Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "07/2014"

A HORA DA RESPONSABILIDADE

Quinta | 31.07.2014 | 17h37
Autor: Dr. Cleio Diniz


(Foto:Laercio de Morais | Brumado Urgente)

Não nos faremos repetir sob pena de pecarmos pela redundância, basta que mencionemos o fato de anteriormente, em diversos artigos termos exaltado a responsabilidade do povo, do cidadão quanto aos desmandes governamentais, as falcatruas e maracutaias da política e a impunidade destes que se banqueteiam do sistema e se regozijam com nosso dinheiro.


O governo administra o povo, mas o cidadão controla o governo. Por este princípio podemos afirmar que todo povo tem o governo que merece afinal o governo é formado por um grupo de políticos com autorização do povo para agir em seu nome.


A nova campanha eleitoral começou e os santos, dentre os sérios voltaram a aparecer solicitando sua autorização para conduzir, não só a administração pública, mas nossas vidas e nosso dinheiro. Por esta razão podemos dizer que a hora da responsabilidade chegou, e encontra-se na mão de cada um o destino de nosso País, e não vale reclamar posteriormente por uma péssima escolha.

Visto que, tudo tem que ter um ponto de partida, por que não pode ser agora? Porque não podemos passar a escolher nossos representantes com base em suas propostas e desconfiar de campanhas milionárias e de promessas miraculosas? Por que não passamos a investir em propostas a longo prazo, porém concretas, plausíveis e consistente?


Um velho e sábio ditado diz que “a pressa é inimiga da perfeição” e na ânsia de ter tudo resolvido no dia seguinte às eleições estaremos vulneráveis a acreditar em promessas ardilosas que nos farão levar a “colocar a raposa para tomar conta do galinheiro”.


Como sabiamente coloca o escritor James Robinson, Inglês autor do livro Por que as Nações Fracassam, “Os políticos precisam abdicar de seus interesses pessoais e se aproximar dos interesses dos eleitores”. Ouso acrescentar que, a escola para este aprendizado são as urnas e os professores nós eleitores.

Tarde Violenta Em Brumado: Vários assaltos são registrados na cidade nesta quinta-feira (31)

Quinta | 31.07.2014 | 17h29
Autor: Brumado Urgente


Os assaltos parecem ininterruptos em Brumado, os quais acontecem em ciclos, que deixam, principalmente, os comerciantes muito assustados. Na tarde desta quinta-feira (31), encerrando o mês de julho, os bandidos resolver voltar a agir com maior intensidade realizando vários assaltos na cidade. O primeiro ocorreu no Bairro Apertado do Morro, onde um motociclista tentou fugir dos assaltantes e acabou baleado sem maiores gravidades. Em seguida foram feitos vários registros, um a uma farmácia, outro a uma loja de materiais de construção, onde os bandidos teriam levado um valor ainda não informado e outro a um posto de combustíveis, o último, de forma até hilária, já que, segundo as informações, foi feito por bandidos em uma bicicleta. Esses tipos de assaltos, que acontecem de forma contínua na cidade, vêm comprovar que os bandidos vêm agindo de forma destemida devido ao déficit no contingente policial da cidade, que acaba sendo um atrativo para os bandidos de outras cidades, que acabem cedendo ao estilo “gafanhoto” e migrando para Brumado, já que, segundo eles, é fácil roubar.  

Brumado: Motociclista escapa a chuva de balas de assaltantes

Quinta | 31.07.2014 | 16h21
Autor: Brumado Urgente


A máxima de que nunca se deve reagir a um assalto é cada vez mais comprovada em diversas ocorrências nesse sentido. Em Brumado, na tarde desta quinta-feira, bandidos estavam em sua ação delituosa quando iam assaltar um motociclista que acabou reagindo e fugindo, recebendo em contrapartida uma “chuva de balas”. Segundo informações os assaltantes dispararam várias vezes, mas, por sorte, acertaram o motociclista só de raspão. Ainda segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente as balas atingiram somente de raspão o “motociclista corajoso” que acabou indo para o Hospital Magalhães Neto passar por procedimentos médicos. A Polícia iniciou uma busca visando prender os autores do assalto, a qual continua nesse momento, já a vítima está fora de perigo. 

Brumado: Abracadabra realiza Campanha 'Solidariedade de Inverno'

Quinta | 31.07.2014 | 13h14
Autor: Abracadabra


(Divulgação)

O Movimento Cultural ABRACADABRA solicita da população doações de roupas e calçados infantis, cobertores, casacos e outras peças de vestuário para serem imediatamente entregues às famílias carentes do município. A doação deve ser entregue na Biblioteca Municipal (Av. Otávio Mangabeira), nos dias de semana, nos três turnos. 

Dívida com agiotas teria sido a causa da morte do prefeito de Itagimirim

Quinta | 31.07.2014 | 13h09
Autor: Informações do Bahia Notícias


(Foto: Reprodução)

A principal linha de investigação para o assassinato do prefeito de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), é dívida. Ele foi morto na noite da última terça-feira (29), quando conversava com um familiar em um bar no centro da cidade do sul do estado. Atingido por seis tiros, ele foi operado no hospital Regional de Eunápolis, mas morreu no centro cirúrgico. De acordo com a delegada Valéria Fonseca, à frente da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior, de Eunápolis, se apurou que o prefeito devia a algumas pessoas, entre elas ciganos. “Crime político está descartado, inicialmente”, disse a delegada. 

Guerra dos Sexos: Homens são bons em contas e mulheres em memória, diz estudo

Quinta | 31.07.2014 | 11h01
Autor: Terra


Cérebros dos homens e das mulheres realmente possuem diferenças entre eles Foto: _DJ_ / Flicker

Cientistas comprovaram que os cérebros dos homens e das mulheres realmente possuem diferenças entre eles. Enquanto os homens são melhores em matemática, as mulheres têm a memória mais apurada. As informações são do Daily Mail. Segundo a publicação, pesquisadores dizem que, se ambos os sexos tiverem acesso aos mesmo níveis de ensino, essa diferença será altamente perceptível. O estudo analisou mais de 31 mil homens e mulheres com idades entre 50 anos ou mais, em 13 países diferentes. Todos foram submetidos a testes de inteligência. Os homens foram melhor nos testes de cálculos e as mulheres nos testes de memória. Nas questões relacionadas ao vocabulário, houve um empate. As diferenças podem ser explicadas de duas formas diferentes: ou existe uma verdadeira diferença biológica entre os cérebros masculinos e femininos, ou a forma como a sociedade trata cada um dos sexos interferiu no resultado e, consequentemente, nas habilidades cerebrais deles.

Aracatu: Prefeito afirma que as acusações contra a sua gestão são totalmente sem fundamento

Quinta | 31.07.2014 | 10h14
Autor: Brumado Urgente


Prefeito Sergio Maia garante que as acusações não têm o mínimo fundamento (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Em virtude da veiculação da matéria intitulada: “Aracatu: Grupo de professores afirma que prefeito está desafiando o Judiciário da Bahia”, o prefeito do referido município, Sérgio Maia, enviou ao Brumado Urgente uma nota, na qual ele esclarece as afirmações de um grupo de professores, de que ele estaria descumprindo uma decisão judicial. Na nota ele se posiciona e garante que os dos acusadores estão desinformados e buscam somente a notoriedade e a promoção pessoal. Confira na íntegra a nota de esclarecimento:

 

Após a leitura da matéria apresentada no blog, cumpre esclarecer que todas as decisões judiciais que foram encaminhadas ao município de Aracatu foram cumpridas, salvo aquelas que dependem de manifestação do próprio Tribunal ou do Juízo a quo.

 

De início, como relatado a este próprio site, inexiste qualquer perseguição política. A reordenação dos servidores foi feita de forma geral e não apenas pontual em alguns servidores, como ardilosamente querem “empurrar” para a mídia local.

 

Em referência a uma das liminares apontadas, de recondução de servidores aos antigos locais de trabalho, imperioso dizer que os agravantes juntaram documento de comprovação do pagamento de porte e retorno (custas obrigatórias) de outro processo, que por si só causa sua nulidade. Mesmo não tendo o Município sido intimado da decisão (e assim não tem obrigatoriedade de cumprí-la), assim que identificada a situação, fora imediatamente atacada e solicitada a manifestação do Tribunal, pois tal documento é o mesmo de uma outra ação promovida por servidores contra o Município. Acatada a impugnação do Município, a liminar do agravo perde a validade.

 

Em relação aos servidores exonerados, foi ingressado com Embargos de Declaração, que suspende o andamento do feito, aguardando tão somente a manifestação acerca do ponto atacado para cumprimento da decisão, se for mantida.

 

Não houve, pois, descumprimento das decisões, pois estas estão suspensas até posterior decisão do Tribunal, em ambos os casos. Há, sim, má informação dos acusadores ou tentativa de promoção pessoal.

 

Cumpre aqui tecer alguns comentários acerca destes servidores exonerados, pois apenas foi narrada a decisão judicial, mas não o motivo da exoneração. Diz o edital de convocação dp concurso público de 2011 que o servidor, ao tomar posse, deverá obrigatoriamente entrar em exercício de suas funções. Notou-se que muitos servidores já exerciam cargos outros e não se desvencilharam desses cargos para assumir o posto para o qual foram aprovados em concurso. Assim, não foi cumprido o requisito essencial para assunção do cargo: entrar em exercício da função em até 15 dias.

 

Diz o edital do concurso, no item 10 (DO PROVIMENTO): 10.3. Os candidatos aprovados deverão tomar posse no prazo de 30 dias após a publicação do ato de provimento, tendo o prazo máximo de 15 (quinze) dias PARA ENTRAR EM EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, NO LUGAR PARA ONDE FOI DESIGNADO. (destacado)

 

Foi instaurado procedimento administrativo, com direito ao contraditório e à ampla defesa, onde foi opinado pela exoneração. Diga-se que, por não terem entrado em exercício da função, bastaria simples medida administrativa, sem sequer instauração de PAD, mas, em respeito aos servidores, tiveram duas oportunidades de defesa: uma em sindicância e outra e procedimento administrativo.

 

Assim, reitero a informação de que não há qualquer descumprimento de decisão judicial. Quanto à opinião pessoal da acusadora de que o prefeito não deve continuar no cargo, esta destoa da maioria dos eleitores do município.

Projeto Face Nova desenvolve Projeto Ciclo de Leitura

Quinta | 31.07.2014 | 09h48
Autor: Brumado Urgente


O projeto está sendo desenvolvido com ótima receptividade por parte dos alunos (Fotos: Divulgação)

O Projeto Face Nova que atende atualmente a 126 alunos e alunas com distorção idade-série vem desenvolvendo ciclo de leitura. O objetivo é despertar nos assistidos o gosto pela leitura e incentivá-los a interpretação crítica através de oficinas de leitura e interpretação, artes plásticas, artes cênicas e visita à Biblioteca Pública Municipal Jarbas Passarinho. A coordenação do Projeto Face Nova convida a comunidade brumadense para também participarem das oficinas de leitura e artes e conhecerem as atividades ali propostas. A culminância das atividades deste ciclo de leitura será no dia 03 de outubro. Este Projeto atende a pessoas dos 12 aos 68 anos de idade. A tônica principal é a elevação da auto-estima e inclusão social dos assistidos. Localizado a Praça Dr. Nelson Lula, 417, com horário de funcionamento das 7:30 às 16:30 h.

Xique-Xique: Prefeitura abre concurso para 501 vagas

Quinta | 31.07.2014 | 08h07
Autor: Wilma Santana | Brumado Urgente


Foto: http://www.xiquexique.ba.gov.br/

A prefeitura de Xique-Xique (BA) está oferecendo em concurso público, 501 vagas em diversas áreas do conhecimento. Os cargos de nível fundamental são para agente de portaria/vigia, motorista de veículo leve, motorista de veículo fechado e operador de máquinas pesadas. Os cargos de nível médio completo ou técnico são para agente administrativo, fiscal de meio ambiente, fiscal de obras e postura, fiscal de serviços públicos, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, técnico em agropecuária, técnico em enfermagem e professor assistente de educação infantil. Os cargos de nível superior, a prefeitura oferece vagas para os cargos de professores de matemática, português, inglês, história, geografia, educação física, ciências, artes, educação infantil. O concurso oferece vagas para os cargos de advogado, arquiteto/urbanista, assistente social, enfermeiro, geólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, odontólogo, psicólogo e engenheiros agrônomo de pesca, ambiental, civil e sanitarista. Ainda para o nível superior estão os cargos de médicos cardiologista, clínico, dermatologista, ginecologista/obstetra, neurologista, ortopedista, pediatra, psiquiatra e nutricionista. Através do site www.seprod.com.br podem ser feitas as inscrições. O período vai de  4 a 22 de agosto de 2014,. A taxa varia de R$ 40 a R$ 80. As provas escritas estão previstas para o dia 12 de outubro. O concurso terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Brumado tem a pior onda de frio dos últimos 15 anos

Quinta | 31.07.2014 | 07h54
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


(Reprodução: Clima Tempo)

Brumado é conhecida como a terra do sol e do calor, que registra baixos índices pluviométricos, o que faz com que o frio seja um “objeto estranho” no cotidiano da população. Diante disso um ditado local diz que “a capital do minério não combina com o frio”, o qual parece ser respaldado pela realidade, já que, esses dias, onde os termômetros registraram temperaturas mínimas chegando na casa dos 15 graus, os brumadenses ficaram “entocados”, principalmente durante a noite, o que fez que a vida noturna da cidade ficasse praticamente abandonada. Nesta quinta-feira, último dia do mês de julho, o dia se iniciou gélido, com termômetros na casa dos 17 graus por volta das 06h00m, o que fez com que muita gente tivesse que criar coragem para sair dos endredons. Segundo o Instituto Clima Tempo a onda de frio, que trouxe o inverno mais rigoroso dos últimos 20 anos para a região sudoeste da Bahia, onde, por exemplo, em Vitória da Conquista, os termômetros chegaram a marcar 9 graus nesta madrugada, deverá continuar nos próximos dias. Em Brumado, o mês de agosto entrará no mesmo ritmo que se encerrou julho, com temperaturas oscilando com máximas de 24 graus e mínimas na casa dos 15 graus. Então, diante disso, os “amantes do frio” comemoram já que existe um clima de romantismo no ar. 

Botafogo: Para especialistas, clube vive processo irreversível de falência

Quinta | 31.07.2014 | 07h23
Autor: Extra


Maurício Assumpção em coletiva: presidente não consegue evitar caos financeiro no clube Foto: Alexandre Cassiano / O Globo

Não fosse um clube de futebol e o Botafogo já teria fechado as portas. Por mais forte e preocupante que pareça a afirmação, a análise de economistas reflete a grave crise financeira que domina o Alvinegro. Mais do que os quase R$ 700 milhões de dívidas, valor relativo a 2013, o clube tem pouco poder de arrecadação (R$ 154,4 milhões brutos no ano passado) e compromete somente em dívidas trabalhistas 5% a mais do que consegue arrecadar. Numa análise técnica da situação, o Botafogo é, hoje, um clube falido, sem condições de inverter a situação. — Se fosse uma empresa comum, seria considerada falida. A capacidade de gerar receitas e ter lucro é insuficiente para equilibrar a situação — decreta Gilberto Braga, professor de finanças do Ibmec do Rio. O professor vai além. Gilberto acredita que nem mesmo a renegociação das dívidas com o Governo é capaz de solucionar o problema. Para ele, o fato de a dívida ter saltado de R$ 237 milhões em 2008 para os atuais R$ 698 milhões reflete um erro na forma de gestão. — Não é possível imaginar que uma dívida que era inferior a R$ 300 milhões não foi resolvida e agora será. O perdão da dívida seria a solução. A parte do Governo pode ser facilitada, mas e o resto? — argumenta Gilberto. Consultor de marketing esportivo, Amir Somoggi vê os mesmos problemas apontados pelo economista e acrescenta algo que considera fundamental na luta dos clubes contra a crise financeira: a dificuldade de arrecadar mais. — O futebol do Botafogo teve prejuízo de R$ 80 milhões em 2013, o que é 70% a mais em relação ao ano anterior. E o clube não consegue deixar de ser médio em arrecadação. Há uma irresponsabilidade com custos e as receitas não são suficientes.


 

Estudantes usam aplicativos e jogos na preparação para o Enem

Quinta | 31.07.2014 | 07h15
Autor: Clarissa Pacheco


Divulgação

Faltam 70 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e o candidato não larga o celular, não dispensa o tablet e não sai da frente do computador. Ele até pode estar perdendo um tempo precioso, mas é possível, também, que esteja estudando. Usar aplicativos e jogos educativos para estudar não é novidade. A prática tem até nome oficial – Edutainment, ou Entretenimento Educacional, em português. O estudante Pedro Argôlo, 18, ainda não sabe qual curso vai querer frequentar depois que sair do ensino médio, mas já se prepara para o Enem e não apenas com livros didáticos. Ele instalou no celular um dos mais de 20 aplicativos disponíveis para smartphones com o objetivo de estudar para o exame. “Foi um aplicativo que tem todas as questões do Enem, é meio que uma revisão do que já foi feito. Ajuda, porque quem está sem fazer nada acaba usando”, comenta.

Regulamentação para audiência entre juiz e advogado divide opiniões

Quinta | 31.07.2014 | 07h08
Autor: Por Tadeu Rover

A definição de regras para que advogados sejam recebidos por juízes está longe de ser uma unanimidade. Elogiado pelo ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, o Projeto de Lei que busca regulamentar as audiências é considerado por muitos uma burocracia desnecessária. Proposto pelo deputado Camilo Cola (PMDB-ES), o Projeto de Lei 6.732/13tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O PL altera o Código de Processo Civil e o Estatuto da Advocacia para regulamentar as audiências entre magistrados e advogados para tratar de causas em tramitação nos tribunais.

Humorista Fausto Fanti, da dupla 'Hermes & Renato', é encontrado morto

Quarta | 30.07.2014 | 21h52
Autor: Yahoo


A Dupla Hermes & Renato (na foto, à direita) / Divulgação MTV

O humorista Fausto Fanti, 35 anos, conhecido por interpretar o personagem Renato na dupla "Hermes & Renato", foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira em seu apartamento em Perdizes, zona oeste de São Paulo. Segundo informações iniciais dadas pela polícia, o amigo de Fanti, o também humorista Adriano Silva, encontrou o corpo do comediante no banheiro da sua residência. A suspeita é que ele tenha cometido suicídio. Criado por cinco amigos de Petrópolis, no Rio de Janeiro, o programa "Hermes & Renato" foi exibido pela MTV Brasil entre os anos de 1999 e 2009 e, posteriormente, teve uma segunda temporada em 2013. Além de Fanti, também fazem parte da concepção da atração Marco Antônio Alves (o Hermes), Adriano Pereira (Joselito), Bruno Sutter (vocalista do Massacration) e Felipe Torres, além de Gil Brother.  O humorístico deixou a MTV em 2010 e, antes de retornar à emissora que o popularizou, passou a ser exibido durante o programa "Legendários", da Record, dessa vez com nome de "Banana Mecânica". Com o fim da emissora musical, migrou para o canal FX Brasil, neste ano. Além de Hermes e Renato, também se destacaram na atração personagens como Joselito, Boça, Padre Quemedo, além das esquetes Tela Class, Documento Trololó e Jornal Jornal. Confira um dos momentos mais brilhantes do humorista: 

Pesquisa mostra que mais de 70% dos policiais são favoráveis à desmilitarização da PM

Quarta | 30.07.2014 | 18h47
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

Uma pesquisa feita com policiais de todo o país, lançada nesta quarta-feira (30) em São Paulo, revelou que a maioria diz ser a favor da desmilitarização da PM. Ainda segundo o estudo, um terço dos policiais brasileiros pensa em sair da corporação na qual trabalham. O estudo foi realizado com 21.101 policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e peritos criminais de todos os Estados. Os profissionais foram ouvidos entre os dias 30 de junho e 18 de julho. A pesquisa "Opinião dos Policiais Brasileiros sobre Reformas e Modernização da Segurança Pública" foi promovida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pelo Centro de Pesquisas Jurídicas Aplicadas da Fundação Getúlio Vargas e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Perguntados sobre a hierarquia policial, 77,2% dos entrevistados disseram não concordar que as polícias militares e os corpos de bombeiros militares sejam subordinados ao Exército, como forças auxiliares, demonstrando que são a favor da desmilitarização da PM.

Menina de 4 anos engasga e morre durante operação de extração dentária

Quarta | 30.07.2014 | 17h40
Autor: As informações são do Ubaitaba Urgente


Menina morreu dentro de ambulância (Foto: Ubaitaba Urgente)

Uma menina de quatro anos morreu na manhã desta terça-feira (29) após se engasgar em uma operação de extração dentária. Segundo a Polícia Militar de Ubaitaba, onde aconteceu o caso, a menina ficou sufocada e sofreu duas paradas cardíacas, morrendo após a segunda. Durante a operação, a garota estava acompanhada por um responsável. A dentista deixou um dente que era extraído escapar do alicate e ele caiu na garganta da menina. O médico e sua assistente, que é socorrista do Samu, ainda tentaram fazer a menina desengasgar, mas não conseguiram e a encaminharam para o hospital de Ubaitaba. Ainda de acordo com a PM, ao chegar no Sociedade Hospitalar São Vicente de Paula, um médico a encaminhou para uma unidade médica da cidade de Itabuna. Ela foi levada por uma ambulância de Ubaitaba, acompanhada por socorristas do Samu. A menina sofreu as duas paradas cardíacas no trajeto até Itabuna e morreu após a segunda. O enterro da garota de quatro anos aconteceu na manhã desta quarta-feira (30). A PM não revelou a identidade da vítima e até a tarde de hoje a família ainda não havia prestado queixa na delegacia da cidade. Em entrevista a um blog local, uma amiga da família relatou que a menina não queria ir ao consultório da dentista: "Parece até que a garotinha estava prevendo alguma coisa, ela saiu de casa chorando e chorou muito ao entrar na sala da dentista”, disse.

Eduardo Vasconcelos dá entrevista à Band e exalta a Educação como diferencial da campanha do PSB

Quarta | 30.07.2014 | 16h02
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


(Reprodução Band Cidade)

O ex-prefeito de Brumado e atual companheiro de chapa da senadora Lídice da Mata pelo PSB, o engenheiro Eduardo Vasconcelos, participou nesta terça-feira (29), do quadro de entrevistas do Band Cidade, sobre as eleições 2014. Ele que possui uma grande habilidade midiática, respondeu com muita segurança as perguntas que lhe foram formuladas pela apresentadora Carolina Rosa. Dona de uma verbalização oral com uma retórica muito ampla, Vasconcelos falou sobre a importância da sua participação na chapa do PSB, representando o interior da Bahia. Ele destacou a Educação como a principal bandeira da campanha argumentando que “precisamos trabalhar diretamente com as pessoas, então, nesse sentido a Educação é a melhor forma de construirmos o futuro que todos desejamos para a nossa Bahia, mesmo sabendo que isso não produza frutos imediatos”. Ele ainda ressaltou que “o trio Lídice, Eduardo e Eliana vem para trazer uma nova proposta, com um elevado nível de padrão ético, já que nós temos as mãos limpas para governar, o que vem contemplar um anseio de todos os baianos”. O candidato ainda fez questão de acrescentar que “também defendemos de forma muito forte o municipalismo, porque é no município que as coisas acontecem, então, diante do projeto de governo que estamos apresentando, o qual é totalmente integrado à nova realidade de nosso estado é que não temos dúvidas que Lídice será a futura governadora da Bahia”. Confira a entrevista na íntegra: 

Aracatu: Grupo de professores afirma que prefeito está desafiando o Judiciário da Bahia

Quarta | 30.07.2014 | 12h16
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O prefeito Sérgio Maia, segundo o grupo de professores, estaria desafiando a Justiça da Bahia (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente Conteúdo)

A administração do prefeito de Aracatu, Sérgio Maia (PV), desde os seus primeiros momentos, foi marcada por uma verdadeira “batalha” com um grupo de professores concursados, os quais, em diversas idas e vindas ao Ministério Público e a Justiça, mostraram que não iriam desistir da luta, já que alegavam estar sendo injustiçados.  O Brumado Urgente falou com vários desses professores que argumentaram que “estamos sofrendo com as atitudes desmedidas do gestor municipal. Como é notório em todo o município, nós, durante o período eleitoral, declaramos apoio irrestrito a candidata opositora ao atual gestor, pelo que fica claro o tom de perseguição política, o que é inadmissível num regime democrático”. Os atos de perseguição, segundo eles “se iniciaram com inúmeras transferências imotivadas, para que os professores fossem lecionar em localidades de difícil acesso, as quais não eram as mesmas para as quais eles haviam sido designados, o que configura um total desrespeito. Para completar foram contratadas diversas pessoas informalmente, ou seja, cargos contratados para assumirem as vagas dos servidores legítimos transferidos”. Eles continuaram explicando que “dessas transferências imotivadas foram gerados dois processos judiciais, nos quais, já existem duas decisões de mérito proferidas pelo Tribunal de Justiça da Bahia e uma prolatada pela Vara Cível da Comarca de Brumado, todas determinando a recondução imediata dos servidores aos seus locais de trabalho de origem, mas o prefeito insistiu em não cumprir as referidas decisões, exonerando os mesmos de seus cargos por meio de uma portaria”.

 

A representante do grupo de professores, Aparecida Aires, não escondeu a sua indignação diante da atitude do prefeito Sergio Maia em não atender uma decisão judicial" (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

 

Alguns desses professores entraram com um Agravo de Instrumento no Tribunal de Justiça em Salvador e, em abril deste ano, obtiveram uma decisão monocrática que confirmou a anulação do PAD, dando o direito imediato para que os professores fossem reintegrados aos seus cargos de origem, o que não aconteceu até o momento, o que, segundo a representante dos professores, Aparecida Aires “é um total desrespeito à Justiça”. Ela que foi ouvida pelo Brumado Urgente destacou que “é inadmissível o que está acontecendo em nosso município, já que a mesma situação aconteceu em Guaratinga e a Justiça mandou afastar imediatamente do cargo o prefeito Kenoel Viana Cerqueira, que também é do PV, o qual descumpriu a decisão judicial de que autorizava reempossar 300 servidores concursados que tinham sido erroneamente exonerados de seus cargos”. Em tom de forte indignação ela asseverou que “em Aracatu vários de nossos companheiros foram injustamente perseguidos e foram exonerados sem quaisquer justificativas” e acrescentou que “por meio de um agravo de instrumento, a Justiça autorizou a reintegração dos mesmos aos seus cargos e, passados praticamente mais de 3 meses da decisão, o prefeito Sergio Maia teima em desobedecer a decisão judicial”. Afirmando ainda que “até mesmo CARTA DE ORDEM já foi enviada do Tribunal de Justiça da Bahia para Comarca de Brumado determinado o cumprimento da decisão, mas o gestor Sérgio Maia desdenha da decisão da justiça”.E finalizou de forma contundente ao declarar que "ele já deveria estar fora do cargo, mas continua desafiando a Justiça, o que tem causado uma forte indignação em nossa categoria. Confiamos na Justiça e espero que o Judiciário baiano haja de forma altiva e rápida". Confira a documentação abaixo com as decisões judiciais. 

Conquista: UESB decreta luto de 3 dias por morte de servidor

Quarta | 30.07.2014 | 11h15
Autor: Da Redação


Ricardo Miranda Braga, que trabalhava na Gerência de Recursos Humanos (GRH), campus de Vitória da Conquista. (Foto: Reprodução Facebook)

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) informa o falecimento do servidor Ricardo Miranda Braga, que trabalhava na Gerência de Recursos Humanos (GRH), campus de Vitória da Conquista. O servidor, que pertencia ao quadro efetivo da UESB há oito anos e desde setembro de 2013 respondia pela Assessoria Técnica de Recursos Humanos (ASTEC), faleceu às 5 horas da manhã desta quarta-feira (30). A UESB manifestou sua solidariedade a todos os familiares e amigos do servidor. Por meio da Portaria 1301/14, foi decretado luto oficial por três dias nos três campi da Universidade, com suspensão das atividades acadêmicas e administrativas no campus de Vitória da Conquista durante toda essa quarta-feira (30). Os motivos da morte de Ricardo não foram divulgados.

Muniz Ferreira: Bandidos explodem caixa eletrônico e população acha que eram fogos de artifício

Quarta | 30.07.2014 | 10h01
Autor: Com informações do site Voz da Bahia.


(Foto: Reprodução)

A pacata cidade baiana de Muniz Ferreira, de 7.825 habitantes segundo o IBGE, acordou ao som de explosivos na madrugada de uma data especial, nesta quarta-feira (30). Cinco homens armados em um Pagero prata explodiram um caixa eletrônico do Bradesco do município da região metropolitana de Salvador para pegar o dinheiro do caixa abastecido no dia anterior e, com isso, destruíram toda a agência, por volta das 3h. Alguns moradores disseram achar que eram fogos de artifício em homenagem aos 52 anos de emancipação do município. Segundo testemunhas, a quadrilha também furou os pneus de uma viatura em um posto policial próximo do banco. Não se sabe a quantia de dinheiro que os bandidos levaram.