de ver dentro dela sem abrir a caixa", diz James Horn, presidente da Jamestown Rediscovery. Pesquisadores usaram tomografias computadorizadas para mapear o interior da caixinha e impressão 3D para estudar os objetos fisicamente.

 

País tem de gastar até o triplo com aluno para ensino de qualidade

Quinta | 30.07.2015 | 17h02
Autor: Por Paulo Saldaña


(Foto: Reprodução)

Para atingir um padrão mínimo de qualidade - garantindo ainda o pagamento do piso salarial para todos os professores - o governo federal terá de ampliar em até 3 vezes o gasto anual por aluno. Esse salto pode representar, como é o caso das crianças em creches, até R$ 6 mil a mais por estudante anualmente - valor que a União complementaria a municípios e Estados. A creche é a etapa da educação que mais depende dessa complementação de recursos da União, segundo cálculos atualizados pela Campanha Nacional Pelo Direito à Educação para definir o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi). O índice consta no Plano Nacional de Educação (PNE) e sua adoção é prevista para 2016 - apesar de ainda não haver definição sobre o assunto por parte do Ministério da Educação (MEC). O CAQi indica o investimento necessário - e inicial - por estudante para que haja condições para a ampliação do número de vagas e para a melhoria da qualidade de educação em todo País. Entram na conta recursos para infraestrutura da escolas, materiais e equipamentos, além do salário dos professores - que responde pelo principal montante. O PNE ainda prevê que um CAQ (sem o “inicial”) seja adotado ao longo dos dez anos de validade do plano.

 

Atleta Alexandra Cardoso volta com a medalha de prata conquistada em torneio no Rio de Janeiro

Quinta | 30.07.2015 | 16h50
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


1 - A atleta Alexandra Cardoso ao lado da lutadora Ana Paula Mesquita | 2- ao lado do mestre César Aranha | 3 - ao lado do seu fisioterapeuta Alípio Jr. (Fotocomposição: Brumado Urgente)

A atleta brumadense Alexandra Cardoso, lutadora de Jiu-Jitsu peso-pena, que já foi vice-campeão master em 2013, voltou a fazer o nome de Brumado brilhar, desta feita conquistando a medalha de prata no Torneiro Internacional Master da IBJJF - International Brazilian Jiu-Jitsu Federation que foi realizado entre os dias 23 e 26 de julho no Rio de Janeiro. Ela disputou a final com a atleta mineira de Juiz de Fora, Ana Paula Mesquita, que conquistou a vitória devido a uma lesão no ombro de Alexandra que aconteceu aos 5 minutos da luta, o que impossibilitou que a atleta brumadense continuasse com a mesma intensidade o combate até o final. Muito emocionada, Alexandra Cardoso falou ao Brumado Urgente na manhã desta quinta-feira (30) citando que “foi outra experiência incrível da minha carreira, pois o campeonato é de alto nível”. Ela ainda declarou que “pena que, por causa da lesão, não pude desenvolver todo o meu potencial até o final da luta, pois o ombro lesionado foi o direito, mas segui em frente mesmo assim e não fui finalizada, perdendo a luta por pontos por 7 a 2, mas de todas as formas, fiquei muito satisfeita porque o nome de Brumado brilhou forte mais uma vez”. E finalizou dizendo que “agradeço a todos os meus apoiadores e, faço um agradecimento especial ao meu mestre César Aranha e ao meu fisioterapeuta Alípio Jr. que foram fundamentais para a minha conquista”. 

Brumado: Sesau realiza Webpalestra com a temática da tríplice epidemia (Dengue, Zika e Chikungunya)

Quinta | 30.07.2015 | 15h54


O secretário Claudio Feres fez questão de ressaltar a importância do conhecimento para o combate eficaz contra a tríplice epidemia (Foto: Divulgação)

Com o aumento preocupante do número de notificações em todo o Estado da Bahia da tríplice epidemia (Dengue, Zika e Chikungunya) a Sesab veiculou na tarde desta quinta-feira (30) uma Webpalestra ministrada pelo experiente enfermeiro sanitarista Élder Coutinho, a qual teve como público alvo os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e enfermeiros das unidades de saúde, para que fossem trazidas novas informações sobre essas doenças, que serão úteis na formatação de novas estratégias mais eficazes de prevenção. Em Brumado a Sesau, por meio do secretário municipal Claudio Feres, fez questão de transmitir a webpalestra na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal, onde foram convocados os agentes e enfermeiros para acompanhar atentamente tudo o que foi citado pelo sanitarista, que é um dos profissionais da área que detém um conhecimento amplo sobre as três doenças infecciosas citadas. “Foi uma grande oportunidade de adquirir conhecimento e de nos capacitarmos para que o combate seja mais eficaz”, declarou o secretário Claudio Feres que ainda fez questão de abordar que “este tipo de ação é muito importante, já que o nosso conhecimento ainda é limitado sobre a Zica e a Chikungunya, que são doenças novas e que apresentam sintomas que ainda não foram totalmente esclarecidos”. Os agentes e os enfermeiros prestaram muito atenção e avaliaram de forma muito positiva a iniciativa, já que o conhecimento visando à prevenção é uma arma poderosa de combate para que se evite a tríplice epidemia na cidade. Vale ressaltar que as formas de contágio das três doenças são todas derivadas do mesmo vetor, o mosquito aedes aegypti, daí a importância da população realizar o combate ostensivo, pois a luta tem que ser constante por parte da população, que também tem que fazer a sua parte evitando o acúmulo de água parada nas residências e extirpando os possíveis criatórios do mosquito.  

Os agentes e enfermeiros ficaram muito atentos à ministração (Foto: Divulgação)