Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "01/2016"

Nova descoberta pode acabar com injeções para tratamento de diabetes tipo 1

Domingo | 31.01.2016 | 20h04


(Foto: Reprodução)

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Instituto de Células-Tronco de Harvard (ambas nos EUA) fizeram uma descoberta que pode ajudar a desenvolver a cura para a diabetes tipo 1. O estudo publicado nesta segunda-feira na revista Nature mostrou que implantar no organismo células produtoras de insulina, desenvolvidas em laboratório a partir de células-tronco, é capaz de reverter a diabetes por pelo menos seis meses. Os testes foram feitos em ratos de laboratório geneticamente modificados para sofrerem diabetes tipo 1. Após receberem a implantação de células artificiais, eles conseguiram produzir insulina sem o uso de injeções, durante o tempo que durou o estudo: 174 dias. Os testes em humanos ainda devem demorar alguns anos, mas os cientistas estão otimistas em modificar o tratamento dos pacientes que não precisaria mais do uso de injeções de insulina frequentes. O diabetes tipo 1 ocorre quando o próprio corpo ataca as células que produzem a insulina. O tratamento é feito com injeções que simulam o comportamento do pâncreas após as refeições. Quase 50% das pessoas com tipo 1 são diagnosticadas antes dos 18 anos. São cerca de 800 mil casos no Brasil.

Inspirado em Simpsons, catarinense vende produtos para canhotos na internet

Domingo | 31.01.2016 | 19h02


(Foto: Reprodução)

Os canhotos representam apenas 10% da população mundial. Por conta disso, a maioria dos utensílios encontrados no mercado são voltados para pessoas que têm mais facilidade em utilizar a mão direita, condição que dificulta a execução de tarefas simples para aqueles que preferem a esquerda. Foi pensando nisso que o catarinense Ricardo Michels Silva abriu a No Destro, loja especial para canhotos.  Ricardo, que é destro, teve a ideia do empreendimento ao perceber a dificuldade da ex-namorada canhota em realizar uma dessas tarefas do dia a dia. Posteriormente, foi impulsionado pela lembrança de um episódio dos Simpsons, famosa série americana. "Ela estava descascando uma laranja e disse que dava muito trabalho porque o dente da faca era ao contrário. Daí, me lembrei que, nos Simpsons, o Ned Flanders tinha uma loja para canhotos. Pesquisei e descobri que elas realmente existiam. Encontrei nos Estados Unidos e em Londres", conta o empreendedor em entrevista ao iG. Antes de abrir a No Destro, que está prestes a completar um ano de atividade, Ricardo não tinha experiência com administração de negócios. 

Antibiótico de uso corrente eleva risco de asma e obesidade infantil

Domingo | 31.01.2016 | 16h01


(Foto: Reprodução)

O uso de antibióticos da classe dos macrólidos, comumente receitados em casos de infecção pulmonar, aumenta a propensão a obesidade e asma em crianças. A razão para tal, sugere um novo estudo, é a alteração na população de micróbios intestinais. A conclusão saiu de uma pesquisa realizada na pela Universidade de Helsinque (Finlândia), que acompanhou 142 crianças de dois a sete anos durante um período de seis meses. Os antibióticos da classe dos macrólidos são os que têm como princípio ativo eritromicina, claritromicina ou azitromicina. Após analisarem a mudança na fauna microbiana no intestino daquelas crianças que tomaram essa classe de drogas, os pesquisadores concluíram que as alterações eram maléficas. O estudo constatou uma redução na população de actinobactérias, -- que ajudam a prevenir alergias -- e aumento no número de bacterioidetes e proteobactérias -- grupos nos quais se encaixam muitas espécies potencialmente patógenas. A mudança de perfil da flora intestinal, porém, não causou problemas no sistema digestivo em si, só que elevou o risco para problemas metabólicos e imunológicos.

 

Será possível um jornalismo financiado por todos nós?

Domingo | 31.01.2016 | 16h00
Autor: por Nancy Vogt e Amy Mitchell e


(Foto: Reprodução)

Há um bom número de anos que o jornalismo de financiamento coletivo via internet se tornou uma maneira comum de ganhar apoio público – e suporte financeiro – para todos os tipos de projetos, do Coolest Cooler [um tipo de liquidificador] a um fone de ouvido para reality gamesvirtuais ou a um protótipo de uma nave especial voando ou ainda a um fundo financeiro de resgate para a Grécia. A área do jornalismo não é uma exceção.

Do dia 28 de abril de 2009 ao dia 15 de setembro de 2015, 658 projetos relacionados com o jornalismo foram propostos pelo Kickstarter, um dos maiores sites de financiamento coletivo do mundo, recebendo o total – ou mais que o total – do financiamento e chegando a quase 6,3 milhões de dólares (cerca de 26 milhões de reais).

 

Veja 3 dicas para controlar a ansiedade de forma natural

Domingo | 31.01.2016 | 14h01


(Foto: Reprodução)

A ansiedade é um mal que tem atingido muitas pessoas na atualidade, principalmente pela rotina corrida e tecnológica em que vivemos nos dias de hoje. Essa tensão que é criada pela ansiedade não é boa para ninguém, por isso, saber domá-la de forma natural é essencial. Márcia Rissato, terapeuta floral do Instituto Bach do Brasil e da Bach Foundation da Inglaterra, deu 3 dicas para controlar a ansiedade naturalmente e sem medicações fortes; confira!

 

Trabalhadores devem se preparar para a aposentadoria, defendem especialistas

Domingo | 31.01.2016 | 13h03


(Foto: Reprodução)

Faltavam apenas cinco anos para atingir a idade mínima para aposentadoria. A contadora Lucélia Rocha ocupava um cargo de gerência em um banco de Teresina, no Piauí, e sabia que perderia grande parte da renda se optasse por parar de trabalhar aos 48 anos. Foram meses fazendo contas, ouvindo sugestões e alertas de colegas. “Mas eu sempre quis aposentar cedo. Não queria me aposentar aos 60 anos. Queria aproveitar para viajar, passar mais tempo com minhas filhas”, conta, acrescentando que não se abalou e garante não se arrepender por ter aberto mão de quase metade do que recebia. Lucélia começou a trabalhar com 19 anos de idade, casou aos 22, e dois anos depois já tinha a primeira filha. “Não tive tempo para fazer as coisas que gostava, como ler os livros que queria, assistir filmes. Eu estudava muito desde cedo e gostava muito do meu trabalho, mas estava certa que iria parar”, disse. A administradora explicou que se preparou psicologicamente para a aposentadoria e não se arrepende. “Queria qualidade de vida. Não pensava em renda. Hoje tenho minha primeira netinha – Ane – que está com 8 meses e posso passar muito tempo com ela”, disse.

 

Cinco desafios para a sustentabilidade do jornalismo online

Domingo | 31.01.2016 | 12h34
Autor: Por Simone Stolzoff


Gostaria de dar a este artigo o título de “Sobre o ato de escrever” ou algo no gênero, mas o fato é que vivemos hoje na era da informação compartilhada, onde os conteudos são produzidos e distribuidos de forma colaborativa. Fundamentalmente, isso quer dizer que é bastante provável que você esteja lendo este artigo porque ele apareceu em alguma das redes sociais (Facebook, Twitter, Medium etc.) de sua preferência e a provocação do meu titulo levou você a interromper o zapeamenteo entre páginas diferentes. Você ficou chateado? Não vale a pena ficar. Atualmente, isso faz parte das regras do jogo. O título é o principal fator que usamos para determinar se algo merece nossa atenção e nosso precioso tempo . É o tapete de boas vindas que está sendo retirado da maioria das primeiras páginas de jornais porque para conseguir sucesso na internet, os editores precisam que as informações sejam publicadas primeiro pelas plataformas de redes sociais.

 

No fim das contas, a culpa será da chuva

Domingo | 31.01.2016 | 10h03
Autor: Por Sandro Ari Andrade de Miranda / OI


(Foto: Reprodução)

Um dos raros momentos em que a Rede Globo de televisão resolveu tratar do crime ambiental praticado pela empresa Samarco em Mariana/MG foi no programa Bom Dia Brasil desta segunda-feira, 18 de janeiro de 2016. Um crime que já destruiu toda a vila de Bento Rodrigues, todo o complexo hídrico do Rio Doce, levou à morte milhares de espécies animais e vegetais e, na última contagem, 18 seres humanos, destruiu ecossistemas, poluiu toda uma rede de zonas úmidas na foz do Rio Doce, fechou praias no Espírito Santo e na Bahia e, além disso, mais recentemente, passou a ameaçar o paraíso ambiental do Atol das Rocas. 

Como se observa, identificamos num breve relato vários crimes, incluindo homicídio culposo (pode-se até alegar dolo eventual), poluição em diversas escalas, destruição de áreas de preservação permanente, morte de espécies animais e vegetais (algumas em processo de extinção), dentre outros e, obviamente, descumprindo a Licença Ambiental.

Sobre a Licença Ambiental, existem elementos documentais que indicam desde a obtenção de vantagens indevidas no processo de licenciamento até a omissão de dados essenciais ao órgão licenciador, o qual, por sinal, deveria estar acompanhando de perto a execução de uma obra dessa dimensão. 

De acordo com a própria Globo, o levantamento do Ministério Público mineiro indica que a empresa recebeu a Licença de Instalação, que é o documento responsável pela autorização das obras, sem “projeto executivo”, no ano de 2007. Isso mesmo, o projeto executivo é aquele que é exigido de qualquer pessoa que pretende construir uma casa. Ora, sem “projeto executivo” é impossível a autorização de uma obra, pois o órgão fiscalizador perde totalmente o controle sobre a mesma.

Artistas negros explicam boicote ao Oscar

Domingo | 31.01.2016 | 10h01


(Foto: Reprodução)

Will Smith, Spike Lee, Snoop Dogg e Jada Pinkett-Smith anunciam que vão boicotar/não participar da premiação do Oscar 2016 por conta da falta de negros entre os indicados. Idris Elba, George Clooney, Lupita Nyong’o,e  Mark Ruffalo apoiam o boicote. É o segundo ano consecutivo em que nenhum ator negro é indicado para ganhar estatuetas. A última vez que aconteceu algo semelhante foi  em 1997 e 1998. A falta de diversidade não é uma questão bem resolvida no Oscar que segue majoritariamente sendo dado por homens brancos a homens brancos. Por exemplo, o papel de Will Smith em “Um Homem Entre Gigantes” é um dos apontados como esquecidos pelo Oscar. Além dele, fala-se de Michael B. Jordan (“Creed: Nascido para Lutar“) e Idris Elba (“Beasts of No Nation”). Nas redes sociais, aumenta a mobilização com a hastag #OscarsStillSoWhite (#OscarAindaMuitoBranco). A imagem abaixo, mostra os indicados para o Oscar neste ano.

 

 

Configuração faz com que você mude a URL do perfil pelo seu nome ou apelido

Domingo | 31.01.2016 | 09h02


(Foto: Reprodução)

Todo usuário do Facebook pode ter uma URL (endereço de link) personalizada para seu perfil. Isso é possível através de uma das opções que ficam no menu, disponível para acesso rápido na barra superior de navegação da rede social. Sendo assim, seu perfil fica com o link facebook.com/seunome. Aprenda a fazer a customização com o passo a passo da Techtudo: 
Passo 1. No canto direito superior da tela do Facebook, clique na “setinha” para baixo e abra o menu de configurações;
Passo 2. Nesta tela, clique em “editar” ao lado da opção “Nome de usuário”. É ali que o usuário pode mudar sua URL;
Passo 3. Basta, então, inserir um nome de usuário que você deseje para ser sua URL, salvar e pronto! Assim, seu endereço personalizado no Facebook será alterado.

Presidente do Bairro Dr. Juracy agradece a todos que cooperaram com a campanha em prol dos desabrigados

Domingo | 31.01.2016 | 09h00
Autor: Brumado Urgente


O presidente Jobson Cruz entregando as doações aos moradores do Bairro Dr. Juracy que foram atingidos pelas chuvas (Foto: Divulgação)

O presidente do Bairro Dr. Juracy, Jobson Cruz, o popular Jobinho, fez questão de agradecer a todos os que cooperaram com a campanha liderada pela associação que arrecadou uma grande quantidade de alimentos, roupas e calçados, que foram distribuídos às famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Ele fez questão também de agradecer ao Brumado Urgente pela cooperação na divulgação da campanha, que, segundo ele, superou as expectativas e foi um grande sucesso (fotos abaixo). Ele ainda ressaltou que a campanha terá sua continuidade agora buscando donativos para mais famílias do referido bairro, como também do Conjunto Residencial Brisa e do Bairro Dr. Juracy. Contato para doações: (77)9-9962-0333. 

OMS alerta que zika vírus deve afetar quase todo continente americano

Domingo | 31.01.2016 | 08h01


(Foto: Reprodução)

O zika vírus, transmitido por mosquitos e suspeito de provocar más-formações fetais, deve atingir todo o continente americano, com exceção do Canadá e Chile, advertiu a Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus já está presente em 21 dos 55 países e territórios das Américas, afirma a OMS em um comunicado. Mas, de acordo com a nota oficial, o mosquito Aedes Aegypti, que transmite o zika vírus, assim como dengue e chicungunha, já está presente em todos os países do continente, com exceção de Chile e Canadá. Por este motivo, a agência da ONU prevê que "o zika vírus continuará a expansão e provavelmente afetará todos os países e territórios da região com presença do Aedes Aegypti". A OMS explica que como a população do continente não ficou exposta ao vírus antes do registro de casos no Brasil, em maio do ano passado, carece de imunidade, o que permite a propagação da doença com mais rapidez. Ao abrir a reunião do comitê executivo da organização nesta segunda-feira em Genebra, sua diretora, Margaret Chan, disse que "a propagação explosiva do zika vírus a novas áreas geográficas com escassa imunidade entre a população é motivo de preocupação, sobretudo pelo possível vínculo entre as infecções durante a gravidez e as crianças nascidas com microcefalia". Chan destacou que "o vínculo causal entre a infecção pelo zika vírus na gravidez e a microcefalia não foi comprovado", mas que os indícios existentes "são sugestivos e extremamente preocupantes". A agência da ONU destacou que, apesar de estar claro que o mosquito Aedes transmite o zika vírus, as provas de uma transmissão por outras vias são limitadas no momento. "Se descreveu um possível caso de transmissão sexual entre duas pessoas", indicou a OMS, que destacou a necessidade de mais testes para comprovar a hipótese.

Periscope permite transmissões de câmeras digitais

Sábado | 30.01.2016 | 20h01


(Foto: Divulgação)

O aplicativo de vídeo do Twitter, Periscope, lançou integração com câmeras digitais da GoPro, equipamento usado principalmente por esportistas, por serem compactas, resistentes e por capturarem ângulos diferentes. A novidade estará disponível para os modelos Hero4 Black e Silver e, para acessá-la, é preciso ser usuário de iPhone (a partir do modelo 5S). Para viabilizar a integração, é necessário baixar o aplicativo da GoPro no iPhone e seguir as instruções para sincronizar sua câmera e o telefone. Então, ao abrir o Periscope no celular, um botão da GoPro aparecerá automaticamente. Basta clicar nesse botão para iniciar a transmissão. Depois disso, os vídeos podem ser feitos diretamente das câmeras. As gravações poderão ser salvas no cartões de memória. Embora quem não possui iPhone inferior ao modelo 5S não consiga ainda produzir os vídeos nas câmeras GoPro, pode assistir às transmissões fora do sistema iOS -- como em Android ou no desktop. O Twitter está trabalhando para ampliar o benefício para outros sistemas.

 

Cientistas australianos descobrem maior sistema solar do universo

Sábado | 30.01.2016 | 19h01


(Foto: Reprodução)

Um grupo de cientistas descobriu o maior sistema solar do universo conhecido, formado apenas por um planeta e uma estrela – separados por bilhões de quilômetros de distância. As informações são de fontes acadêmicas da Universidade Nacional Australiana.“Surpreendeu-nos muito encontrar um objeto de massa baixa [o planeta] tão longe da sua estrela mãe”, comentou Simon Murphy, da Faculdade de Astronomia e Astrofísica da universidade australiana. Esta faculdade conta com uma equipe internacional de investigadores que estudam o planeta, conhecido como 2MASS J2126-8140. Ao longo das investigações, a equipe descobriu que o planeta tem massa 12 vezes superior à de Júpiter e orbita ao redor de uma estrela anã chamada TYC 9486-927-1. Os dois corpos estão separados por uma distância equivalente a 6,9 mil unidades astronômicas, ou seja, 0,1 ano luz ou um trilhão de quilômetros, segundo um comunicado da Universidade Nacional Australiana. Esta distância é “aproximadamente três vezes superior” à do que era considerado, até agora, o maior sistema solar existente.

Políticos podem começar a ser punidos por falsas promessas

Sábado | 30.01.2016 | 17h01


(Foto: Reprodução)

Os políticos podem começar a ser punidos caso não cumpram as promessas feitas durante o período eleitoral. É o que prevê o Projeto de Lei Complementar (PLP) 118/15, de autoria do deputado Índio da Costa (PSD-RJ), em tramitação na Câmara Federal. De acordo com o texto, os candidatos eleitos que não cumprirem pelo menos 50% do prometido nas eleições serão proibidos de postular os pleitos subsequentes.    A inelegibilidade será declarada após decisão da Justiça Eleitoral, respeitados os princípios da ampla defesa e do contraditório. A punição, segundo o autor da proposta, vai evitar a proliferação das falsas promessas e pode resgatar a credibilidade das instituições políticas e de seus representantes.“Neste momento, onde muitas coisas que foram prometidas não foram cumpridas, é uma lei moralizadora e, sem dúvida nenhuma, vai ao encontro do desejo da sociedade", frisa o social-democrata.Para monitorar os compromissos firmados com os eleitores, a matéria estabelece que os candidatos registrem, de forma objetiva, suas propostas e metas para o exercício de mandato.No caso do Legislativo, serão cobrados os temas que definirão as atividades parlamentares durante o período para o qual foi eleito. A proposta está aguardando análise da Comissão de Constituição e Justiça e, se aprovada, segue para o Plenário.

Robô resolve cubo mágico em um segundo

Sábado | 30.01.2016 | 15h00


(Foto: Reprodução)

Um piscar de olhos. É desse tempo que um robô criado por dois engenheiros de software norte-americanos precisa para resolver um cubo mágico, aquele quebra-cabeça tridimensional com quadradinhos coloridos que, para muita gente, permanece um mistério mesmo após anos de tentativas. Jay Flatland e Paul Rose publicaram um vídeo no YouTube no começo de janeiro mostrando a proeza. A máquina criada por eles demora pouco mais de um segundo para deixar todas as faces do cubo da mesma cor. Os pesquisadores realizaram quatro testes. Os tempos para resolver são de 1.196 segundo, 1.152 segundo, 1.047 segundo e 1.019 segundo. Para se ter ideia da velocidade, o ser humano recordista é o adolescente Lucas Etter, que resolveu o cubo mágico em 4.904 segundos, em 2015. Os tempos do robô dos dois engenheiros são ainda menores do que os estabelecidos anteriormente pela máquina detentora da maior marca, de 3.253 segundos. A oficialização do recorde ainda precisa ser comprovado. Flatland e Rose criaram um sistema em que câmeras são colocadas em frente às faces do cubo. Elas enviam a um computador as informações sobre como estão dispostos os vários quadradinhos. A partir daí, o algoritmo criado pelos engenheiros decide como irá resolver o problema.

Geração de energia eólica deve continuar crescendo nos próximos anos

Sábado | 30.01.2016 | 14h15


(Foto: Reprodução)

A capacidade de geração de energia eólica no Brasil deverá passar dos atuais 8,7 mil megawatts (MW) para 24 mil MW nos próximos oito anos. A estimativa do governo, que consta no Plano Decenal de Expansão de Energia, é que em 2024 o parque eólico brasileiro deverá responder por 11,5% de toda a energia gerada pelo país. Até o fim de 2016, a capacidade instalada deve chegar a 11 mil MW, segundo projeções da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica). A energia produzida com a força dos ventos é a que apresenta o maior crescimento no país. Entre novembro de 2014 e novembro de 2015 a capacidade instalada do setor cresceu 56,9% em relação aos 12 meses anteriores, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. No ano passado, foram inauguradas mais de 100 usinas eólicas no país, com investimentos de R$ 19,2 bilhões. Atualmente, existem 349 usinas eólicas instaladas no Brasil, a maioria na região Nordeste.

Competição dá bolsa de estudo para curso de verão na Escócia

Sábado | 30.01.2016 | 13h25


(Foto: Reprodução)

Considerada uma das 10 melhores universidades europeias, a Universidade de Edimburgo divulgou um concurso que oferece, como prêmio, uma bolsa integral para um dos cursos de verão da instituição. Os cursos acontecerão no mês de julho. Para participar da competição, é necessário estar matriculado em um curso de graduação, além de comprovar fluência em inglês, através do TOEFL ou IELTS. Caso o candidato não preencha os pré-requisitos, mas acredite também estar qualificado para participar do curso, é possível enviar um e-mail à instituição. Segundo informações do site Estudar Fora, cada caso será avaliado individualmente. No concurso, o estudante deverá responder a oito perguntas sobre a Universidade de Edimburgo, dez questões sobre a língua inglesa e ainda finalizar com uma redação. O competidor que se sair melhor em todas as etapas, vence. O prazo se encerra no dia 17 de março e as inscrições podem ser feitas neste link.

 

Veja a lista de doenças que você pode pegar por sair beijando no carnaval

Sábado | 30.01.2016 | 11h03


(Foto: Reprodução)

O tradicional beijo na boca durante os dias de Carnaval já virou hit de canções da folia e também motivo de alerta para especialistas. Por trás da sensação de bem estar da “beijação” se escondem dezenas de doenças transmitidas pela troca de salivas e de secreções respiratórias. De acordo com a infectologista e coordenadora do Serviço de Infectologia do Hospital da Bahia, Márcia Sampaio, a lista com as possibilidades de transmissão é longa: Mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como doença do beijo, causada pelo vírus Epstein-Barr; herpes simples, Hepatite A, gripes e resfriados, gengivites, dentre outras. “A mais perigosa de todas é a meningite meningocócica, causada pela bactéria meningoco. É extremamente contagiosa, causa dor de cabeça, febre e vômitos, e pode levar a morte”. Cada beijo em parceiros diferentes é uma oportunidade de contaminação, mesmo entre pessoas aparentemente saudáveis. “É importante que as pessoas se alimentem de forma correta, ingerindo os nutrientes necessários para manter a imunidade ativa, deixando o organismo mais forte e prevenido para combater essas infecções”, acrescenta a infectologista para evitar a contaminação. Sprays com soluções à base de própoles e mel, comercializados em farmácias, não têm eficácia comprovada para combater micro-organismos transmitidos pela saliva, como explica Márcia Sampaio. A higiene bucal adequada, segundo ela, pode auxiliar na diminuição da presença de alguns agentes. Caso a pessoa apresente febre, dor de garganta, dor de cabeça, presença de gânglios (caroços) no pescoço, a recomendação é procurar atendimento médico para avaliação e tratamento adequado.

Óculos escuros: cuidados necessários na hora de comprar

Sábado | 30.01.2016 | 09h00


(Foto: Reprodução)

Quem não gosta de  experimentar óculos escuros que estão à venda? Ato contínuo, olha-se no espelho para ver o “efeito” que deu no próprio visual! De fato, mudam o rosto ou até o estilo da pessoa. Passam uma ideia de “mistério”, uma vez que impedem  que outros “leiam” os olhos de quem os usa. Suas várias formas e cores permitem “brincar” com a própria imagem.  No verão, com os dias muito claros e Sol forte, a procura por óculos escuros aumenta bastante. Fazem parte do visual da estação. Lembrem-se de que os óculos escuros foram originalmente idealizados com o propósito de proteger seus olhos. Mas podem se tornar uma ameaça e um risco à sua visão se determinados cuidados não forem tomados na hora da escolha e compra. Vamos entender.