Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Estudo mostra que Zika pode usar proteína para acessar células neurais

Quinta | 31.03.2016 | 20h03


(Foto: Reprodução)

Estudo publicado pela revista norte-americana Cell Press identificou a possibilidade de o vírus Zika acessar células-tronco neurais por meio de uma proteína. A pesquisa mostra que danos no receptor AXL têm relação direta com sintomas associados à infecção em fetos, mas não confirma a correlação entre o Zika e a microcefalia. Foram analisadas células presentes no cérebro de camundongos e furões e também em organoides derivados de células-tronco humanas. Todos os modelos, segundo o estudo, mostraram a expressão do receptor AXL em células gliais radiais, um tipo de célula-tronco neural que dá origem a outras células, como os neurônios. Boletim divulgado esta semana pelo Ministério da Saúde informa que, desde outubro de 2015, 944 bebês nasceram com microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivas de infecção congênita. Do total de 944 confirmados, apenas 130 tiveram exame laboratorial positivo para o Zika. Ainda segundo levantamento, 4.291 casos estão em investigação. Do total de 6.776 casos notificados de bebês com suspeita de terem a malformação, 1.541 foram descartados por apresentarem exames normais ou por apresentarem microcefalia e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infeciosas. A maioria dos casos foi registrada no Nordeste, (5.315), que responde por 78% do total registrado, sendo Pernambuco o estado com o maior número de casos em investigação (1.207). A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos além do Zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.

Bate-boca e tumulto marcam reunião da Comissão de Impeachment

Quinta | 31.03.2016 | 19h02


(Foto: Reprodução)

A reunião da comissão que analisa o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff foi marcada, mais uma vez, por tumulto e bate-boca, reforçados pela participação do público que acompanhava os depoimentos. Apesar de o depoimento do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, ter transcorrido com tranquilidade, a fala do professor de direito financeiro Ricardo Lodi Ribeiro foi, desde o primeiro minuto dos 30 previstos, alvo de várias interrupções. O deputado Júlio Lopes (PP-RJ) fez diversas intervenções e questionou inclusive os créditos atribuídos ao especialista, que é professor adjunto e não titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). As discussões duraram três horas. 

Para evitar reações alérgicas, rótulos de alimentos terão que informar lactose e caseína

Quinta | 31.03.2016 | 18h00


(Foto: Reprodução)

Fabricantes de alimentos precisam indicar a presença de lactose e caseína (açúcar e proteína presentes no leite) na embalagem de seus produtos. É o que decidiram nesta quarta-feira (30) os parlamentares da Câmara dos Deputados, em plenário. Como o projeto original sofreu alterações, o texto será reencaminhado para análise no Senado. Caso seja validada, a medida começa a valer apenas a partir de 2019. O texto original tinha origem na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, onde tramitou em caráter terminativo, em 2014, e contemplava apenas a lactose. A inclusão da caseína foi proposta pelo deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que avaliou que este também é um elemento alergênico. A principal justificativas do projeto é evitar problemas de saúde causados pela ingestão dessas substâncias. Uma das preocupações seria a elevada ocorrência de casos de intolerância à lactose no Brasil. Hoje, o deputado Ságuas Moraes (PT-MT), que é pediatra, disse que a intolerância à lactose e à caseína tem se desenvolvido mesmo em crianças e que a informação no rótulo é importante. Atualmente, esse tipo de exigência já existe para o glúten, uma proteína presente na aveia, trigo, cevada, malte e centeio. Na matéria aprovada nesta quarta, também fica estabelecida a proibição do uso de gordura vegetal hidrogenada, conhecido como gordura trans, na composição de alimentos destinados a consumo humano, nacionais ou importados. Essa proibição não alcança alimentos de origem animal que contenham esse tipo de gordura. Entre os malefícios associados à gordura trans estão o aumento do colesterol LDL no sangue.

Ato de filiação de Alessandro Lobo ao PRB acontecerá na noite de hoje (31) em clima de alta badalação política

Quinta | 31.03.2016 | 16h51
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


Alessandro Lôbo esbanja felicidade nesse seu novo momento político (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O atual presidente do Poder Legislativo de Brumado, vereador Alessandro Lobo, estará, na noite desta quinta-feira (31), - dia em que se comemora a Revolução de 1964, que é considerada como símbolo da libertação do totalitarismo -, promovendo um grande evento político, o qual tem como escopo o ato de seu ingresso no PRB – Partido Republicano Brasileiro. Ele estará assinando a ficha de filiação, em clima de alta badalação, ao lado da presidente brumadense do PRB, a suplente de vereador Rosana Chaves e na presença da nata da classe política local, como também de lideranças estaduais da legenda republicana, que virão a Brumado especialmente para prestigiar o evento. Lobo que é médico por profissão é um dos pré-candidatos ao cargo de prefeito e está vivendo um momento muito especial de sua carreira e, nessa noite de celebração, deverá anunciar uma nova postura política, muito mais dinâmica e contextual. Considerado um dos políticos mais brilhantes desta nova geração, Alessandro está muito afinado com outros dois pré-candidatos, o empresário do ramo de comunicação, Emanoel “Manelão” Araújo e o sindicalista Édio Pereira, os quais, segundo eles, representam a inovação na política brumadense. 

Maioria do STF mantém decisão de Zavascki e investigações sobre Lula vão para o Supremo

Quinta | 31.03.2016 | 16h21


(Foto: Reprodução)

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão de Teori Zavascki de retirar as investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Justiça Federal de Curitiba. No dia 22 de março, Zavascki havia determinado, em caráter liminar, que o juiz federal Sérgio Moro remetesse todos os procedimentos judiciais que envolvessem o petista, por envolverem pessoas com foro privilegiado. A decisão foi tomada após Moro derrubar o sigilo de interceptações telefônicas de Lula, que envolviam conversas com ministros e até com a presidente Dilma Rousseff. Em seu voto, Zavascki defendeu que comunicação de presidentes são uma questão de “segurança nacional” (leia mais aqui). O relator já foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Carmen Lúcia e Dias Toffoli. Como o ministro Gilmar Mendes está em Portugal, os seis votos constituem maioria. Com a decisão, o Supremo vai analisar os grampos feitos pela Polícia Federal e decidir se o julgamento de Lula será feita pela Corte ou por Sérgio Moro.

Homem é esfaqueado em confronto no comércio de Vitória da Conquista

Quinta | 31.03.2016 | 15h01


Fotos: Louro Magalhães | BLOG DO ANDERSON

Um homem foi esfaqueado em confronto no Comércio de Vitória da Conquista. O fato aconteceu no Mercado Humberto Flores, ao meio dia desta quinta-feira (31). De acordo com testemunhas, os dois envolvidos na confusão são andarilhos. As marcas de sangue ficaram expostas numa viatura da Prefeitura de Vitória da Conquista e atraiu uma multidão. (Blog do Anderson).

Kátia Abreu diz que os seis ministros do PMDB permanecerão no governo

Quinta | 31.03.2016 | 14h19


(Foto: Reprodução)

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, informou nesta quarta-feira (30), por meio de sua assessoria de imprensa, que ela e os outros cinco ministros da cota do PMDB decidiram permanecer no governo sem se licenciar do partido. Kátia Abreu, entretanto, ressaltou que todos os ministros peemedebistas colocaram seus cargos à disposição da presidente Dilma Rousseff caso ela necessite das pastas para negociar com outros partidos aliados. A ministra da Agricultura fez a afirmação um dia após o Diretório Nacional do PMDB ter anunciado o rompimento com o Palácio do Planalto e determinar que todos os integrantes do partido entreguem seus cargos no Executivo federal. Atualmente, das 32 cadeiras da Esplanada dos Ministérios, o PMDB comanda seis. Além da Agricultura, os peemedebistas estão à frente de Saúde, Ciência e Tecnologia, Portos, Minas e Energia e Aviação Civil.

 

Bahia: Mãe e três filhos sobrevivem após capotamento

Quinta | 31.03.2016 | 13h30


Mãe e filhos sofreram apenas ferimentos leves após capotamento (Foto: blogbraga / Repórter Edivaldo Braga)

Um carro com quatro ocupantes, sendo uma mulher e os três filhos, todos menores, capotou na Avenida Juscelino Kubitschek, em Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia, na quarta-feira (30). Segundo informações da Polícia Militar, a motorista perdeu o controle do veículo e capotou duas vezes. Apesar da gravidade do acidente, as vítimas sofreram apenas ferimentos leves e todos passam bem. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas as vítimas já haviam sido socorridas por populares até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães.

Prefeito Aguiberto desmente com veemência boatos que apontam mudança partidária: ‘são apenas especulações sem o mínimo fundamento’

Quinta | 31.03.2016 | 12h47


O prefeito Aguiberto Lima Dias afirmou de forma categórica que as especulações são fantasiosas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A informação dada de forma unilateral sem se ouvir as partes envolvidas continua sendo praxe de alguns blogs locais, que insistem em passar informações somente no intuito de infernizar a vida de políticos, sem se preocupar com a credibilidade e a opinião pública. A nova vítima deste tipo de ação reprovável foi o prefeito Aguiberto Lima Dias, que teve o seu nome citado numa veiculação de responsabilidade do blogueiro Washinton Tiago, que afirmou que o chefe do executivo brumadense estaria insatisfeito no PDT e que, segundo interlocutores, já dava sinais de que poderia desembarcar da legenda. Em contato com o prefeito Aguiberto ele fez questão de desmentir com veemência e classificou a veiculação como maldosa. “Primeiramente, durante toda a minha vida pública, eu nunca autorizei a ninguém falar em meu nome sobre alguma atitude que iria ter que tomar, pois sempre que houve a necessidade disso eu vim a público e comuniquei os fatos”, iniciou explicando o gestor municipal que continuou argumentando que “quanto a esta veiculação, que classifico como maldosa e sem qualquer fundamento, eu posso afirmar que se houvesse qualquer resolução da minha parte eu já teria comunicado, pois eu sempre adotei a essa postura”. Aguiberto ainda fez questão de esclarecer que “eu não autorizei nenhum dos meus interlocutores a falar por mim, então, diante disso, posso afirmar que não existe base para tais colocações que só podem ser fruto de alucinação ou de mentes que só buscam me prejudicar, pois estou firme no PDT e não existiu, em momento algum, da minha parte, qualquer comentário no sentido de uma possível saída da legenda”.  

Fraude em inscrição pode anular eleições da OAB-BA; candidatos analisam caso

Quinta | 31.03.2016 | 12h24


(Foto: Reprodução)

Uma denúncia de fraude nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) pode anular a posse de Luiz Viana como presidente, caso uma ação seja movida pelas chapas concorrentes pelo crime de estelionato. Documentos obtidos pelo Bahia Notícias apontam que uma das conselheiras da seccional não atendia aos requisitos previsto no regimento do Conselho Federal para que pudesse ter um assento na entidade. Segundo a denúncia, Maíra Santana Vida, candidata a conselheira pela chapa “Mais OAB”, assinou a ficha de autorização de sua candidatura assegurando que exercia cinco anos de advocacia, como determina as regras da OAB. Entretanto, segundo documentos obtidos pelo advogado Fabrício de Abreu, a advogada só exercia a função há quatro anos e cinco meses quando se lançou candidata. Através de documentos cedidos pela própria OAB Bahia é constatada a irregularidade. Ela ingressou nos quadros da OAB em 31 de maior de 2011. Maíra Vida ainda foi nomeada por Luiz Viana como presidente da comissão de Combate à Intolerância Religiosa. 

Dilma retira mais dois cargos de nomes indicados pelo PMDB

Quinta | 31.03.2016 | 11h42


Dilma retira mais dois cargos de nomes indicados pelo PMDB

De olho na votação do impeachment, a presidente Dilma Rousseff demitiu nesta quarta-feira, 30, o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Walter Gomes de Sousa, e o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento, Rogério Abdalla. Ambos foram indicados pelo PMDB, partido que rompeu com o governo na última terça-feira. Ambas as exonerações estão publicadas na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU). A direção do Dnocs é um dos cargos de segundo escalão mais cobiçados na região Nordeste. Sousa fora indicado para o posto pelo ex-deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Na segunda-feira, Alves pediu exoneração do cargo de ministro do Turismo, o qual ocupava desde o ano passado. A decisão foi tomada em sinal de apoio ao rompimento do partido. Até agora, porém, Alves foi o único dos sete ministros do PMDB a deixar o cargo. Alguns ministros do partido resistem a deixar seus postos, como é o caso de Katia Abreu, da Agricultura.

Jequié: Motorista é flagrado em transporte irregular de madeira nativa na BR 116

Quinta | 31.03.2016 | 10h53


Foto: Divulgação / PRF-BA

Um caminhão carregado de madeira nativa foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) nesta quarta-feira (30). O flagrante ocorreu no km 672 em um trecho da BR 116, de Jequié, no sudoeste baiano. Segundo os policiais, o veículo levava em torno de quatro metros cúbicos de madeira nativa, dos tipos Jaqueira e Pau-Pombo. Ao ser abordado pelos policiais, o motorista do caminhão, de 46 anos, que não teve a identidade divulgada, disse que a madeira era da fazenda dele, localizada no município de Itagi, também no sudoeste baiano. O homem declarou que a carga seria trocada por blocos de cerâmica em Jequié. No entanto, segundo a polícia, ele não tinha nenhuma autorização ambiental. Por estar em desacordo com a legislação ambiental, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o motorista. Já a madeira foi encaminhada para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema).

‘Essa situação dos terceirizados tem que ser resolvida com urgência’, afirma governador Rui Costa

Quinta | 31.03.2016 | 10h14
Autor: Brumado Urgente


O governador Rui Costa mostrou muita preocupação com a questão dos terceirizados (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O governador Rui Costa (PT) confirmou nesta semana a sua preocupação com as despesas com pessoal, tendo em vista que esta já atingiu 47,55% do orçamento, superando o limite prudencial de 46,17%. Questionado sobre a possibilidade de reajuste este ano, Rui disse que, principalmente por conta da ligação histórica com o sindicalismo, “é doloroso não ter condições de negociar salário com os trabalhadores”. Em relação aos terceirizados, o governador determinou um amplo estudo: “essa situação dos terceirizados precisa ser resolvida com urgência. Os contratos precisam ser revistos de uma forma moderna e inteligente, porque é constrangedor e inadmissível permitir atraso no salário dos trabalhadores. É inaceitável. O modelo que atualmente adotamos gera prejuízos para o trabalhador, para as empresas e para o Estado”, afirmou.  Na reunião, o governador também anunciou que está sendo estudada a criação de uma central de serviços com o objetivo de otimizar áreas como segurança, limpeza e transporte dentro da estrutura do Governo. A questão dos terceirizados em Brumado vem se arrastando, com salários atrasados e grande preocupação das famílias, mas, segundo afirmação do governador, o impasse deverá ser resolvido com urgência, para que os constrangimentos não venham a se repetir. 

Prefeito de Ibiassucê deve restituir mais de R$ 8 mil aos cofres municipais

Quinta | 31.03.2016 | 09h44


Foto: reprodução / Gilson Medina

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta­feira (30), considerou parcialmente procedente a denúncia formulada pela presidente da Câmara de Ibiassucê, Maria de Lourdes Brito, contra o prefeito Manoel Adelino Gomes de Andrade por irregularidades cometidas em sua administração, nos exercícios de 2013 e 2014. O gestor foi multado em R$1 mil e deverá restituir a quantia de R$ 8.505,00 aos cofres municipais, com recursos pessoais. O relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, confirmou a irregularidade no pagamento de horas extras ao tesoureiro municipal, Marinaldo Silva Santos, ocupante de cargo comissionado, nos meses de julho, agosto e setembro, na quantia mensal no valor de R$ 1 mil, bem como a utilização de recursos públicos no montante de R$ 5.505,00 para o custeio de publicidade do município com foto do gestor. Cabe recurso da decisão. (Sudoeste Bahia).

Petrônio Oliveira Rocha (Peti) se filia ao PSB e confirma que irá disputar uma cadeira no Legislativo de Brumado

Quinta | 31.03.2016 | 09h10
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O jovem Petrônio de Oliveira Rocha (Peti) ao lado do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Brumado Urgente)

Buscando preencher a lacuna de uma representatividade jovem na política brumadense, o jovem Petrônio Oliveira Rocha, o popular “Peti”, se filou, na noite desta quarta-feira (30), ao PSB – Partido Socialista Brasileiro. O ato de filiação foi abonado pelo ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, que desejou sucesso ao mais novo filiado do partido. “Peti” é servidor público e há muito anos trabalha na área de saúde municipal e, devido a esse conhecimento, pretende também contribuir para uma efetividade maior das ações na área de saúde. Porém, segundo ele, o seu principal será a busca de tentar corresponder à grande expectativa de uma representatividade jovem na política local, que venha a trazer ações mais efetivas na busca de contemplar vários anseios da juventude brumadense como a vinda de novos cursos e universidades públicas, como também a criação de uma maior geração de empregos, principalmente para os que terminam o Ensino Médio e buscam uma colocação no mercado de trabalho. 

Prefeitura de Brumado intensifica obras de recuperação das estradas vicinais do município

Quinta | 31.03.2016 | 08h45


As obras vêm sendo intensificadas e já contemplam a maioria das comunidades rurais (Foto: Divulgação)

Devido às fortes chuvas do início do ano em Brumado, os estragos feitos nas estradas vicinais do município foram muito grandes, fazendo com que, em alguns locais, as condições de trafegabilidade ficassem muito comprometidas, trazendo preocupação para as comunidades rurais atingidas. Diante disso, foi elaborado um grande planejamento, no qual, os locais mais atingidos e que são rota para os ônibus que fazem o transporte escolar tivessem a prioridade. O prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, definiram o cronograma de obras que vem sendo executado da forma mais ampla possível, buscando atender a grande demanda, já que a malha viária vicinal do município é muito extensa. Os serviços estão num ritmo muito intenso e, nesta última semana, foram realizados nas comunidades de Ubiraçaba, Samambaia, Lagoa de São João, Boi Morto, Agristin, Floresta, Furado de Maria Nova. Nas proximidades da sede do município equipes recuperaram a estrada que liga o Apertado do Morro à Fazenda Lamarão, Cachoeira e demais localidades da região. Os serviços já estão em fase final, mas a manutenção das estradas deverá continuar sendo efetivada no sentido da melhor conservação possível das mesmas. 

Polícia encontra plantação com 300 pés de maconha no sudoeste da BA

Quinta | 31.03.2016 | 08h31


Polícia encontra plantação com 300 pés de maconha em zona rural de Jaguaquara, na Bahia (Foto: Divulgação/ CIPE Sudoeste)

Um homem de 36 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (30), após uma guarnição da CIPE Sudoeste, da Polícia Militar, encontrar 300 pés de maconha na propriedade do suspeito, localizada na zona rural da cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia. De acordo com a polícia, o homem foi encontrado no local da plantação. A polícia ainda informou que, durante a operação, foi apreendida com outra pessoa uma espingarda tipo cartucheira. O suspeito foi levado para a delegacia da cidade de Jequié, também no sudoeste baiano. O material apreendido também foi levado para a unidade policial.

Suspeito foi levado para a delegacia da cidade de Jequié,junto com o material apreendido na Bahia (Foto: Divulgação/ CIPE Sudoeste)

MP-BA aciona Prefeito Charles Fernandes a realizar a convocação imediata de concursados em Guanambi

Quinta | 31.03.2016 | 07h48


(Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Estado do Bahia (MP-BA) deu entrada em uma Ação Civil Pública contra a Prefeito Municipal de Guanambi, Charles Fernandes para anular as contratações e garantir a nomeação dos candidatos aprovados no concurso de 2014. A promotora Dr.ª Tatyane Miranda Caires, requer judicialmente a declaração de nulidade dos contratos que foram listados, para assim obrigar o prefeito Charles Fernandes a rescindi-los no prazo de dez dias, promovendo a imediata substituição de contratados por aprovados, sob pena de multa diária de 50 mil reais e crime de desobediência. A Prefeitura de Guanambi realizou 677 contratações temporárias alegando estar em concordância com a Lei municipal 1.013/2015 que preconiza o atendimento à necessidade temporária de excepcional interesse público. Conforme argumentações da promotoria essa ação visa transformar contratos temporários e precários para exercício de funções permanentes. Além disso, foi constatado a pratica de desrespeito ao direito de nomeação de aprovado.

Famílias de crianças com microcefalia podem solicitar desconto na conta de energia

Quinta | 31.03.2016 | 07h03


(Foto: Reprodução)

Famílias com crianças portadoras de microcefalia podem obter o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, de acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). De acordo com a empresa, para ter acesso ao benefício que concede descontos de até 65% na conta, os interessados precisam estar cadastrados junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na categoria Benefício da Prestação Continuada (BPC) - voltada para pessoas com deficiência. Após o cadastro, é necessário apresentar o número do benefício à Coelba através de uma das agências de atendimento ou site da empresa (clique aqui). O desconto será concedido às crianças cadastradas nas agências do INSS na capital e interior. Além de apresentar o número do BPC do beneficiário na categoria 87, o responsável deverá, também, ter em mãos o CPF, documento de identificação com foto e uma conta de energia do local onde mora a família, para efetivar a solicitação do desconto. Não é necessário ser o titular da conta. O desconto da Tarifa Social é instituído pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e adotado em todas as concessionárias de energia elétrica do país.